Beleza e Saúde Universo Feminino

Skincare em casa: tudo o que você precisa saber

A rotina de skincare em casa tem se tornado cada vez mais popular, permitindo que as pessoas cuidem da pele de forma prática e acessível. Afinal, cuidar da pele pode trazer benefícios notáveis para a sua saúde e autoestima. 

Contudo, antes de escolher os melhores produtos para a pele e iniciar o procedimento, é importante se atentar às práticas corretas para nutrir, hidratar e proteger a pele. Dessa forma, fica mais fácil alcançar um brilho saudável e radiante.

Este texto irá explorar dicas e cuidados essenciais para uma skincare em casa de forma segura e eficaz. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um skincare?

Antes de trazer informações sobre como fazer um skincare em casa, vamos entender o conceito da técnica. O skincare, também conhecido como cuidados com a pele, é o conjunto de práticas e rotinas voltadas para manter a saúde e beleza da pele.

Ou seja, a disciplina envolve uma série de cuidados e hábitos diários, como limpeza, hidratação, proteção solar e o uso de produtos específicos para tratar diferentes condições da pele. 

De modo geral, o objetivo principal do skincare é promover uma pele saudável, jovem e radiante. Além disso, prevenir ou minimizar problemas como acne, rugas, manchas e ressecamento. Por fim, ele também pode abranger os aspectos físicos, sendo o skincare uma forma de autocuidado e bem-estar, que promove confiança e autoestima.

Principais cuidados antes de realizar um skincare em casa

Antes de fazer skincare em casa, é importante tomar alguns cuidados para garantir a eficácia e segurança dos procedimentos. Aqui estão cinco cuidados necessários a se considerar.

1. Conheça o seu tipo de pele

Antes de iniciar qualquer procedimento de skincare, é fundamental conhecer o seu tipo de pele. Isso porque, essa informação ajudará a escolher os produtos e tratamentos mais adequados para atender às necessidades da sua pele, seja ela seca, oleosa, mista ou sensível.

2. Faça um teste de sensibilidade ao pensar em um skincare em casa

Antes de experimentar um novo produto ou tratamento em seu rosto, faça um teste de sensibilidade. Para isso, aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do antebraço ou atrás da orelha e aguarde 24 horas para verificar se ocorre alguma reação alérgica, irritação ou vermelhidão.

3. Limpeza regular dos utensílios de skincare

Certifique-se de que os utensílios (pincéis, esponjas, espátulas etc.) que você utiliza na sua rotina de skincare estejam limpos. Lave-os regularmente com água morna e sabonete neutro, ou siga as instruções específicas do fabricante. Isso ajudará a evitar a contaminação bacteriana e a proliferação de microrganismos indesejáveis na sua pele.

4. Evite compartilhar produtos

O skincare em casa, assim como acontece em clínicas, deve avaliar que cada pessoa possui uma microbiota cutânea única. Por isso, é importante evitar compartilhar produtos de skincare com outras pessoas. Além disso, o compartilhamento pode transferir bactérias e outros patógenos, aumentando o risco de infecções ou reações indesejadas.

5. Consulte um dermatologista

Apesar de muitas rotinas de skincare em casa serem seguras e eficazes, é sempre recomendado consultar um dermatologista para obter orientação personalizada.

O dermatologista poderá avaliar o seu tipo de pele, identificar problemas específicos e indicar os melhores produtos e tratamentos para alcançar seus objetivos de cuidados com a pele.

Vai cuidar da pele em casa? Siga os 7 passos abaixo!

Após entender os cuidados essenciais antes de iniciar uma rotina de skincare em casa, veja como extrair os melhores resultados com ele.

1. Limpeza do rosto em uma skincare em casa

Limpar o rosto é o primeiro passo importante da rotina de skincare. Para isso, use um sabonete facial suave, de acordo com o seu tipo de pele, para remover todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, como sujeira, maquiagem e poluição.

Por fim, massageie suavemente o rosto em movimentos circulares e, em seguida, enxágue com água morna para evitar ressecamento da pele.

2. Esfoliação

A esfoliação é essencial para remover as células mortas da pele, revelando uma pele mais fresca e radiante. Sendo assim, escolha um esfoliante facial adequado para o seu tipo de pele e utilize-o uma ou duas vezes por semana.

Em seguida, massageie o esfoliante em movimentos suaves e circulares no rosto úmido e, por último, enxágue com água morna.

3. Hidratação

Após a limpeza, é importante hidratar a pele para mantê-la macia, flexível e protegida contra a perda de umidade. Então, você precisa escolher um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele.

Em resumo, se você tem pele seca, opte por cremes mais ricos. Para pele oleosa, escolha produtos oil-free ou em gel. Aplique o hidratante no rosto limpo e massageie suavemente até a absorção completa.

4. Skincare em casa deve cuidar da proteção solar

A proteção solar é um passo crucial para manter a saúde da pele e prevenir danos causados pelos raios UV. Então, durante o skincare em casa, use um protetor solar com FPS adequado ao seu tipo de pele diariamente, mesmo em dias nublados.

Basta aplicar o protetor solar generosamente em todas as áreas expostas do rosto, pescoço e colo, e reaplicar a cada duas horas, especialmente se estiver exposto ao sol.

5. Máscaras faciais

As máscaras faciais são ótimas para dar um boost na pele e tratar problemas específicos. Contudo, existem diferentes tipos de máscaras disponíveis, como hidratantes, nutritivas, clareadoras, esfoliantes etc.

Logo, você deve ler as instruções de uso do produto e aplicar a máscara no rosto limpo. Por último, deixe agir pelo tempo recomendado e depois remova com água morna.

6. Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes desempenha um papel importante na saúde geral da pele. Para isso, consuma alimentos ricos em vitaminas, antioxidantes e ômega-3, como frutas, vegetais, peixes, nozes e sementes

E claro, evite alimentos processados, açúcar em excesso e alimentos ricos em gordura saturada, pois podem contribuir para problemas de pele, como acne e inflamação.

7. Beba água

A última dica de skincare em casa é simples e lembra que a hidratação é essencial para manter a pele saudável e radiante. Então, beba bastante água ao longo do dia para ajudar a eliminar toxinas e manter a pele bem hidratada.

A quantidade ideal de água pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é recomendado beber cerca de 8 copos de água por dia.

Conclusão

Lembre-se de que cada pessoa tem necessidades individuais de cuidados com a pele. Por isso é sempre válido consultar um dermatologista para obter orientações personalizadas e adequadas ao seu tipo de pele. 

Ou seja, mesmo que você prefira realizar seu skincare em casa, atentar-se a todas as dicas que relacionamos irá permitir que haja segurança e eficácia no procedimento. Dessa forma, você terá uma pele mais bonita e saudável, o tempo todo.