Auto e Moto

Carro importado vale a pena?

A pergunta sobre carro importado vale a pena não é uma discussão recente. Muitos proprietários de carros acabam observando os catálogos mensalmente e se perguntando se, de fato, é possível adquirir um veículo que não esteja totalmente disponível em terras brasileiras.

No entanto, assim como um carro nacional, é importante fazer várias verificações antes mesmo de fechar a compra. O interessado no veículo precisa saber o que avaliar e se o valor é realmente mais vantajoso do que adquirir um carro no Brasil. Se a diferença for mínima, a taxa de importação pode superar o valor.

O que é necessário avaliar antes de comprar o carro?

Além da diferença do território de compra, os veículos importados também apresentam algumas outras diferenças em relação aos do mercado nacional. Sendo assim, antes mesmo de comprar, é necessário identificar todas essas diferenças para tomar uma decisão assertiva.

Veja, abaixo, quais são essas diferenças.

Impostos

Muitas pessoas não param para pensar, antes de avaliar se carro importado vale a pena, que existem alguns impostos que vão além das cobranças que seriam encontradas em carros nacionais. Com relação ao mercado brasileiro, a tributação do veículo importado é bem alta graças às regras da Receita Federal.

  Conheça quatro dicas para economizar na compra de um carro

Levando isso em consideração, é muito comum ver que os motoristas brasileiros acabam optando por carros nacionais. Além disso, todos os impostos que estão envolvidos nas compras são:

  • 37% sobre o valor dos carros com motor flex até 1.0;
  • 43% sobre o valor dos carros com motor a gasolina entre 1.0 e 2.0;
  • 41% sobre o valor dos carros com motores flex entre 1.0 e 2.0;
  • 55% sobre o valor dos carros com motores a gasolina acima de 2.0;
  • 48% sobre o valor dos carros com motores flex superiores a 2.0.

Levando em consideração a moeda estrangeira, esse tipo de taxa pode acabar elevando um pouco o preço do veículo, tomando como base o modelo escolhido. Além desses tributos, o comprador também precisará lidar com:

  • ICMS entre 17% e 19%;
  • PIS/Cofins de 11,6%;
  • IPI entre 7% e 25%, tomando como base a motorização do veículo.

No entanto, adquirindo carros importados mesmo com todas essas taxas, é possível adquiri-los mais barato do que ao escolher um modelo equivalente no Brasil.

Despesas extras

Além de tudo o que já foi mencionado anteriormente, ainda existem outras despesas que farão com que o comprador pense se carro importado vale a pena. As despesas extras costumam ser os maiores problemas na importação, principalmente para os condutores que já estão com um orçamento definido.

  10 dicas sobre como economizar gasolina em moto

O carro importado, em sua maioria, costuma ser bem mais caro do que os veículos encontrados no Brasil. Os gastos com a manutenção também podem ser um fator que irá gerar incômodos. Muitas peças de reposição ou revisões periódicas saem muito caro e podem até não ser encontradas no país.

Outro ponto muito importante a respeito das despesas geradas por um veículo importado é o valor da proteção do veículo. Isso acontece porque o valor é definido de acordo com o preço do bem. Além disso, o IPVA também levará em consideração essa questão para a realização do cálculo.

O que avaliar antes de fechar a compra?

Uma dúvida muito recorrente para quem busca saber se carro importado vale a pena é o que será preciso avaliar antes mesmo de finalizar a compra. Um dos primeiros pontos é entender se o carro é usado ou seminovo. O ideal é levar diretamente para um mecânico especializado a fim de avaliar as peças.

Outro ponto extremamente importante é o de verificar se há uma facilidade para encontrar as peças do veículo. Veja, também, se o mecânico de confiança costuma trabalhar com elas ou se haverá uma maior dor de cabeça na hora de fazer uma reposição ou, até mesmo, finalizar os ajustes.

  10 dicas sobre como economizar gasolina em moto

Outra dica importante é a de comprar carros zero quilômetro ou com menos de 50 mil km já rodados. Isso vai garantir que a manutenção não precise ser feita com frequência, além de garantir uma maior durabilidade para todas as peças do seu veículo, evitando gastos desnecessários.

Analise o histórico do carro

Para saber se um carro importado vale a pena é importante verificar se ele possui algum histórico de acidentes. O automóvel deve ser levado o mais rápido possível a um mecânico especializado e cumprir com todos os requisitos de uma avaliação, conferindo os sinais negativos.

O chassi também poderá ser consultado por meio do Detran, evitando que qualquer tipo de pendência seja deixada com o novo dono ou que algum detalhe passe sem ser percebido. Por último, caso seja possível, basta fazer um test-drive para se adaptar à direção e verificar possíveis barulhos no motor.Quando um motorista toma todos os cuidados anteriormente mencionados, fica mais simples dizer que carro importado vale a pena. Independente de qual seja a marca, verifique todos os detalhes do veículo e garanta uma excelente compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 8 =