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Digital PR: como funciona essa prática?

Digital PR é uma abordagem de relações públicas para o uso da internet e das redes sociais. O objetivo é promover e proteger a imagem da marca, além de ser uma maneira de construir e manter uma presença positiva na internet.

Ao longo do tempo, essa estratégia acaba por fortalecer a reputação do negócio e permite que ele alcance novos objetivos.

Qualquer empresa que construa uma estratégia de Digital PR eficiente, consegue alcançar vários benefícios, como aumentar o reconhecimento da entidade, melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa, aumentar o tráfego e ganhar autoridade.

Muitos negócios fazem isso criando conteúdo de alta qualidade e relevância, distribuindo esses materiais em plataformas digitais compatíveis com o objetivo da estratégia, além de obter links de qualidade de fontes confiáveis.

Tudo isso vai agregar valor e construir relacionamentos favoráveis para a organização com influenciadores digitais, entre outros formadores de opinião.

No entanto, para planejar uma boa estratégia de Digital PR, existem várias coisas que precisam ser compreendidas pela empresa, como as características de seu público-alvo e os canais mais relevantes.

Para aprofundar o assunto, este artigo vai explicar o que é Digital PR, como essa prática funciona, como desenvolver esse tipo de estratégia e quais são os benefícios de aplicá-la.

Conceito e funcionamento do Digital PR

Digital PR, também conhecido como Relações Públicas Digitais, é uma estratégia de marketing que busca construir e gerenciar a reputação online do negócio, usando, para isso, diferentes táticas e canais digitais.

Essa ação se baseia nos princípios tradicionais das relações públicas, visando estabelecer e manter uma imagem positiva e uma comunicação eficaz com o público, adaptando esses princípios para o ambiente online e as plataformas digitais.

Se um estabelecimento que oferece curso de pilotagem avançada quiser investir em Digital PR, precisa trabalhar as seguintes atividades:

  • Gestão de mídias sociais;
  • Assessoria de imprensa online;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Gestão de crises online;
  • Parcerias com influenciadores;
  • Marketing de experiência;
  • Monitoramento de reputação online.

Monitorar e engajar as redes sociais para construir relacionamento com os clientes, influenciadores e outros formadores de opinião é muito importante no Digital PR.

A corporação também precisa divulgar comunicados de imprensa, artigos e notícias em plataformas online que vão aumentar sua visibilidade e trazer mais credibilidade para a marca.

Os conteúdos criados pelo negócio precisam ser utilizados para os mecanismos de busca, pois isso vai melhorar a visibilidade da organização nos resultados de pesquisa.

A ação também envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso, em plataformas como o blog, redes sociais, site institucional, entre outras possibilidades para atrair e envolver o público.

Até mesmo uma academia que disponibiliza aula de hidroginástica com prancha terá mais facilidade para fazer parcerias com influenciadores digitais que vão promover seus serviços e aumentar sua visibilidade.

O Digital PR também é muito bom para lidar com críticas e situações negativas que possam afetar a reputação online do negócio, pois ele terá condições de responder de maneira transparente e adequada.

A companhia vai promover experiências online envolventes, como no caso das transmissões ao vivo e dos eventos virtuais para interagir com o público. Além disso, vai fazer o monitoramento de menções e conversas sobre o negócio nas redes sociais.

Como desenvolver uma estratégia?

Estabelecer uma boa estratégia de Digital PR, é necessário estar atento a etapas que vão garantir que a empresa seja representada e promovida nos canais digitais de maneira eficaz. São elas:

Estabelecer objetivos claros

É muito importante definir objetivos específicos que o negócio deseja alcançar ao elaborar uma estratégia de Digital PR.

As organizações podem aumentar sua visibilidade, melhorar a reputação online, gerar mais tráfego para o site, entre outras possibilidades.

Identificar o público-alvo

Saber quem é o público-alvo do negócio é imprescindível para qualquer tipo de estratégia de marketing, tanto dentro quanto fora da internet.

Com o Digital PR não é diferente porque conhecer a audiência da empresa ajuda a compreender quais são os interesses dessas pessoas, para que as estratégias, canais e mensagens possam ser direcionados para elas.

Pesquisar os concorrentes

De modo geral, uma loja de autopeças que vende alternador Gol G4 também deve pesquisar seus concorrentes para saber o que eles estão fazendo em termos de Digital PR.

É necessário identificar suas técnicas, quais estratégias foram bem-sucedidas e quais são as oportunidades de se diferenciar.

