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7 maiores tendências de marketing para 2024 e além

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O marketing digital está sempre mudando – das novas tecnologias às tendências sociais, às tendências sociais que reagem às novas tecnologias. Os profissionais de marketing B2B e os líderes de empresas precisam ficar de olho nesse cenário em evolução e testar novas ferramentas, canais e abordagens. 

À medida que avançamos para 2024, fica claro que o jogo está mudando mais uma vez. Da crescente influência da IA ​​às últimas atualizações dos algoritmos do Google, a forma como comercializamos, nos conectamos e interagimos está passando por uma mudança sísmica.

Os podcasts estão ganhando força como uma ferramenta poderosa para liderança inovadora, o conteúdo de vídeo continua a dominar as métricas de engajamento e, em meio a toda essa mudança tecnológica, a autenticidade ressurge como um diferencial importante.

Aqui estão sete tendências principais de marketing digital que achamos que você precisa conhecer ao se aproximar de 2024.

7 maiores tendências de marketing para 2024

1. O conteúdo assistido por IA atinge a maioridade

Já se passou mais de um ano desde o lançamento do ChatGPT em 30 de novembro de 2022. Embora o modelo de linguagem grande (LLM) que alimenta o produto existe desde 2020, foi o lançamento do ChatGPT que realmente introduziu o conteúdo gerado por IA no mundo do marketing.

Desde então, todos, desde líderes de empresas B2B até profissionais de marketing, têm tentado descobrir a melhor forma de aproveitar essa nova tecnologia impulsionados com aqueles backlinks de qualidade. Embora ainda possamos estar no início da adoção da IA ​​no longo prazo, o ano passado lançou alguma luz sobre os verdadeiros pontos fortes e fracos do uso da IA generativa para marketing de conteúdo< uma eu=2>.

Muitos proclamaram que a IA agora automatizaria a produção de conteúdo. A realidade provou ser um pouco mais sutil. Ferramentas de IA fáceis de usar tornaram a criação de conteúdo genérico muito mais fácil, levando a um excesso de conteúdo informativo impessoal que parece se misturar. O conteúdo gerado por IA tende a compartilhar muitas semelhanças em termos de fraseado e organização, tornando-o fácil de identificar para muitos leitores. 

Embora ferramentas de IA como o ChatGPT possam ser maravilhosos assistentes de criação de conteúdo, ajudando a debater ideias, fornecer pesquisas ou criar esboços, elas não são capazes de substituir os criadores de conteúdo humanos.

As ferramentas de IA estão mudando a forma como os profissionais de marketing pesquisam e criam conteúdo, ao mesmo tempo que tornam mais importante do que nunca a criação de conteúdo significativo, valioso e pessoal que se destaque no ruído gerado pela IA.

2. Mais integrações de IA em ferramentas existentes

Embora uma série de novas startups procurem substituir as ferramentas de marketing existentes por novas versões alimentadas por IA, o resultado mais provável pode ser que os pesos pesados ​​existentes adotem e integrem a IA nas suas ferramentas atuais. 

Estivemos na conferência INBOUND da HubSpot em setembro para o lançamento da HubSpot AI, uma coleção de recursos de IA poderosos e fáceis de usar em toda a plataforma HubSpot.

De acordo com o Relatório sobre o estado da IA ​​da HubSpot, mais de 85% dos profissionais de marketing e vendas concordam que a IA melhora a qualidade do conteúdo e os esforços de prospecção. Os profissionais de marketing e vendas estão curiosos para começar a aproveitar a IA em seus fluxos de trabalho atuais, mas podem não ter tempo para experimentar cada pequena nova ferramenta de IA que pode estar aqui hoje, mas desaparecerá amanhã. 

Para as principais ferramentas do kit de ferramentas do profissional de marketing moderno, a integração da funcionalidade de IA está rapidamente se tornando um desafio à medida que todos correm para acompanhar o hype. Do Salesforce a ferramentas de gerenciamento de tarefas, como ClickUp, a ferramentas de SEO, como SEMRush , eles estão integrando e anunciando funcionalidades de IA. Veremos mais disso em 2024, à medida que os principais fornecedores de software correm para acompanhar.

3. O conteúdo gerado pelo usuário está de volta

As atualizações de conteúdo úteis do Google em 2023 foram algumas das maiores mudanças no SEO desde as atualizações do Panda e do Penguin, há quase 10 anos. Um dos primeiros resultados é o ressurgimento da importância de sites de conteúdo gerado por usuários, como LinkedIn, Reddit, Quora e fóruns de nicho.

À medida que o Google procura lidar com a enxurrada de conteúdo gerado por IA, está priorizando sites onde usuários humanos reais se reúnem para fornecer opiniões pessoais. Muitos leitores estão fazendo o mesmo, pois buscam educação de pessoas reais, dando suas experiências em primeira mão, em vez de resultados genéricos de IA otimizados para SEO. Os leitores querem histórias reais de pessoas reais que compartilhem conhecimentos reais. 

Embora ninguém possa prever as futuras mudanças no algoritmo do Google, os sites de conteúdo gerado pelo usuário tornaram-se mais uma vez um importante canal de conteúdo para 2024. 

Não apenas compartilhe o conteúdo da sua empresa nesses sites, mas também incentive seus clientes a compartilhar suas experiências. A prova social é um ponto de venda crítico, então incentive seus clientes satisfeitos a elogiá-los em quaisquer plataformas que sejam relevantes para seus clientes potenciais – seja o LinkedIn ou outras plataformas de mídia social; avaliar sites como G2, Capterra e Trustpilot; ou fóruns focados em seu setor. 

