Natureza

Principais tipos de ração para gatos

Seca ou molhada? Qual a melhor escolha? Entenda as diferenças

Uma das principais preocupações de todo tutor responsável deve ser o de oferecer uma alimentação adequada ao seu felino. A boa notícia é que existem várias opções de ração para gatos e boa parte delas têm tudo o que seu animal precisa para crescer e se manter forte e saudável.

No entanto, embora seja positivo ter à disposição uma variedade de opções, inclusive para atender a necessidades específicas e a paladares exigentes, muitos pais e mães de pet ficam confusos na hora da escolha. Entender as diferenças entre elas pode te ajudar.

Seca ou úmida?

Essa é a principal dúvida de um tutor iniciante. A verdade é que os dois tipos têm vantagens e desvantagens, por isso ambas precisam ser consideradas. É uma boa ideia, inclusive, oferecer um mix das duas para o seu felino, unindo o melhor que cada tipo oferece.

As rações secas têm a grande vantagem de serem duráveis, tanto no pacote aberto quanto no potinho. Há boas opções balanceadas e que atendem a necessidades específicas, como doenças, faixas etárias e raças. Por ter opções variadas, é bem provável que o seu gatinho goste de alguma delas.

As rações úmidas que vêm em latas ou sachês duram menos, mas costumam ser mais apetitosas. Por terem maior umidade, também ajudam na hidratação dos gatos, especialmente daqueles que tomam pouca água. No entanto, costumam ser piores para a saúde dental dos gatos, pois podem favorecer a formação de tártaro.

Em geral, as rações secas custam mais barato que as úmidas por isso, são as preferidas de grande parte dos tutores. Muitos optam por usar as úmidas como petisco ou quando precisam, por exemplo, misturar algum medicamento ao alimento.

Standard, premium ou super premium?

Outra diferenciação comum em quase todas as marcas, especialmente entre as opções secas, são as classificações por categorias: standard, premium e super premium. Já se perguntou se elas têm mesmo diferenças? A resposta é sim! Vamos explicar a seguir.

Standard é o mesmo que comum e se refere, na maioria dos casos, às rações mais baratas da marca. Em geral, elas possuem uma composição nutricional mais pobre, com maior base vegetal. Mesmo assim, devem ser suficientes para nutrir animais jovens e saudáveis.

As rações premium são a categoria intermediária e costumam ter proteínas de melhor qualidade em suas composições, sendo uma boa opção para quem não pode pagar tão caro, mas, ainda assim quer oferecer qualidade ao felino.

Já as opções super premium costumam ser feitas com proteína 100% animal, incluindo carnes nobres e selecionadas. Em geral, custam um pouco mais, porém, por serem concentradas, o animal costuma comer uma quantidade um pouco menor, ou seja, é um bom custo-benefício.

Por conta da qualidade da proteína, a maioria dos veterinários recomenda as opções super premium, que também costumam conter menos conservantes e compostos artificiais. Os gatos idosos só deveriam comer essas rações.

E as outras especificações?

Os filhotes têm necessidades nutricionais especiais, por isso, a maioria das marcas tem uma linha destinada para essa faixa etária. Da mesma forma acontece com os idosos. Essas especificações são necessárias e devem ser respeitadas durante o processo de compra de ração.

O mesmo vale para especificações relativas ao tipo de pelagem, pois alguns alimentos podem ajudar o pelo a ser saudável e até a diminuir a quantidade que o animal solta pela casa. 

Também vale dar alimentos específicos para gatos castrados, pois eles têm maior tendência à obesidade, que constitui fator de risco para várias doenças.

Há outras tecnologias que também enriquecem as rações (anunciadas nos rótulos) como diminuir o odor da urina e das fezes, evitar a formação de bolas de pelo, cuidar dos dentes e auxiliar o trato urinário. Converse com o seu veterinário sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =