Negócios e Política

As melhores 5 dicas para criar um time de telemarketing!

A comunicação entre o cliente e a empresa é um fator que precisa ser levado em consideração. Nesse sentido, torna-se essencial saber quais são os princípios para um bom time de telemarketing.

A estruturação de uma via de contato com o público é um fator determinante para o sucesso de qualquer marca em todo mercado e isso tem a ver com o seu destaque, sua capacidade de lidar com os desafios do marketing e uma série de outros aspectos.

Com o passar dos anos, uma variedade de elementos começou a fazer parte das mais diversas orientações nesse sentido e, hoje em dia, é possível perceber uma quantidade bastante representativa de meios de contato com o cliente.

Dos estímulos de vendas até o serviço de atendimento ao cliente, garantir uma comunicação bem estabelecida é, de fato, um ponto determinante para o sucesso em qualquer área.

Assim, seja para mensurar o grau de satisfação de um cliente a respeito de um serviço de depilação com cera ou para marcá-lo, torna-se importante manter uma orientação que consiga dar conta de um bom atendimento ao cliente.

Com a disseminação do mundo digital, é muito comum pensar em um certo desuso desses aspectos, mas, de uma forma geral, é possível notar um crescimento a respeito desses serviços, sobretudo em uma lógica passiva.

Seja como for, a demanda por um atendimento humanizado do cliente sempre vai ser um fator determinante para todos esses aspectos e, portanto, é preciso assumir um caráter estratégico dentro desses padrões.

Desta forma, seja para comunicar o cliente de que a adaptação veicular PCD já foi efetuada ou para oferecer esse serviço, é fundamental estruturar uma boa dinâmica de contato direto com as pessoas.

Marketing direto: por que investir?

Todo mundo sabe que o marketing é um dos pilares fundamentais para qualquer estrutura de marca no mundo empresarial. Por esse motivo, torna-se fundamental lidar com essas perspectivas de uma forma mais ampla.

Para consolidar uma boa dinâmica de marketing direto, é preciso compreender quais são as demandas mais latentes de um grupo de clientes e, com isso, personalizar todas as abordagens possíveis.

Esses são fatores determinantes para os avanços de qualquer empresa, principalmente em um contexto de exigência fundamentada pelas dinâmicas digitais.

Seja como for, elaborações como e-mail para oferecer um serviço de PPRA laudo de insalubridade ou, até mesmo, uma mala direta por correios, podem fazer toda diferença dentro desses contextos.

Lidar, portanto, com a personalização das mensagens pode ajudar a consolidar um vínculo do cliente com a empresa.

Além desses pontos, tanto no mundo digital quanto no analógico, é fundamental o investimento em marketing direto e, até os dias de hoje, os serviços de telemarketing são essenciais para esse tipo de consideração.

Seja para efetuar um bom atendimento ao cliente ou para criar uma lógica de vendas, não há como pensar em uma estrutura de abordagem direta sem orientar uma dinâmica com base em todos esses aspectos citados.

O que é telemarketing?

Do ponto de vista temporal, é possível pensar em uma série de serviços que, em maior ou menor grau, traziam semelhanças com os serviços contemporâneos de telemarketing.

Nesse caso, é possível pensar em uma diversidade bastante grande de elementos que podem exemplificar esses elementos, como é o caso do serviço de telefonistas na primeira metade do século XX ou, até mesmo, as abordagens de serviços por telefones.

No entanto, a ideia de telemarketing surgiu na década de 70 e tem a ver, sobretudo, com o oferecimento de serviços de telefonia nos Estados Unidos.

Nesse sentido, o telemarketing é considerado um dos primeiros serviços de marketing direto com base em uma mídia vinculada a uma rede.

Diante de seus feitos, sua consolidação de mais de 50 anos já demonstra o quanto esse serviço é importante. Garantir, nesse sentido, uma boa abordagem pode fazer toda diferença na hora de estruturar esses aspectos.

Logicamente, atualmente, é possível observar uma série de elementos de atendimento ao cliente que não estão fundamentados no telefone, mas, via de regra, possuem abordagens orientadas pelas perspectivas do telemarketing.

Assim, em uma simples pesquisa em um mecanismo de busca por teste de estanqueidade valor , o cliente pode ter contato com um atendimento fundamentado com as bases desse serviço.

Além, claro, das abordagens de marketing dessa estratégia, é importante observar, também, que ela foi se desdobrando com o passar dos anos. O telemarketing, portanto, foi, cada vez mais, sendo atribuído a outras funções.