4. AI SEO começa a decolar

Em 2023, o Google lançou seu novo mecanismo de pesquisa experimental com tecnologia de IA Search Generative Experience (SGE) para usuários que optaram por participar por meio da Pesquisa Laboratórios. Embora a poeira ainda não tenha assentado sobre o que a IA generativa significa para a experiência de pesquisa, uma coisa é certa: a IA mudará a pesquisa. E também mudará o que significa ser encontrado nas pesquisas.

A questão mudará cada vez mais de “como você é exibido na primeira página dos resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave” para “como você faz com que a ferramenta de IA recomende sua empresa, gere sua resposta preferida ou forneça informações sobre sua empresa ?”

Embora ainda não tenhamos chegado lá, à medida que as ferramentas de IA crescem em popularidade, o mesmo acontecerá com as estratégias para responder a essa pergunta. Para começar, maximize o alcance de sua publicação e marca além do Google ou de qualquer plataforma única, compartilhando conteúdo não apenas para ganhar mais atenção humana, mas para semear potenciais conjuntos de dados de treinamento para LLMs. 

Publicamos um artigo em junho sobre o futuro do SEO em um mundo de IA, que explora algumas estratégias potenciais. 

5. O conteúdo do vídeo cresce em importância

Você pode notar uma tendência nesta lista: não há como negar que a IA continuará sendo o maior novo tópico de marketing em 2024. Mas não é apenas sobre o que a IA pode fazer – mas sobre o que ela não pode – que muda a forma como vendemos online.

Embora o vídeo tenha sido dominado pelo entretenimento há muito tempo, nos últimos anos ele se tornou cada vez mais um canal de marketing crítico, mesmo em B2B. De acordo com HubSpot e Wyzowl, 92% dos profissionais de marketing que usam vídeo consideram-no uma parte importante de sua estratégia, e 83% dizem que o vídeo gerou leads diretamente.< /span>

Embora vídeos curtos, como TikTok e YouTube Shorts, tenham se tornado a nova fronteira para o marketing B2B, é importante ter uma estratégia de vídeo integrada que abranja múltiplas durações em múltiplas plataformas. 

Se você está pensando em usar IA para riscar isso de sua lista também, não recomendamos isso. A qualidade não existe e pode ser mais desanimadora do que útil. O segredo é adotar uma abordagem centrada no ser humano, mostrando os rostos reais por trás de sua marca e filmando pessoas reais falando sobre seu produto, os problemas que você resolve e as questões que interessam ao seu público. 

6. Podcasts B2B e reaproveitamento 

Os podcasts oferecem outro excelente canal atualmente imune à competição de IA. O que é ótimo, porque o número de novos podcasts continua crescendo, mesmo no espaço B2B. Um estudo recente descobriu que 43% dos tomadores de decisão B2B ouvem podcasts relacionados a negócios, colocando os podcasts em pé de igualdade com boletins informativos por e-mail, webinars e mídias sociais – com o número previsto para crescer nos próximos anos. 

Não pense nos podcasts apenas como uma ferramenta de geração de leads, mas como uma forma de criar novas oportunidades de networking, convidando pessoas ou aparecendo como convidado em podcasts de outras pessoas, combinando seu público e aumentando seu alcance social. Você pode criar novos canais confiáveis ​​para promoção direta, promover sua liderança inovadora, alcançar novos públicos, encontrar investidores e mostrar sua experiência no setor, tudo isso pode levar a novas oportunidades de uma forma que não pode ser facilmente quantificada.

No entanto, você pode usar IA e outras ferramentas para ajudar a redirecionar e distribuir conteúdo de podcasts e vídeos em diferentes canais, como cortar clipes para plataformas de mídia social ou transcrever gravações para publicar como postagens de blog. Espere que mais profissionais de marketing deixem de se concentrar apenas em canais tradicionais, como pesquisa, e atuem mais como empresas de mídia multicanal, redirecionando com eficiência as mensagens principais entre plataformas. 

Falando em podcasts, não deixe de conferir nosso podcast produzido internamente chamado “Nova Perspectiva Verde.” Nosso anfitrião, Dunja, recebe quinzenalmente inovadores e especialistas de todo o mundo, onde discutem práticas de negócios sustentáveis ​​e inovação.

7. A autenticidade torna-se mais importante do que nunca

Um tema comum que você notará ao longo desta lista é como responder às mudanças provocadas pela IA generativa e como aproveitá-la da melhor forma ao mesmo tempo em que se destaca e se diferencia. 

Como o conteúdo assistido por IA está facilitando a criação de conteúdo genérico de todos os tipos, é mais importante do que nunca cultivar sua voz única e o valor único de sua marca e se destacar. Uma coisa que nenhuma ferramenta ou concorrente pode fazer é mostrar o lado humano da sua marca e conectar-se autenticamente com o seu público. 

Mas criar uma marca autêntica, expressar sua voz única e promover líderes inovadores internos dá trabalho. Isso não pode ser feito apenas brincando com a nova ferramenta mais recente. É preciso paciência, planejamento e estratégia.

Estamos vendo marcas recorrerem a parceiros de marketing inteligentes para progredir neste novo ecossistema e obter o melhor dos especialistas no assunto da empresa – não apenas extraindo conhecimento, mas expressando-o de uma forma destilada que ressoe com seu público-alvo. Em outras palavras, a autenticidade não é fácil, mas é mais importante do que nunca.