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Google Search Console: como utilizá-lo eficientemente?

Google Search Console é uma ferramenta do Google muito importante para as estratégias de SEO. Para qualquer negócio que queira conquistar tráfego orgânico e aumentar sua visibilidade, ele traz muitos benefícios.

O Google, além de ele ser o maior buscador do mundo, também traz ferramentas e plataformas que ajudam os usuários de várias maneiras. Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar alguém que não use alguma coisa do Google.

Podem ser o e-mail, a agenda, o armazenamento em nuvem, entre diversas outras possibilidades, e com as empresas, a situação não é diferente. Muitas organizações contam com esses recursos em seus processos internos.

Tanto os pagos quanto os gratuitos colaboram com a criação de blog corporativo, gestão de equipe, entre outras possibilidades. Entre as ferramentas mais importantes está o Google Search Console.

Mas para aproveitar todo o potencial dessa ferramenta e melhorar os resultados obtidos com as estratégias da organização, é muito importante compreendê-la a fundo.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é Google Search Console, como usar esse recurso corretamente, como utilizá-lo a favor da empresa e mostrar algumas das principais métricas para acompanhá-lo.

O que é Google Search Console?

Google Search Console é uma plataforma de buscas feita para ajudar profissionais que gerenciam sites, de modo que possam acompanhar a visibilidade das páginas no mecanismo de busca.

Essa ferramenta ajuda o proprietário do site a garantir que ele seja encontrado e indexado do jeito certo, aparecendo nos resultados de pesquisas dos potenciais clientes.

Antigamente, essa ferramenta era conhecida como Webmaster, mas a mudança aconteceu para mostrar que ela é mais abrangente e que não precisa ser usada unicamente por profissionais.

A partir disso, pequenas e grandes empresas, como o fabricante de acelerador e freio manual, puderam implementar melhorias em suas plataformas.

Como usar o Google Search Console?

Para começar a usar essa ferramenta, primeiro é necessário fazer login na conta Gmail ou criar uma conta. Em seguida, o usuário vai abrir o menu suspenso e selecionar a opção “adicionar propriedade”.

Ele deve escolher um domínio e o prefixo do URL, além de digitar o endereço do site na opção, seguindo todas as instruções de instalação. Se não souber o que escolher, deve clicar em “saiba mais” para esclarecer suas dúvidas.

Em seguida, basta seguir as instruções de confirmação da propriedade, e caso o usuário tiver escolhido a opção “domínio” deverá fazer uma alteração no DNS do site.

Agora, se o usuário escolheu prefixo de URL, deve selecionar a opção “Tag HTML” para fazer uma verificação rápida e ágil. Depois de fazer todo esse procedimento, o usuário deve voltar ao Search Console e clicar no botão “verificar”.

A partir disso, a propriedade de um fabricante de guarda corpo panorâmico de vidro estará confirmada e tudo funcionará normalmente.

Como usar a favor do negócio?

Por meio dessa plataforma, os proprietários dos sites conseguem tomar medidas que melhoram as estratégias de otimização e aumentam o tráfego orgânico. Algumas das melhores formas de usá-la a favor da empresa são:

  • Monitorar o desempenho do site;
  • Identificar problemas;
  • Melhorar o SEO;
  • Verificar o índice do Google;
  • Acompanhar palavras-chave;
  • Analisar o tráfego.

A ferramenta traz uma visão geral do desempenho do site nos resultados de pesquisa, permitindo ver quais páginas estão sendo classificadas para quais palavras-chave, quanto tráfego está recebendo e as mudanças no desempenho ao longo do tempo.

O recurso também é muito útil para identificar problemas que podem afetar o desempenho do canal. Por exemplo, a empresa pode ver se existem páginas que não estão sendo indexadas ou se existem erros que estão impedindo o acesso dos usuários.

Com base nas informações obtidas no Google Search Console, a organização pode tomar medidas para melhorar as estratégias de SEO do canal.

Uma clínica especializada em ultrassom microfocado pálpebras, pode otimizar seus conteúdos por meio de palavras-chave ideais, criar backlinks de outros canais e corrigir erros que possam afetar o desempenho da plataforma.

É imprescindível verificar se o site está indexado pelo Google, e a companhia pode fazer isso acessando a seção “o índice do Google” no Search Console.

Já na seção “aspectos de pesquisa”, é possível visualizar quais palavras-chave o site está sendo classificado e essas informações podem ser usadas para identificar oportunidades para melhorar ainda mais o SEO.

