Negócios e Política

Boom da safra de grãos no Brasil: desafios logísticos a serem enfrentados

No mundo globalizado, das relações em escala planetária, o Brasil é amplamente conhecido como um dos principais produtores de grãos no mundo. Essa dinâmica se construiu através daquilo que podemos chamar de divisão internacional do trabalho, que afeta diretamente a divisão territorial do trabalho, ou seja, que condiciona as regiões produtoras, o que produzem e qual técnica é utilizada para tal.

Nesse sentido, especialmente nos últimos três séculos, o território brasileiro especializou-se em diversos processos produtivos, embora existam aqueles que destacam-se mais em relação a outros. Em razão disso, a safra de grãos no país continua crescendo significativamente a cada ano que passa.

Para ter noção, de acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de grãos é estimada em 313,9 milhões de toneladas, com um aumento nas exportações de soja de 14,34 milhões de toneladas em abril deste ano. Essa dinâmica acaba tornando mais intensa a disputa pelas estruturas logísticas no Brasil.

Esse aumento de produção em grande escala no espaço agrário também produz, por consequência, desafios a serem enfrentados. Um dos grandes desafios, hoje, encontra-se ligado à logística, tanto no que diz respeito ao armazenamento quanto ao transporte.

A engrenagem invisível: importância da logística no processo

De fato, quando pensamos na produção agrícola no Brasil, não é possível separar a produção e a logística. Atrás do abastecimento de alimentos, a logística mostra-se como um coração pulsante, garantindo que os produtos cheguem aos consumidores finais em uma microescala no território nacional, bem como em uma macroescala no mundo no que se refere às exportações.

O armazenamento e os desafios a serem enfrentados

Em suma, o armazenamento de grãos coloca-se no espaço como um dos principais obstáculos enfrentados pelas empresas do setor e pelos produtores rurais. A partir do aumento da safra, a capacidade de armazenamento existente, em muitos casos, não é suficiente.

Essa problemática, por consequência, resulta em grãos frequentemente armazenados em condições pouco ideais, levando a perda e deterioração dos cultivares. Nesse sentido, para superar esse desafio, torna-se necessário investir em tecnologia de armazenamento e infraestrutura para comportar o avanço exponencial da produção de grãos.

Desafios a serem enfrentados no transporte

No que se refere ao transporte, a expansão da safra de grãos no território nacional também denota problemáticas. Entre essas, encontram-se: estradas congestionadas, infraestrutura de transporte inadequada, bem como o desafio de transporte das produções agrícolas das áreas rurais para os centros e portos de distribuição em um tempo hábil, que, frequentemente, não ocorre da forma adequada.

No território brasileiro, frequentemente, os grãos são transportados nas rodovias por caminhoneiros. Com uma alta produção, tal mecanismo de transporte, às vezes, não consegue dar conta dessa demanda. Em vista disso, uma das soluções para enfrentar esse desafio seria a implementação de outro modelo de transporte.

Como solução, a utilização do rodotrem coloca-se como uma alternativa mais efetiva. Trata-se de um tipo de veículo de transporte que vem ganhando mais relevância na logística. No caso, ele consiste em uma carreta tracionada por um caminhão e outra adicional, capaz de transportar cargas expressivamente volumosas. A capacidade de carga é superior aos outros, reduzindo o número de viagens necessárias e aliviando a pressão em relação aos próprios congestionamentos nas rodovias.

No final das contas, enquanto a safra de grãos cresce no Brasil, enfrentam-se desafios relacionados especialmente à logística. Esse movimento exige, por consequência, investimentos em infraestrutura e uso de veículos especializados para facilitar o transporte e o armazenamento das produções. Superar esses desafios significa investir nas produções e colocar o Brasil em outro patamar tanto na escala nacional quanto mundial.