Tech

Como garantir a segurança no desenvolvimento de software?

Um software de qualidade deve atender os requisitos esperados pelo usuário, além disso, um sistema precisa oferecer segurança, por isso, vamos abordar hoje um assunto muito importante: a segurança no desenvolvimento de software.

A segurança de software consiste na ideia de criar um sistema que seja protegido contra ataques maliciosos, que continue funcionando mesmo diante de riscos potenciais. Ou seja, um software não deve ser vulnerável e nem ser exposto ao uso indevido.

O que é a segurança no desenvolvimento de software

A segurança no desenvolvimento de software é um conceito que define como criar um sistema seguro. A segurança é necessária para oferecer integridade, autenticação e disponibilidade.

Um software íntegro é aquele que garante que as informações não sofreram alterações indevidas. A autenticidade garante que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao software. E por fim, um sistema seguro deve estar disponível sempre que o usuário precisar.

Esses três fatores, juntos, proporcionam segurança no desenvolvimento de software. Desse modo, o usuário tem credibilidade para usar o sistema, sabendo que suas informações estão protegidas. 

Porque é importante ter segurança no desenvolvimento de software

Ter segurança no desenvolvimento de software é importante para evitar ataques hackers, evitar roubo de informações sigilosas. Os softwares podem sofrer ataques, como, malware, travamento do sistema, injeção de SQL, entre outros ataques.

A melhor maneira de evitar tais ataques é adotar boas práticas de programação, como: manter versão atualizada do programa usado para criar código-fonte, implementar autenticação para acessar telas do sistema, fazer uso de firewall e antivírus para proteger o ambiente de desenvolvimento.

Como garantir a segurança no desenvolvimento de software

Para garantir a segurança no desenvolvimento de software é preciso que a equipe considere e planeje as questões de segurança antes mesmo de desenvolver o sistema. Diante da grande quantidade de dados sensíveis armazenados na internet, é fundamental que a segurança seja prioridade.

Aqui estão seis dicas de como garantir que um software seja seguro. Como dito anteriormente, esta é uma necessidade cada vez mais importante nessa era digital, onde tudo é feito online.

  1. Planeje a segurança: vale identificar possíveis ameaças que um sistema pode sofrer e pensar nas possíveis soluções;
  2.  Valide a entrada de dados: é válido garantir que os dados inseridos sejam dados válidos (senhas, números de documentos, etc.);
  3. Autenticação: um software deve ter um meio de autenticação, assim somente pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados;
  4. Criptografia: implementa criptografia nos dados e na rede;
  5. Atualização de software: faça atualizações constantes do software, corrigindo falhas de segurança identificadas.
  6. Treinamento de segurança: tanto a equipe de desenvolvimento quanto os usuários devem ser capacitados com boas práticas no uso do software.

Essas seis dicas ajudam a pensar em um desenvolvimento de software seguro, que garanta integridade, autenticidade e disponibilidade. Um sistema sem esses quesitos não é um software seguro.

Como garantir a qualidade de um software

Um software de qualidade é aquele que atende os requisitos do usuário, garantindo a satisfação do mesmo. Se um produto atende os requisitos especificados e opera com segurança, então é um produto de qualidade.

Para garantir a qualidade de um software, é preciso criar o sistema em conformidade com as expectativas do usuário, ou seja, implementar as funções solicitadas. Além disso, é preciso incluir medidas de segurança para que o programa esteja sempre disponível. 

É válido adotar políticas de backup, assim, caso ocorra alguma falha grave, o usuário não perde por completo as informações importantes. Em resumo, para garantir a qualidade de um software é preciso atender os requisitos, implementar segurança e fazer backups.A segurança no desenvolvimento de software é algo muito importante. Pensando nisso, a Rainforest Technologies oferece soluções para equipe integrarem segurança cibernética em seus sistemas. Você pode enriquecer mais sobre esse assunto ao acessar o site da Rainforest Technologies e conhecer as melhores soluções em segurança.