Já na seção “tráfego de pesquisa”, a plataforma mostra a origem do tráfego para o site, uma informação que pode ser usada para compreender melhor o público-alvo e melhorar ainda mais as estratégias de marketing.

Depois de usar a ferramenta desse modo e com base em todos os dados obtidos, é um momento de começar a resolver os problemas. Na opção “problemas de segurança” o dono do site consegue identificar aquilo que afeta o desempenho do canal.

Se uma escola que oferece curso nr 20 intermediário 16h fizer todas as alterações e correções o mais rápido possível, as estratégias de SEO não terão problemas e ainda vão apresentar um excelente desempenho.

Usar o recurso dessa forma é essencial porque se trata de uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho do site e aumentar o tráfego orgânico.

Se ele for usado regularmente, é possível tomar todas as medidas para garantir que seja encontrado pelos usuários que procuram as informações oferecidas.

Métricas que devem ser acompanhadas

Existem algumas métricas que precisam ser acompanhadas periodicamente para acompanhar as informações oferecidas pelo Google Search Console, e uma delas é o número de impressões.

Trata-se da quantidade de vezes que uma URL do site apareceu nos resultados de pesquisa do Google. Uma autoescola especializada em alteração cnh pcd também deve acompanhar o número de cliques.

Essa análise é importante porque a métrica mostra a quantidade de vezes que o visitante clicou em uma das URLs que aparecem nos resultados de pesquisa.

A taxa de cliques é uma métrica essencial porque se trata da porcentagem de cliques dos usuários em uma URL dentro do buscador, dividida pela quantidade de vezes que ela apareceu na página de resultados.

Os usuários do Search Console também precisam avaliar a posição média da URL nos resultados de pesquisa, além das palavras-chave pelas quais o site está sendo classificado.

A métrica de tráfego de pesquisa mostra o número de visitantes que chegaram até o canal por meio dos buscadores. Além disso, é possível visualizar todo e qualquer problema que possa estar afetando o desempenho do site.

Geralmente, elas estão relacionadas a páginas que não foram indexadas e a erros de rastreamento. Para um fabricante de sacada de vidro sobrado, todas essas métricas são importantes porque ajudam a entender como o site está se saindo nos buscadores.

Elas também identificam oportunidades de melhorias, mas para aproveitar todas as informações oferecidas por ela, a companhia precisa saber como acompanhar as principais métricas do Search Console.

Em primeiro lugar, elas precisam ser verificadas regularmente, pois isso vai mostrar qual é o desempenho do site ao longo do tempo. Também é essencial compreender as tendências, comparando as métricas com períodos anteriores para identificá-las.

As alterações precisam ser feitas com base nos dados, usando as informações obtidas para fazer alterações no site e melhorar as estratégias de SEO.

Importância do Search Console para o SEO

Essa ferramenta é muito útil para melhorar as estratégias de SEO e com isso aumentar o tráfego orgânico. É assim que uma empresa especializada em iluminação de garagem residencial vai ter uma visão geral do desempenho do site.

O negócio saberá claramente quais são as páginas que estão sendo classificadas e quais são as palavras-chave responsáveis por isso. São informações que ajudam a identificar oportunidades de melhoria e tomar medidas que favorecem o SEO.

Ferramentas como essa trazem uma variedade de recursos que melhoram as otimizações, por exemplo, para verificar se o canal está indexado pelo Google e verificar se o rastreio é feito corretamente.

Além disso, para uma empresa especializada em aluguel máquina xerox, é a melhor forma de ver se existem páginas que não são indexadas ou se existem erros que estão impedindo os usuários de acessarem o canal.

Visualizar essas questões é imprescindível para melhorar as estratégias de SEO e tomar medidas que vão garantir que os usuários possam encontrar o canal quando estiverem pesquisando informações relacionadas ao que é oferecido.

Considerações finais

Qualquer empresa sabe o quanto é importante ter um site institucional, mas ele precisa ter um bom desempenho para alcançar os resultados esperados.

Para isso, as organizações investem nas estratégias de SEO, mas elas precisam de um acompanhamento para garantir o funcionamento do canal.

O próprio Google oferece uma ferramenta que ajuda a compreender o desempenho do site e o que precisa ser feito para melhorá-lo.

Com a ajuda do Search Console, cada centavo investido na construção do site trará excelentes retornos para a companhia que investe nele.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.