Criar uma mensagem clara

A organização deve desenvolver mensagens chave e histórias coerentes que vão transmitir sua identidade e ressoar com o público.

Independentemente de qual seja o canal escolhido para se comunicar com as pessoas, é crucial se certificar de que a mensagem é autêntica e transparente.

Identificar canais e plataformas

É primordial determinar quais canais e plataformas são mais relevantes para atingir o público ideal da marca, pois existem vários canais diferentes na internet.

Além de usar uma letra caixa com LED interno na fachada para atrair o público no offline, dentro da internet, a marca pode estar presente nas redes sociais, por meio de um blog, em sites de notícias, fóruns, entre outras possibilidades.

Desenvolver bons conteúdos

Na era da informação, quem cria bons conteúdos é rei. Isso acontece porque os usuários estão sempre em busca de informações sobre alguma coisa e as empresas precisam fornecer respostas.

Os conteúdos criados pelo negócio precisam abordar as necessidades e interesses do público-alvo e podem assumir diferentes formatos, como publicações do blog, vídeos, infográficos, podcasts, entre outras possibilidades.

Investir em SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que otimizam a página e seus conteúdos para que eles apareçam bem posicionados nos resultados dos buscadores.

Investir nessa estratégia é imprescindível para que o conteúdo seja amigável, contenha palavras-chave relevantes e siga todas as práticas recomendadas pelo próprio Google.

Monitorar e medir os resultados

Basicamente, uma entidade que realiza aluguel de máquina de café expresso e cappuccino profissional precisa usar ferramentas de monitoramento e análise para acompanhar o desempenho de suas estratégias.

Também deve definir métricas para fazer essa análise, como a taxa de alcance, taxa de engajamento, tráfego do site, número de conversões, entre outras.

Depois de fazer o monitoramento, a organização vai identificar o que precisa ser melhorado e deve colocar isso em prática o quanto antes.

Benefícios do Digital PR

Investir em Digital PR traz uma série de benefícios para as empresas, e um deles é o aumento da visibilidade online. Boas estratégias fazem com que a marca seja encontrada por uma quantidade maior de usuários e possa alcançar um público mais amplo.

Ter uma gestão proativa da reputação online é imprescindível para fortalecer a imagem da corporação e construir uma relação positiva. Somente assim o negócio vai conseguir conquistar a confiança dos consumidores.

Não importa se a pessoa está pesquisando sobre aluguel de tobogã inflável preço ou se é alguém apenas curioso sobre o assunto, o Digital PR ajuda a conversar com todos os usuários.

São ações que direcionam o tráfego qualificado para o site da empresa, aumenta as conversões e resulta em mais vendas. Além do mais, é uma prática capaz de aprimorar as estratégias de SEO.

Isso acontece porque a companhia terá facilidade para obter links de qualidade, provenientes de sites de autoridade, que vão fazer o negócio se destacar nos resultados de pesquisa.

O engajamento com o público melhora muito e a companhia pode usar as redes sociais e outros canais para criar relacionamentos profundos com os consumidores e tornar seus clientes fiéis.

O Digital PR também permite que uma entidade que instala sistema de alarme residencial via celular possa cobrir todos os meios de comunicação online, como blogs e redes sociais, para que assim aumente o próprio alcance.

É necessário lembrar que uma reputação sólida e uma presença online positiva também é indispensável para quem quer atrair investidores, parceiros de negócios e oportunidades de colaboração.

Isso acontece porque a prática consegue aumentar o reconhecimento de marca e faz com que o negócio se destaque em seu segmento de atuação. Além de ser reconhecido pelos consumidores, também será reconhecido pelos concorrentes.

Compartilhar conhecimento e experiência por meio de conteúdo online ajuda a estabelecer a organização como autoridade naquilo que faz.

Para um centro clínico veterinário, isso é imprescindível porque as pessoas vão confiar nos serviços oferecidos e procurá-lo quando for necessário.

Considerações finais

Como visto, o Digital PR ajuda a obter feedback por parte dos consumidores para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

A estratégia é necessária porque ajuda o negócio a lidar com momentos de crise, antes que essas situações prejudiquem sua imagem.

Toda e qualquer estratégia pode ser mensurada e analisada para que a corporação faça os ajustes necessários.

Mais do que trazer todos esses benefícios, investir nessa prática é essencial porque todo o negócio deve construir uma presença online positiva.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.