Sua atuação vai desde elemento de atendimento ao cliente até as vendas diretas. Por essa razão, pensar em telemarketing é ir das abordagens mais específicas do ponto de vista de um suporte ao apogeu de uma abordagem de vendas.

Uma distribuidora de clips para enxertia de tomate pode, nesse sentido, criar uma lógica de telemarketing para fazer inside sales, lidar com negociações e, também, renegociar fretes.

Modelos de telemarketing

Há, atualmente, diante de todos esses desdobramentos observados no mercado, uma variedade bastante grande de modelos e formas de abordagens de telemarketing. Cada um delas pode garantir uma abordagem estratégica mais específica.

Todo mundo já recebeu alguma ligação ou precisou ligar para, por exemplo, um serviço de suporte para mudar um plano de assinatura, consertar algum atributo do serviço ou, até mesmo, cancelar esses aspectos.

Nesse sentido, o telemarketing pode assumir uma abordagem de vendas de hélice para exaustor axial de telhado ou criar uma dinâmica de renegociação de alguns desses elementos.

Por isso, torna-se importante saber como lidar com todas essas dinâmicas para garantir algumas atribuições fundamentais dentro dessas perspectivas. Alguns modelos de serviços de telemarketing são: receptivo e ativo.

De uma forma geral, cada um deles conseguem abranger algumas estratégias importantes. Nesse caso, todas as abordagens baseadas nesses padrões precisam estar baseadas em um contexto estratégico.

Um telemarketing receptivo, por exemplo, atua com o recebimento de ligações. Essa é uma estratégia importante para lidar com o SAC ou, até mesmo, para marcar um exame de mamografia bilateral em uma clínica.

Já o telemarketing ativo tem a ver, sobretudo, com essa abordagem direta da empresa com o cliente. Sendo assim, elementos como a venda ou o marketing direto podem ser pontos importantes para essas estruturas.

Compreender a respeito desses elementos pode fazer toda diferença na hora de estruturar uma dinâmica de abordagens por telefone.

5 vantagens do telemarketing

Apesar de todos esses padrões tradicionais trazidos por essa estratégia, é importante perceber, também, que as empresas estão, cada vez mais, trazendo abordagens dentro do mundo digital.

É claro que um elemento não exclui o outro, mas, por conta do teor inovador desses aspectos, o telemarketing pode ficar de lado.

No entanto, esse é um erro bastante grave, pois só essa perspectiva pode trazer algumas realizações para as empresas. Alguns desses benefícios são:

  • Abordagem direta;
  • Atendimento humanizado;
  • Exclusividade na abordagem;
  • Negociação;
  • Capacidade de responder dúvidas.

Cada um desses elementos são determinantes e podem fazer com que uma porta de correr vidro jateado seja vendida de forma muito mais qualificada por uma loja de materiais de construção.

A negociação ou abordagens por telefone garante uma comunicação direta e muito mais dialética para esses padrões comerciais.

7 dicas para implementar o telemarketing

Logicamente, para atingir todos esses elementos citados, é preciso assumir um perfil estratégico muito mais consolidado. Por isso, é essencial pensar em uma diversidade bastante grande de elementos nesse sentido.

A consolidação, portanto, de cada um desses elementos pode fazer toda diferença na hora de estruturar uma dinâmica de telemarketing convivente. Mesmo porque há uma carga negativa desse serviço em termos sociais mais gerais.

Para orientar uma boa dinâmica de telemarketing, torna-se fundamental saber como lidar com algumas dicas. São elas:

  • Definição de abordagem;
  • Foco no consentimento do cliente;
  • Treinamento de equipe;
  • Melhora na comunicação;
  • Humanização da comunicação;
  • Personalização;
  • Definição de melhorias.

Todos esses padrões são determinantes para garantir um serviço de telemarketing fluído e com uma contextualização bem estruturada com o público de uma forma geral.

Considerações finais

Passam-se os anos e uma variedade bastante grande de elementos começou a fazer parte do mundo empresarial, sobretudo a partir do surgimento de uma série de novos meios de comunicação.

Esses elementos são importantes para definir abordagens de vendas e uma série de outras comunicações com o público-alvo.

Por essa razão, saber como estruturar um bom serviço de telemarketing pode fazer toda diferença dentro de cada um desses contextos.

A elaboração de uma campanha, nesse sentido, precisa ser pensada a partir de uma série de dicas e considerações de objetivos. Assim, é possível qualificar todos os aspectos das comunicações diretas com os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.