Beleza e Saúde

Periodontia: Entenda essa importante área da odontologia

Periodontia

A periodontia é uma especialidade da odontologia focada basicamente em três estruturas dentais que é o cemento, como se fosse um cimento mesmo que envolve a raiz do dente, o ligamento periodontal, que é como se fossem elásticos que prendem  estrutura ao osso, envolvendo cada dente.

Na periodontia, estes três tecidos são estudados mais profundamente, juntamente com a gengiva, é claro. Mas para que essa especialidade existe? Você precisa saber mais sobre os alicerces do dente para dar um devido tratamento de qualidade por meio do plano dental empresarial.

Quando você se especializa nessa área, estará cuidando mais focado na gengiva do paciente e também no seu ligamento periodontal.

Existem especializações em diversas áreas da odontologia, cada vez ela está sendo mais diversificada e os profissionais estão focando em uma área específica.

Não somente para você tratar a periodontite, que seria a inflamação e a perda de substância óssea e desligamentos periodontais na região do dente, mas também o especialista pode ser focado em cirurgia estética gengival, por isso antes de qualquer tratamento, é importante entender como funciona plano odontológico empresarial.

O que faz um especialista em periodontia?

Vamos começar a entender o significado da palavra “periodontia”. “Peri” significa em volta e “dontia”, dente. Sendo assim, quer dizer que o periodontista não trata do dente especificamente, e sim aquilo que está ao redor do dente, por isso às vezes o dentista plano de tratamento odontológico faz o seu encaminhamento para o periodontista.

Como vocês já puderam ler, ao redor dos dentes existem tecidos periodontais, o mais comum deles é a gengiva e, geralmente, os periodontistas mais recebem indicações de tratamento para resolver os problemas gengivais. Mas, ela também não é a única coisa que os profissionais tratam.

Logo abaixo da gengiva, existem os tecidos de sustentação como já foi dito, o osso, o cemento e os ligamentos periodontais.

É extremamente necessário cuidar desses ligamentos periodontais, se eles tiverem com algum problema, pois o paciente poderá sofrer a perda do elemento dentário, por isso é fundamental o convênio dentista.

O periodontista trata todos esses problemas, é de suma importância que tanto a gengiva, quanto o suporte dos dentes estejam saudáveis, pois, é importante tomar cuidado para essas bactérias não andarem na corrente sanguínea e danificarem a saúde geral do paciente.

  Homens e saúde: reserve um tempo para cuidar de si mesmo!

Quais são os tipos de problemas periodontais?

Quando o especialista passa por essa formação e especialização em período do dia, ele passa a acompanhar algumas doenças periodontais de uma forma próxima, e geralmente existem alguns tipos, que são:

  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Retração gengival;
  • Gengiva aguda.

Esses são os tipos mais comuns que aparecem em um consultório de um periodontista, mas, é importante dizer que elas podem ser prevenidas, principalmente por meio da higienização e uma alimentação saudável.

Quais procedimentos são realizados por um periodontista?

Agora vamos falar dos tratamentos periodontais. É muito comum, esse especialista, atender quem tenha problemas na gengiva, como já foi falado, que são aqueles famosos pacientes que possuem gengivite ou melhor, periodontite.

Quando o paciente sofre com a periodontite, esse tipo de procedimento envolve raspagem, curetagem (remoção das placas bacterianas) e, geralmente, as pessoas passam por perda óssea. Mas esse profissional pode realizar outros procedimentos, como:

  • Instrução de higiene bucal;
  • Gengivoplastia;
  • Osteoplastia;
  • Enxerto gengival;
  • Remoção de abscesso dentário.

Todos esses tipos de procedimento, periodontista pode realizar. Outro problema bastante comum que recebe a indicação de tratamentos periodontais por meio do plano odontológico para empresas, são as cirurgias.

  Confira 7 dicas para reduzir o custo das contas do lar!

Essas, não são aquelas cirurgias muito comum, por exemplo, aquelas pessoas que sofrem com a gengiva muito alta quando sorri, ela passará por gengivoplastia.

Outra cirurgia que é muito comum, é aquela cirurgia de enxertos gengivais, esse é o caso de quando a pessoa sofre com a falta da gengiva, então ele é encaminhado para um periodontista, fazer a cirurgia de enxerto gengival e, até mesmo, enxerto ósseo

Também existe aquela cirurgia que são estéticas, que são conhecidas como as correções do sorriso gengival, envolvendo a gengivectomia.

Existem aquelas pessoas que quando sorri, os dentes são pequenos, elas também podem passar por um procedimento para que a gengiva seja alterada, os dentes pareçam maiores.

O periodontista também pode realizar tratamento com implantes, às vezes ao implantar, o paciente desenvolve alguns problemas ao redor do implante, e o periodontista é o melhor profissional para resolver esta situação, para que isso tenha a ida periódica a qualquer dentista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.