Auto e Moto

10 dicas sobre como economizar gasolina em moto

Nestes tempos econômicos difíceis, as pessoas estão tentando encontrar qualquer maneira possível de economizar dinheiro. Se você fizer isso corretamente, andar de moto pode economizar muito dinheiro e, ao mesmo tempo, ser uma maneira muito divertida de se deslocar. Todos nós sabemos que andar de moto é muito mais legal do que recortar cupons!

Não fique acelerando a moto parada para aquecer o motor

Procurando uma grande economia de combustível em uma motocicleta?

Aquecer o motor de uma moto faz parte do ritual de pilotagem , mas a maioria das motocicletas com injeção de combustível está realmente pronta para andar instantaneamente, tornando a rotina de aquecimento um pouco exagerada.

Se você estiver confiante de que o motor não irá parar ou girar lentamente, sair sem esperar não apenas evitará o desperdício de combustível em marcha lenta, mas também permitirá que o motor atinja a temperatura de operação mais rapidamente, o que aumentará a eficiência da combustão e permitirá que você alcance melhor economia de combustível.

Não deixe a pressão dos pneus cair

Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de aumentar seus MPGs é verificar a pressão dos pneus . Encontre a classificação de pressão do seu pneu na parede lateral ou no manual do proprietário; atingir o PSI correto não apenas aumentará sua economia de combustível, mas também melhorará o manuseio de sua moto. E enquanto alguns hypermilers juram rodar com PSIs acima do recomendado, recomendamos que você siga os valores recomendados para segurança máxima.

  Aprenda a analisar quando vale a pena comprar um seminovo

Cuide da manutenção

As motocicletas funcionam melhor quando seus motores são mantidos, e isso inclui certificar-se de que o filtro de ar está limpo, as velas de ignição estão frescas, o filtro de combustível está livre e a distribuição/válvulas estão ajustadas.

Alguns pilotos preocupados com a economia até usam óleo de menor fricção e economia de energia para lubrificação. Esteja você interessado ou não em ir tão longe, alguma manutenção básica pode fazer uma diferença surpreendentemente grande na economia de combustível.

A manutenção da moto pode ter um custo significativo. Uma forma de economizar dinheiro usando moto é aluguar moto para usar no transporte e trabalho. Usar moto alugada é mais barato pois não IPVA, seguro, limpeza e a manutenção é por conta da locadora de moto. Em caso de sinistro você aciona a empresa e normalmente eles acionam o serviço de guincho e te entregam outra moto em boas condições.

Ande tranquilo

Concentre-se em manter velocidades constantes, entradas de aceleração suaves e evitar desacelerações desnecessárias, e você verá sua economia de combustível aumentar. A pilotagem equilibrada não apenas permite que você estique seu orçamento de combustível, mas também torna os passeios mais suaves e potencialmente mais agradáveis.

  Crise no setor automotivo: até quando faltarão chips semicondutores?

Não ande sempre na velocidade máxima

As motocicletas oferecem um desempenho incrível que se encaixa entre suas pernas – daí o termo “foguete de virilha” – e a corrida de aceleração e cruzeiro em alta velocidade pode ser viciante. Mas torcer o acelerador com força mata rapidamente sua economia de combustível, assim como o cruzeiro em alta velocidade.

Pense desta forma: os limites de velocidade da rodovia foram criados parcialmente para economizar combustível, e seguir as regras não apenas permitirá que você ande mais longe, mas também ajudará a manter sua CNH limpa.

Não leve peso desnecessário

Quanto mais peso sua motocicleta tiver que transportar, mais difícil será o trabalho do motor.

Se você tiver alforjes em sua moto, esvazie-os se puder ficar sem lixo extra. Melhor ainda: se você não estiver usando os alforjes o tempo todo, remova-os para uma tática de perda de peso relativamente rápida e fácil.

Atenção ao abastecer

Se você quer economizar combustível, você precisa controlar o abastecimento. Saiba quantos litros você colocou e quanto andou. Fez uma viagem? Andou mais na estrada ou na cidade? Levou carga? Como foi o consumo de gasolina?

Com isso em mente você será capaz de ter a percepção de que sua moto está gastando muito e precisa de uma revisão ou se você está dirigindo errado.

  Novos projetos de engenharia adaptam tomadas carregadores para carros elétricos

Pense na aerodinâmica

O arrasto aerodinâmico tem um efeito sério na economia de combustível, e empurrar uma forma de perfil mais alto através do ar fará com que seu motor trabalhe mais.

Se você estiver interessado em ganhos de curto prazo, considere fazer uma forma mais compacta atrás do pára-brisa; se isso for muito incômodo, você pode pensar em como sua moto está configurada e fazer alterações, como remover alforjes ou outros acessórios de criação de arrasto.

Cruise control

Velocidades constantes melhoram a economia de combustível, e contar com seu velocímetro interno é uma maneira fácil de ir mais longe com um tanque de gasolina. Mas se a sua moto tiver o luxo do controle de cruzeiro (cruize control), ela fará um trabalho melhor do que qualquer ser humano ao beber combustível enquanto navega pela estrada.

Mantenha-se na estrada

Todos devemos ter a sorte de ter a opção de andar na terra quando quisermos; andar offroad oferece uma visão refrescante do terreno ao seu redor, mas também requer muito mais combustível do que andar no asfalto.

Se você tiver a escolha entre uma estrada pavimentada e uma estrada de cascalho ou terra, escolha a primeira e você usará menos combustível dirigindo. Lembre-se também de que uma motocicleta com pneus offroad nodosos não terá a mesma economia de combustível como borracha tendenciosa de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =