Negócios e Política

Sistema ERP: o que é e como ele pode ajudar na estratégia de data-driven em uma empresa

No mundo contemporâneo, em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e direcionado por dados, fazer uma gestão eficiente das informações torna-se elementar para alcançar o sucesso. A estratégia data-driven, baseada na coleta, aplicação e análise de dados para tomada de decisões, transformou-se em uma abordagem de destaque.  Nesse contexto, os sistemas ERP online também desempenham papel importante.

O que é um ERP online?

O ERP (Enterprise Resource Planning, ou em uma tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais),  são sistemas de  software criados com a finalidade de auxiliar as empresas na gestão de atividades diversas, como gestão de recursos humanos, produção, vendas, compras, contabilidade, entre outros.

É importante destacar que esses processos encontram-se integrados em uma única plataforma, de modo que viabiliza uma visão da totalidade das operações de uma determinada empresa. Esses sistemas, portanto, desempenham papel fundamental na otimização da eficiência operacional e na tomada de decisões.

O que é Data-Driven?

Resumidamente, a estratégia data-driven é um método de gestão que faz uso de informações concretas e análises com a finalidade de construir uma base robusta que facilite decisões e ações corporativas.

Desse modo, é essencial compreender que vai além da experiência e da intuição, de modo que permita às empresas identificar as tendências, assim, antecipando as possíveis demandas do mercado. Portanto, otimiza diretamente os processos com base em evidências levantadas.

Qual é o papel do ERP nas estratégias data-driven?

De fato, os sistemas ERP desempenham papel essencial nas estratégias data-driven. Considerando que o ERP é uma solução que opera de forma integrada, permitindo gerenciar de forma efetiva as diversas áreas que podem existir em uma empresa, possui, por consequência, a capacidade de armazenar uma quantidade significativa de dados para a análise data-driven.

O ERP online, por exemplo, consegue reunir as informações de todas as áreas em tempo real. Isso quer dizer que os dados de estoque, do financeiro, de produção, de vendas, entre outros, estão sempre disponíveis para a análise. Além disso, o ERP online permite que os usuários acessem tais informações desconsiderando as barreiras físicas e geográficas, dada sua natureza online.

O acesso remoto é elementar para as equipes que precisam tomar decisões quando estão trabalhando remotamente. Outro ponto que vale a pena ser destacado é que o ERP permite uma análise mais avançada acerca dos dados, permitindo que as empresas desvendem os padrões e as tendências com mais facilidade.

Quais são as vantagens de utilizar ERP em estratégias data-driven?

Utilizar ERP online em estratégias data-driven possui muitas vantagens. Inicialmente, o acesso a dados em tempo real facilita a tomada de decisão com base em informações sólidas, reduzindo diretamente os riscos e as incertezas.

Outra vantagem é que o ERP, ao automatizar os processos, reduz drasticamente o tempo gasto em tarefas manuais, permitindo que as empresas concentrem-se nas análises de ações estratégicas. Além disso, ele também aumenta diretamente a produtividade das equipes, tornando as empresas mais adaptáveis, tornando-as mais competitivas.

No mundo contemporâneo, um dos fatores que importam demais é o aprimoramento da experiência do cliente. Em vista disso, baseado em insights fundamentados em dados, as empresas conseguem personalizar os serviços e os produtos, atendendo melhor às necessidades específicas dos clientes.

Em termos financeiros, a visibilidade em tempo real acerca das finanças também permite uma gestão mais eficiente e precisa acerca dos recursos da empresa. Essas são somente algumas das vantagens do ERP em estratégias data-driven.

Por fim, pode-se dizer que a integração de um sistema ERP em uma estratégia data-driven possui muitas vantagens, criando uma infraestrutura para coleta de dados em tempo real, facilitando armazenamento e a tomada de decisões com base em dados robustos. Nessa perspetiva, a implementação de um ERP online nesse tipo de estratégia é uma excelente opção para as empresas que buscam crescer no mercado empresarial orientado por dados.