Blog

Quais são os portos do Brasil que mais exportam?

Você já deve saber do potencial brasileiro para trabalhos na área naval. Com certeza também deve entender a importância dos portos para o Brasil, mas sabe quais são os mais importantes portos do Brasil e quanto eles exportam? 

Conforme dados oficiais, o Brasil oficialmente conta com 235 portos. Todos com sua importância em média são mais de 900 milhões de toneladas exportadas todo ano. 

Todos os portos do Brasil são fiscalizados pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários. 

Entre os mais importantes temos:

  • Porto de Santos
  • Porto Itapoá
  • Porto Paranaguá
  • Porto de Navegantes
  • Porto Chibatão
  • Porto de Rio Grande
  • Porto do Rio de Janeiro 
  • Porto de Suape
  • Porto de Itajaí

Como curiosidade, o nosso primeiro porto foi na cidade de Salvador BA no ano de 1913. 

Além da fama que podem ter por conta da região em que estão localizados, existem outros fatores para destacar, principalmente referente a volumes de cargas e quantidade de embarcações.

Vamos aqui mostrar uma pequena lista com os portos brasileiros que mais exportam. Também será passado alguns dados deles, então aproveite para conhecer mais!

Portos do Brasil que mais exportam 

Porto de Santos

Um dos principais portos do Brasil. Ele é um porto estatal localizado na famosa cidade de Santos, em São Paulo. 

Ele ganha dois títulos na nossa lista, além de ser o maior porto de movimentação por tonelagem, também consegue obter uma movimentação de contêineres incrível!

Para que se tenha uma ideia, em 2020 o Porto de Santos foi considerado o 43° maior porto do mundo. Também é o que mais movimenta cargas de toda a América Latina. O número de carga suportada representa cerca de 10% do potencial brasileiro!

Mas ele não é o único com grande potencial que entrará na nossa lista com destaque.

O Porto de Paranaguá

Estamos aqui na segunda colocação, mas o porto de Paranaguá não perde muito para o porto de Santos. Ele fica localizado no estado do Paraná. 

É um porto enorme e que apresenta uma grande área de influência, cerca de 10 estados brasileiros também recebem mercadorias deste local.

Também colabora bastante com as relações internacionais. Apesar de não ser o maior porto em tonelagem transportada, ele é um dos maiores portos do Brasil em tamanho. 

Além disso, seu maior destaque é oferecer transporte para 5 importantes área no Brasil, essas são:

  • Agroindústria e madeira;
  • Alimentos e bebidas;
  • Material de transporte;
  • Indústria química;
  • Indústria mecânica.

Apesar de essas serem as áreas mais importantes, o porto de Paranaguá também oferece mais 8 tipos de movimentação. 

Porto nave

O porto Nave está localizado na cidade de Navegantes, em Santa Catarina e começou suas operações ainda no ano de 2007, é também o primeiro terminal portuário da região. 

Atuando em quase todos os locais do Brasil, o Porto Nave é extremamente importante para a economia. Além disso, também participa de algumas relações internacionais, com países da América Latina.

Com uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, o Porto nave possui área de alfândega bem generosa, aproximadamente 360 mil m² da área total também é dividida em três partes. 

É um porto enorme com grandes oportunidades. Também está crescendo bastante, considerando outros que citaremos aqui.

Como dito, é um local muito reconhecido no território brasileiro e vale a pena considerar conhecer mais sobre ele. Fica em nosso terceiro lugar, mas talvez seja um dos mais interessantes da nossa lista.

Porto de Rio Grande

Um grande porto localizado no Rio Grande do Sul. Não possui muitos tipos de instalações para importação, mas movimenta uma grande quantidade de carga, fundamental para alguns outros estados brasileiros como São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Essas são suas principais áreas, onde a influência é destacável acima de tudo. Sua diversidade também é interessante, por exemplo, nele pode ser encontrada uma movimentação de adubos e fertilizante, mas também alguns itens da indústria automobilística.

Já no comercial internacional ele possui destaque por apresentar produtos com alto valor agregado. Em 2020 o porto conseguiu operar cerca de 6 milhões de toneladas de diferentes produtos.

Porto Itapoá

Esse é também outro porto localizado em Santa Catarina. Sua importância deve-se, principalmente, à região em que está, por ser bem estratégia para o comércio no local.

Há um destaque para diversos itens que são exportados no local, principalmente proteínas animais e seus derivados. Também há motores e equipamentos. Em 2021 cerca de 70 mil teus foram movimentados.

Porto de Itajaí

De médio porte e com concentração apenas na região. Ele está localizado em Santa Catarina e se destina, principalmente, à agroindústria de maneira eletrônica e ao mercado têxtil.

Também é o principal porto da região e consegue movimentar uma grande quantidade de carga, sendo o segundo maior porto do Brasil destinado à exportação. 

Sua importância na região de Santa Catarina diz muito a respeito da sua qualidade.

Conclusão

Bem, terminando nossa lista você notou a importância dos portos do Brasil e também a quantidade de carga que consegue ser movimentada por dia. 

Essa grande vantagem gera resultados eficientes para o transporte geral em diversas regiões.

Não somente a economia se desenvolve bem como outros pontos se tornam mais importantes. 

Há muitos outros portos do Brasil com relevância no transporte, por exemplo, o Porto do Rio de Janeiro, o Porto do Suape e alguns com grande nome também.

Caso esteja em uma região próxima ao litoral, provavelmente já viu algum porto. Isso acontece porque o Brasil está sempre desenvolvendo seu potencial nessa área, com isso, novas construções são necessárias. Isso também gera mais empregos e gera uma melhor relação internacional.

Agora você conheceu os portos do Brasil que mais exportam e sua localização. Espero que tenha gostado, até a próxima! Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =