Negócios e Política

Gestão baseada em valor: como aumentar o valuation da empresa?

A verdade é que todo dono de negócio deseja aumentar o valor de sua empresa. E um dos caminhos mais eficientes é adotar uma gestão baseada em valor para se destacar da concorrência, elevar as vendas e, se desejar, realizar a fusão ou venda do negócio por um preço mais expressivo.

Como o objetivo principal é desenvolver estratégias de crescimento e analisá-las periodicamente, é essencial que o sócio entenda tudo sobre esse assunto.

Independentemente do motivo do interesse sobre o que é gestão baseada em valor e como realizar uma eficaz, aplicar esta metodologia torna a tomada de decisão mais assertiva e a capacidade de crescimento da empresa também.

Quer descobrir como maximizar o valor do investimento realizado no seu negócio? Continue a leitura e confira mais detalhes sobre esse método de gestão, que também é conhecido em inglês pela sigla VBM (Value Based Management).

O que é gestão baseada em valor?

A gestão baseada em valor (GBV) é um método de gerenciamento que elabora estratégias econômico-financeiras com o objetivo de aumentar o valor de uma empresa. Ou seja, visa aumentar a capacidade de crescimento a curto e longo prazo, tornando o negócio mais competitivo e com valor de mercado mais elevado.

O cálculo do valor de uma empresa, chamado de valuation, pode ser feito de diversas formas. Mas, de modo geral, o preço da companhia é determinado de acordo com sua capacidade de gerar lucro no futuro.

E é exatamente com este foco que a gestão baseada em valor trabalha: lucro econômico.

O levantamento do lucro econômico é um dos maiores pilares da geração de valor de uma marca. Por sinal, ao identificar seu potencial faturamento futuro e os riscos envolvidos (custo de oportunidade), é possível verificar o quanto a empresa é capaz de pagar seus sócios acima do mínimo exigido.

Logo, a gestão baseada em valor acontece a longo prazo e segue três principais etapas:

  • identificar resultados financeiros atuais e projetar lucros e investimentos futuros;
  • analisar o mercado de atuação e entender suas tendências;
  • elaborar estratégias para aumentar o valuation, refazendo esse cálculo periodicamente.

O modelo de gestão baseada em valor surgiu para atender essa necessidade, isto é, para demonstrar às empresas como gerar valor e quais são as práticas que devem ser seguidas.

Vantagens da gestão baseada em valor

Quando bem-realizada, a gestão baseada em valor orienta todas as tomadas de decisões internas visando ao crescimento corporativo a longo prazo. Além disso, há outras melhorias realizadas na empresa, como na gestão de pessoas, que potencializa a divulgação da cultura organizacional e maior colaboratividade entre os funcionários.

Vale citar, ainda, a melhora do relacionamento com stakeholders, pois a empresa reforça sua imagem e reputação com fornecedores, parceiros, clientes, colaboradores e até concorrentes.

Por ser um trabalho contínuo, ele oferece tomada de decisões mais assertivas e o alcance dos resultados de maneira mais rápida e eficiente, o que, por sua vez, eleva o valuation do negócio, atraindo a atenção de investidores.

Como implementar uma gestão baseada em valor?

Para implementar esse modelo de gestão é necessário adotar seus três pilares (cultura corporativa, incentivo ao desenvolvimento profissional e avaliações de desempenho), criar estratégias baseadas nos direcionadores de valor, envolver todos os níveis hierárquicos do negócio e analisar periodicamente o valuation da companhia para entender os resultados.

Entenda melhor sobre cada um desses passos abaixo.

  1. Implemente os três pilares da gestão baseada em valor

Para atingir os objetivos desejados é necessário elaborar estratégias que melhorem os pilares desse método de gestão. Eles são:

  • cultura corporativa: ela orienta princípios, valores, processos e tomadas de decisões, alinhando atitudes e comportamentos dentro da organização com as boas práticas a serem seguidas;
  • incentivo ao desenvolvimento profissional: para aumentar o valor de uma empresa, é fundamental que suas equipes se desenvolvam constantemente e elevem a qualidade dos produtos e serviços entregues;
  • avaliação de desempenho: a cultura de feedback é outro ponto que colabora para a conquista de metas e objetivos. Quando há o alinhamento constante do gestor com o colaborador, o trabalho melhora e gera valor para o negócio.
  1. Crie estratégias de acordo com os direcionadores de valor

Toda organização que deseja implementar essa gestão deve se comprometer com todos os direcionadores de valor. Ou seja, os fatores que impactam diretamente o valuation e o lucro econômico de uma empresa.

Entre eles, citamos:

  • escala de produção;
  • giro de capital investido e margem operacional;
  • diversificação dos riscos;
  • oportunidades de crescimento;
  • entre outros.
  1. Envolva todos os níveis hierárquicos

Apesar de se chamar gestão, esse método só será eficaz se cada colaborador estiver envolvido na estratégia, independentemente do cargo ou função.

Por isso, a liderança deve ser capaz de engajar as equipes e deixar tudo bem claro sobre as estratégias utilizadas, os métodos empenhados e os resultados esperados.

  1. Analise o valuation periodicamente

Por fim, o gerenciamento baseado em valor deve inserir na rotina a realização do valuation da empresa. Esse cálculo diz quanto a marca vale no mercado e mostra sua capacidade futura de gerar lucro, apresentando riscos e oportunidades.

Geralmente, a avaliação da empresa é feita uma vez por ano para verificar os resultados obtidos com as estratégias implementadas.

Gestão baseada em valor e M&A

Como já deve ter percebido, a gestão baseada em valor é essencial para quem deseja realizar um processo de fusão ou venda de empresas (mergers & acquisitions ou M&A). Afinal, quanto maior o valuation, maiores serão os investimentos recebidos e o retorno dado aos sócios depois de tantos anos de trabalho e dedicação.

E, para que o valor da marca não seja impactado nesse momento de negociação, o ideal é contratar especialistas para fazer essa avaliação de forma profissional, seguindo os requisitos exigidos no mercado.

Caso tenha interesse em ofertar seu negócio para uma fusão ou compra (total ou parcial) da sociedade, tenha em mente que a gestão baseada em valor deve ser iniciada o quanto antes. Procure uma consultoria de M&A, faça o primeiro valuation do negócio, e monte estratégias para aumentá-lo!

Fonte: Capital Invest, uma das principais Boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.