Blog

Benefícios da carne vermelha para a saúde

Existem muitos mitos em torno da carne vermelha, mas ela quando consumida com moderação traz vários benefícios para a saúde , pois é um alimento rico em nutrientes essenciais. Então, confira agora os benefícios da carne vermelha para a saúde:

Proteína de alta qualidade

A carne vermelha é uma das principais fontes de proteína. Ela fornece todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção dos tecidos de todo o nosso corpo. 

Além disso, a proteína é fundamental para a construção de massa muscular, manutenção da saúde óssea e, também, imunológica.

Experimente esta receita saudável de picanha na airfryer

Ajuda a prevenir a anemia

A carne vermelha é rica em ferro heme, um tipo de ferro que é absorvido de forma mais rápida pelo corpo.

O ferro é vital para a formação de hemoglobina e, dessa forma, ajuda  na prevenção da anemia.

Melhora o sistema imunológico

A carne vermelha contém boas quantidades de zinco, um mineral que exerce uma função importante no sistema imunológico. 

Além disso, contribui para a saúde da pele e na cicatrização de feridas.

Melhora o metabolismo e fornece energia

A carne vermelha traz  várias vitaminas do complexo B, como, por exemplo, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina) e B12 (cobalamina). 

Essas vitaminas são responsáveis por desempenhar funções essenciais no metabolismo, na produção de energia e na saúde do sistema nervoso.

Fornece energia durantes as atividades físicas

A carne vermelha é uma fonte natural de creatina, que desempenha um papel fundamental na produção de energia durante atividades físicas, como, por exemplo, em exercícios como a musculação.

Promove sensação de saciedade

O consumo de carne vermelha aumenta a sensação de saciedade, pois contém boas quantidades de proteína e gordura. 

Sendo assim, se consumida com moderação, pode ajudar a manter o peso e a regular o apetite.

No entanto, vale lembrar que apesar dos grandes benefícios nutricionais que a carne vermelha oferece é sempre importante consumi-la com moderação.

Quais os melhores cortes de carne para adicionar à dieta?

Ao consumir carne vermelha é importante escolher cortes magros. Então, confira alguns deles:

Lombo ou Filé Mignon: Esses cortes possuem bem menos gorduras. Por isso, são ideais para quem procura uma carne saborosa para adicionar à dieta.

Alcatra: A alcatra é um corte magro, fácil de fazer e super saudável.

Contrafilé (sem a capa de gordura): O contrafilé é um corte muito apreciado, e quando a capa de gordura é removida, ele se torna uma opção mais magra.

Picanha (sem a gordura): A picanha é um corte saboroso, mas vem com uma camada de gordura. Você pode retirar a gordura em excesso antes do preparo e torná-la um corte mais magro.

Patinho: O patinho é um dos cortes mais magros e é uma ótima opção na dieta. Além disso, é uma carne muito versátil, sendo uma opção saudável para diversas receitas.

Claro que, ao preparar esses cortes magros é importante usar métodos de cozimento mais saudáveis, como, por exemplo, grelhar, assar, cozinhar no vapor ou refogar.

Lembrando que, mesmo com cortes magros, a moderação é a chave para uma dieta equilibrada.