Negócios e Política

11 ideias de negócios para montar com pouco dinheiro

Para ter seu próprio negócio, não necessariamente precisará fazer um alto investimento, afinal, há diversas áreas que exigem um valor inicial baixo.

Então a falta de dinheiro não deve ser uma desculpa para a impossibilidade de abrir a sua própria empresa.

Para um bom empreendedor, até R$2,00 se torna um investimento.

Com a variedade do mercado atual, e a grande busca das pessoas por coisas distintas, se torna cada vez mais fácil encontrar nichos.

É possível até mesmo começar um empreendimento em casa, algumas atividades não exigem necessariamente um espaço físico próprio para tal.

Ideias de negócio

Diante de crises econômicas, incertezas com o emprego, e a dificuldade em ter a carteira assinada, ter o seu próprio negócio tem se tornado uma solução. 

As ideias de negócios são muitas, entre elas, muitas não exigem investimentos altos.

Ideias de negócio com pouco investimento

Para facilitar a sua escolha, separamos 11 modelos de negócios que não exigem muito investimento e são muito propícios ao sucesso.

Brechó

O brechó é um modelo de empreendimento muito famoso, principalmente entre os amantes de moda, e é uma excelente alternativa, principalmente porque você pode começar vendendo seus próprios desapegos. 

Esse modelo de negócio pode ser físico ou virtual, e uma boa estratégia para atrair clientes e vender mais, é criar uma estética atrativa para o seu brechó, por exemplo, o estilo vintage.

Coworking

O coworking é um local, geralmente com salas e espaços diversos, para as pessoas trabalharem, pagando um valor de aluguel muito menor do que o de uma sala comercial, por exemplo.

Abrir um coworking é um ótimo investimento, e não exige um alto custo financeiro, pois você precisará apenas de um lugar dinâmico que possa alugar de forma individual, para equipes e outras empresas. 

Salão de beleza

O salão de beleza é um clássico entre as empresas de baixo custo, que podem ser abertas com mais facilidade.

Esse modelo de negócio às vezes começa até com a abertura do salão em alguma peça extra em casa, é um investimento muito propício de crescimento, e inicialmente não exige custos muito altos.

Pet shop

O pet shop entra nessa lista principalmente com a grande quantidade de cursos disponíveis no mercado sobre banho, tosa e cuidados com os animais domésticos.

Acaba sendo uma excelente forma de se profissionalizar em uma área, principalmente para os que amam os animais.

Esse é um nicho de alta demanda, e para abrir um pet shot, basta saber realizar esses cuidados com os pets e é interessante incluir alguns itens para venda, como, coleiras, laços, roupas, medicamentos, produtos de higiene e demais itens para os peludos.

Loja de doces

A loja de doces tem ganhado muito destaque atualmente, principalmente pelos sabores deliciosos, e a estética que geralmente essas lojas oferecem. 

O mais interessante, é que a maioria das docerias começa com a produção caseira, vendendo bombons, docinhos e trufas, por exemplo, sob encomenda, ou até batendo de porta em porta.

Loja de produtos artesanais

Os produtos artesanais, assim como os doces, são facilmente vendidos inicialmente sob encomenda ou nas ruas. 

Sejam produtos naturais, itens de biscuit, ou outros modelos de artesanato, esse é um bom negócio para quem quer trabalhar fazendo suas próprias peças e sem precisar investir grandes quantias.

Loja de bijuterias

A loja de bijuterias costuma chamar muita atenção das pessoas na rua, sendo assim, esse é um modelo interessante de abrir em alguma avenida ou centro da cidade.

Pode-se conseguir as bijuterias por um valor acessível em fornecedores nacionais e também do exterior.

Mas outra alternativa é produzir suas próprias peças.

Costura

A costura, principalmente voltada para o conserto de roupas, também é muito famosa. 

Essa é uma área que pode ser iniciada em casa mesmo para posteriormente ser aberto um ateliê. 

Para iniciar na costura não é necessário muito, basta uma máquina de costura, agulhas, fios, tesouras próprias, entre outros materiais e equipamentos

E-commerce

e-commerce tem se expandido muito atualmente, devido aos avanços da tecnologia e da internet. 

O ramo tem feito muito sucesso com a venda de roupas e itens de casa, sendo uma excelente alternativa investir nesses nichos. 

O melhor é que por se tratar de uma loja virtual, o E-commerce não exige um espaço físico muito grande, inicialmente, basta ter um lugar para o estoque, podendo ser em casa mesmo.

Tradutor ou redator de textos

Para tradutores e escritores, uma excelente maneira de abrir seu próprio negócio, é realizando esse serviço em home office.

Muitas empresas buscam por pessoas que façam esses serviços como freelancer ou mediante um contrato. 

Esse modelo de negócio não precisa necessariamente de um investimento caso você já tenha curso do idioma de interesse, um computador ou notebook, e uma boa escrita. 

É ideal que pessoas das áreas de letras, jornalismo, ou publicidade e propaganda invistam nesse negócio, já que muitas empresas acabam exigindo uma das formações.

Manicure

O trabalho de manicure há muito tempo já é muito requisitado, o que leva muitas manicures a abrirem um espaço em casa, em parceria com algum salão, ou até fazem atendimento a domicílio.

A área tem ficado cada vez mais famosa com os novos modelos de alongamentos e esmaltações disponíveis no mercado, sendo uma excelente área para investir.

Conclusão

Ainda que para abrir essas empresas não seja necessário um investimento financeiro muito alto, é ideal que posteriormente seja realizada a expansão desses negócios, até para ganhar mais reconhecimento e ter um maior fluxo de caixa. 

Inicialmente o lucro pode ser baixo, não sendo o suficiente para investir muito na empresa, mas uma solução é contratar o factoring, que é um serviço que antecipa os seus recebíveis, assim poderá ter uma base financeira maior para os novos investimentos e expansão do negócio. 

Em conclusão, abrir uma empresa não é um monstro de sete cabeças, tendo um objetivo claro, se organizando financeiramente e fazendo um bom planejamento, é possível abrir sua própria empresa.