Beleza e Saúde

Tudo sobre shiatsu | O que é, para que serve e efeitos

Shiatsu, uma prática terapêutica originária do Japão, significa “pressão com os dedos”. Esta técnica envolve a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, conhecidos como meridianos, que são considerados canais para o fluxo da energia.

O Shiatsu é baseado nos princípios da medicina tradicional chinesa e busca promover o equilíbrio energético do corpo, sendo uma forma de terapia holística que trata tanto o corpo quanto a mente.

Os benefícios do Shiatsu são diversos! Fisicamente, ajuda a aliviar dores musculares, melhorar a circulação sanguínea, e promover a flexibilidade e o relaxamento muscular.

 É também indicado na redução de tensões, dores de cabeça e na melhoria da digestão. Além disso, o Shiatsu é reconhecido por seus efeitos positivos na redução do estresse e ansiedade, promovendo um profundo estado de relaxamento e bem-estar emocional

Dessa forma, acaba sendo benéfico para pessoas que sofrem de insônia ou desequilíbrios emocionais, ajudando a restaurar a paz interior e o equilíbrio mental.

Esta terapia é adequada para uma ampla gama de pacientes, incluindo pessoas com estresse crônico, dores musculares, desordens digestivas, e aqueles em busca de alívio para tensões emocionais

Contudo, deve-se observar cautela e procurar aconselhamento médico em casos de condições de saúde graves ou específicas, como doenças cardíacas ou gravidez. 

Enfim, neste conteúdo, falaremos mais sobre o que é shiatsu. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, vem conosco!

O que é Shiatsu e para que serve?

Shiatsu, que em japonês significa “pressão com os dedos”, é uma técnica terapêutica que se originou no Japão e incorpora princípios da medicina tradicional chinesa. 

Essa prática envolve a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, conhecidos como meridianos, que são vias de energia.

O Shiatsu é utilizado para promover o equilíbrio energético, auxiliando no alívio de tensões, na melhora da circulação sanguínea e na promoção da relaxamento. 

Além disso, serve para tratar uma variedade de condições, incluindo dores musculares, estresse, ansiedade, fadiga, e desequilíbrios emocionais. A técnica é holística, focando não apenas no tratamento dos sintomas, mas também na causa subjacente dos desequilíbrios no corpo.

Quais são os efeitos do Shiatsu?

O Shiatsu oferece diversos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Fisicamente, pode ajudar na redução de dores musculares, melhoria na flexibilidade, alívio de tensões e dores de cabeça, e promoção da digestão saudável. 

Também é conhecido por estimular o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea. Em termos emocionais e mentais, o Shiatsu é benéfico na redução de estresse e ansiedade, promovendo um estado de relaxamento profundo e bem-estar geral. 

A terapia é também usada para auxiliar no tratamento de insônia e desequilíbrios emocionais, oferecendo uma sensação de paz e tranquilidade.

Qual a diferença entre massoterapia e Shiatsu?

Embora tanto a massoterapia quanto o Shiatsu sejam formas de terapia manual, existem diferenças significativas entre elas. 

A massoterapia geralmente se refere a práticas de massagem que visam relaxar os músculos, melhorar a circulação e aliviar tensões corporais. Ela pode incluir uma variedade de técnicas, como amassamento, fricção e tapotagem. 

Por outro lado, o Shiatsu é mais específico, centrando-se na pressão em pontos meridianos para equilibrar a energia do corpo. 

Diferente da massagem tradicional que trabalha principalmente com tecidos musculares, o Shiatsu foca na circulação de energia, seguindo princípios da medicina oriental. 

Portanto, enquanto a massoterapia é utilizada para relaxamento e alívio muscular, o Shiatsu tem um enfoque mais holístico, visando o equilíbrio energético do corpo.

Quem não pode fazer Shiatsu?

Embora o Shiatsu seja geralmente seguro, existem algumas condições em que esta prática deve ser evitada ou realizada com cautela. 

Pessoas com condições médicas graves, como doenças cardíacas, câncer em estágio avançado, ou aqueles que recentemente passaram por cirurgias, devem consultar um médico antes de iniciar a terapia. 

Além disso, mulheres grávidas devem evitar o Shiatsu nos primeiros três meses de gestação e, posteriormente, buscar um terapeuta especializado. 

Indivíduos com feridas abertas, infecções da pele, ou condições agudas de dor também devem evitar o Shiatsu. É sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer nova forma de terapia, especialmente se existirem condições de saúde pré-existentes.

E então, mais alguma dúvida sobre o que é shiatsu?