Beleza e Saúde

Cirurgia plástica: 10 dicas para quem pensa em fazer

Fazer uma cirurgia plástica, certamente, pode ser bastante importante na vida do paciente, afinal de contas, em diversas circunstâncias, existe uma mudança positiva tanto na estrutura física quanto no psicológico, proporcionando mais autoconfiança e autoestima para quem se submete a uma operação cirúrgica.

Contudo, antes de iniciar o procedimento cirúrgico, é preciso ter muita atenção a algumas orientações para que o paciente consiga os melhores resultados em sua cirurgia, com intuito de garantir um procedimento seguro e um pós-operatório sem preocupações.

Por esse motivo, neste artigo, preparamos para você 10 sugestões para fazer sua cirurgia plástica. Veja a seguir!

Busque por referências

Ao decidir fazer uma cirurgia, seja uma prótese de silicone ou uma lipoescultura, é relevante para o paciente buscar indicações de médicos especializados em cirurgia plástica.

Diante disso, o fundamental é dialogar com pacientes que já tenham realizado a mesma operação que você quer fazer, como por exemplo, uma gluteoplastia. Desta forma, a referência é realizada de forma mais direta, e você conhece o trabalho do profissional que irá fazer seu procedimento.

Faça uma consulta na SBCP 

Contudo, buscar referências de conhecidos não é o suficiente. É fundamental avaliar a qualificação profissional do médico responsável pela cirurgia plástica.

Portanto, faça uma consulta no portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para saber se o nome do médico está como membro.

É necessário que o médico-cirurgião seja especializado na área, o que quer dizer anos de bastante estudo e dedicação.

Ao fazer parte da SBCP, é preciso que o profissional passe por todas as etapas de estudo e especialização, além de ter sido aprovado no processo seletivo de ingresso na instituição. Isto é, fazer parte da SBCP é um quesito bem importante de avaliação.

Tire todas suas duvidas com o médico-cirurgião

A primeira consulta é fundamental para você esclarecer todas as principais dúvidas sobre o procedimento cirúrgico que será feito.

Se for preciso, anote suas dúvidas em um papel, com o intuito de não esquecer nada. Dúvidas sobre a técnica usada no procedimento, o tempo de recuperação, todos os passos do pré-operatório, espera sobre os resultados, entre outras. Questione tudo o que achar preciso.

Conheça a estrutura do local

O local do procedimento cirúrgico precisa ser adequado independente do procedimento cirúrgico. Pergunte ao médico onde será o lugar da sua cirurgia plástica e visite a infraestrutura.

É necessário que o hospital tenha salas de cirurgia completas e bem equipadas, espaços de recuperação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Faça um bom planejamento

Um procedimento cirúrgico requer um bom planejamento. Isso pois a rotina muda completamente no decorrer do pós-operatório.

Por essa razão, deixe bem alinhado o período do seu procedimento cirúrgico. Desta forma, é possível que o período de recuperação fique bem mais tranquilo.

Cumpra todos os passos do pré-operatório

Antes de executar a cirurgia plástica, o paciente é submetido a um processo pré-operatório, que tem como finalidade garantir toda a segurança no decorrer da operação cirúrgica.

É preciso, sendo assim, cumprir as solicitações feitas pelo médico, como exames laboratoriais e clínicos, zelar pelo equilíbrio alimentar, afastar alguns hábitos nocivos, manter o corpo bastante hidratado, entre outras.

Avalie suas expectativas

Uma sugestão essencial é quanto ao lado psicológico. Seja realista quanto a sua cirurgia.

Escolha médicos experientes, são eles que conseguem dar a melhor perspectiva da situação envolvendo a cirurgia plástica e os possíveis resultados.

Dialogando bastante com o médico você não irá alimentar falsas expectativas.

O pós-operatório adequado é essencial para o sucesso da cirurgia

Um procedimento cirúrgico de sucesso envolve diversas etapas. Da mesma forma como o pré-operatório é bem importante, o período de recuperação é fundamental para obter os resultados almejados.

Não deixe de seguir as orientações médicas, como o uso de medicamentos, o tempo de repouso, o cuidado com a alimentação e a exposição ao sol, entre outras instruções.

Mantenha o acompanhamento médico

Outra dica para a realização da cirurgia plástica é a atenção ao acompanhamento médico. Isto é, não deixe de ir a nenhuma consulta tanto antes quanto depois da operação. É importantíssima a assistência médica para qualquer dúvida que surgir no decorrer do processo.

Utilize as medicações prescritas pelo médico

Cada procedimento cirúrgico é um caso diferente, por isso, não existe uma prescrição padrão de medicamentos ao longo do pós-operatório.

Geralmente, os profissionais da área receitam algum tipo de medicação anti-inflamatória e analgésica, contudo cabe ao médico recomendar o remédio e a dosagem ideal para seu quadro.

Jamais se automedique! Siga as instruções e assegure uma boa recuperação.

Gostou das dicas, então compartilhe agora mesmo!