Blog

Como montar um banheiro utilizado por crianças?

Aprenda a decorar e planejar um banheiro seguro e pensado especialmente para os pequenos

Desde a decoração até a torneira do banheiro, é importante pensar em todos os detalhes ao montar um local específico para as crianças utilizarem. Não é só atentar na beleza do ambiente e no conforto, mas, principalmente, na segurança que o ambiente vai ter para os pequenos. 

Segundo o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Nationwide Children’s Hospital, cerca de 80% dos acidentes com crianças nos banheiros acontecem em decorrência de quedas, tropeços e escorregões. Além disso, a pesquisa afirma que, somente nos EUA, aproximadamente 43 mil crianças por ano vão parar nos prontos socorros por acidentes ocorridos na banheira ou no chuveiro, por exemplo.

Por isso, é importante ter um banheiro criado especialmente para as crianças, para que elas possam usar o cômodo com segurança. Diversos profissionais já estudaram sobre o assunto e mostraram que com algumas adaptações e dicas, é possível montar um banheiro bonito e seguro para os pequenos.

Segurança em primeiro lugar

Primeiro, é preciso pensar em formas de deixar o banheiro mais seguro e confortável para os pequenos. Por isso, alguns cuidados são essenciais e podem fazer toda a diferença.

Evite quinas

Preste atenção em todos os locais em que as quinas podem ser eliminadas. Quanto menos o banheiro tiver, menos chances de acontecer algum acidente com os pequenos. Além disso, vale arredondar os cantos dos móveis como gabinetes e armários.

Chão escorregadio

Para evitar quedas, opte por pisos e ladrilhos antiderrapantes. Busque por tapetes que sejam aderentes ao chão, para que as crianças não escorreguem ao andar pelo cômodo.

Puxador de móveis

O puxador é um objeto que chama atenção dos pequenos e também pode causar problemas. Procure opções mais seguras ou armários que possam ficar trancados, para que eles não abram e se acidentem. 

Objetos fora de alcance

Para finalizar o assunto segurança, vale comentar sobre objetos perigosos, como remédios, tesouras e até mesmo shampoos e sabonetes. São itens que a criança pode se machucar ou tentar ingerir.

Para evitar estas situações, deixe os itens em locais inalcançáveis, como prateleiras altas e armários trancados. Dessa forma, você previne possíveis acidentes com os pequenos.

Pensando em comodidade

Além da segurança, existem algumas dicas para tornar o banheiro das crianças mais atrativo, lúdico e bonito. É uma ótima forma de deixar a hora de tomar banho ou de escovar os dentes mais divertida, promovendo a saúde, por exemplo.

Materiais diferenciados

Existem alguns materiais que foram pensados para banheiros infantis e outros que se encaixam totalmente no cenário.

As torneiras, por exemplo, devem ser preferencialmente de acionamento automático para que as crianças saibam usar com facilidade. Além disso, toalheiros fixos e na altura dos pequenos vai tornar o uso mais prático. Para finalizar, vale colocar um banquinho embaixo da pia, para que a criança tenha autonomia para usar a bancada.

Decoração

Que tal fazer uma decoração colorida e com personagens nas paredes? Essa é uma ótima forma de deixar o ambiente mais lúdico para os pequenos. Também é possível aplicar nichos e prateleiras e utilizar uma escadinha colorida para ajudar os pequenos a utilizarem o vaso sanitário.

Lembre-se de que o projeto deve ser pensado a longo prazo e não somente para os anos iniciais das crianças. Portanto, não vale a pena equipar um banheiro com pias e sanitários infantis, por exemplo, porque será um trabalho perdido anos à frente. Todo o projeto deve ser pensado para ser condizente com a mente lúdica dos pequenos, mas sempre de forma segura e funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 12 =