Blog

Confira 7 dicas para reduzir o custo das contas do lar!

Reduzir custos é uma das formas para gerar alguma economia e evitar ficar no vermelho no final do mês, seja nas corporações ou até dentro do ambiente familiar.

Especialmente em períodos de altas inflações ou crises econômicas que, como uma cadeia de acontecimentos, leva ao aumento de grandes porcentagens, quando comparadas ao preço habitual.

O que leva ao fato de reduzir custos não somente para economizar, mas também para se ter uma reserva financeira para quaisquer emergências que possam surgir e acabar não passando por dificuldades.

Ou para facilitar um planejamento familiar, como investir na colocação de diu. Em todo caso, a dinâmica de um ambiente deve ser analisada para evitar estresses ou crises de ansiedade por conta dos endividamentos.

Entenda o que são gastos fixos e gastos variáveis

O orçamento de uma casa deve ser dividido de duas maneiras para facilitar o seu controle. O primeiro deve ser classificado como gastos fixos, que são aqueles com maior importância e que são pagos mensalmente, representando quase 50% do orçamento da residência.

Nesse ponto, podem ser incluídos o aluguel, contas de água, luz, telefone e demais serviços ou então necessidades que se englobam como indispensáveis na hora de separar o dinheiro para pagá-las.

Já os gastos variáveis são os que não são obrigatoriamente gastos todos os meses, como a instalação de um telhado com estrutura metálica, mas que ainda assim podem ser considerados armadilhas para o bolso.

Afinal, as despesas que se têm com eles podem ter impacto no orçamento com pequenas compras do dia a dia, que são consideradas supérfluas.

Por isso, deve-se ter atenção com pequenas coisas como lanches da tarde comprados em determinados dias, cafés da manhã frequentes em padarias, entrega de comidas durante às noites para não se transformar em um valor que seja alto em um mês ou um ano.

A importância de saber economizar

Quando se trata de gastos desnecessários, especialistas do assunto sempre dizem que eles podem ser os vilões que acabam com a economia de uma casa, pois impedem que tenha alguma reserva de dinheiro.

  Conheça quatro dicas para economizar na compra de um carro

Embora muitas vezes seja difícil se organizar para fazer alguma economia, o planejamento de um orçamento pode ser um dos primeiros passos para se ter o controle dos gastos.

A partir disso, torna-se mais fácil elaborar os planos futuros que irão gerar outras despesas, como:

  • Viagens;
  • Troca ou compra de um carro; 
  • Planejar festas;
  • Investimento em educação.

A criação de metas pode ser um importante aliado para o início de um planejamento de economia, principalmente para quando houver contratempos, como uma emergência ou a perda de um ente querido, que demanda a compra de coroa de flores.

Como ter mais controle dos gastos domésticos?

Criar uma poupança em tempos onde os preços estão em alta pode ser um desafio, mas é possível evitar os gastos desnecessários com algumas dicas simples e planejamentos prévios, sendo alguns deles:

  • Somar a renda de todos os moradores;
  • Categorizar as prioridades;
  • Use a criatividade para substituir alguns gastos;
  • Economizar em contas básicas;
  • Apostar na renegociação de dívidas;
  • Fazer pesquisa de preços;
  • Substituir marcas para outras de menores custos.

Usando algumas dicas de especialistas, também é possível reduzir gastos e ter criatividade em outras áreas que não leve à perda de orçamento, como investir em trabalhos que gerem renda extra.

Para ter um bom controle do que entra e do que sai de uma residência, pode ser uma boa forma de se organizar com o uso de planilhas para separar melhor os gastos fixos ou variáveis, ao mesmo tempo, definindo o que pode ser cortado ou substituído.

Os gastos domésticos também podem ser divididos em três grupos, sendo eles gastos essenciais, o estilo de vida e o objetivo financeiro.

1 – Gastos essenciais   

O gasto essencial de uma casa pode-se englobar como os gastos fixos como aluguel, condomínio, gás, conta de água, luz, telefone e internet.

Do mesmo modo, as compras no mercado podem ser consideradas um gasto essencial, visto que nele estão inclusos alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Para se ter um controle do que será gasto no mercado, é ideal fazer uma lista de antemão com as necessidades mais básicas a serem compradas, que podem ser organizadas em uma pasta com aba personalizada, com o que é emergencial no topo.

Educação e saúde também podem ser incluídos como gastos essenciais, visto que são áreas em que o ser humano deve ter direito e pode investir, como convênios médicos, uniformes escolares, mensalidades e outros.

  Principais dicas de web design para utilizar em 2022

Assim como os cuidados que se deve ter com os animais de estimação e tudo o que o engloba essa atenção especial, como veterinários, vacinas e alimentação.

2 – Gastos com um objetivo financeiro

Os objetivos financeiros podem ser a concentração de dívidas que devem ser quitadas, como cartões de créditos, cheques especiais e outras contas que precisam ser pagas com algum grau de emergência.

No entanto, esses objetivos também podem incluir os investimentos que desejam ser realizados para gerar alguma renda.

Afinal, com elas é possível prever alguns contratempos e continuar seguindo o planejado para o orçamento não fugir mais do controle do que o imprevisto.

3 – Gastos de estilo de vida

No que é considerado como um gasto de estilo de vida, podem ser incluídos os cuidados pessoais que se tem, que podem ser listados muitas vezes como gastos supérfluos, como idas ao salão de beleza, academia ou em serviços de entrega de comida ou de transporte.

Algumas reformas de construção também são inseridas no contexto de estilo de vida, como a troca das cortinas por uma persiana rolô double vision e outros itens que transformem o ambiente em um local confortável.

Economizando em contas básicas

Podendo ser a grande dor de cabeça de muitas famílias por consumir boa parte de seus orçamentos e serem justamente a parte de uma casa da qual é difícil viver sem, a conta de água e de luz são dispêndios mais do que essenciais.

No entanto, esses mesmos gastos podem ser economizados se forem feitos de maneira correta, e com muitos deles sendo evitados, a economia é certeira.

Contas de água

Por fazer parte da rotina, seja na higiene pessoal como na hora de se cozinhar alimentos, a água pode ser uma das contas que gera maiores preocupações, especialmente em épocas onde os reservatórios estão operando com uma capacidade alarmante.

Algumas dicas de redução podem afetar diretamente a conta de água, como usar mangueira para piscinas para distribuir a água da chuva em baldes, irrigar plantas e até mesmo lavar alguns cômodos da casa.

A captação de cisternas com filtro da água da chuva pode ser um investimento que inicialmente seja mais caro, porém, fará a diferença na conta depois de alguns meses, pois o que será coletado pode ser reaproveitado.

  5 dicas para definir o seu posicionamento nas redes

A instalação pode ser feita nos mais diversos tipos de casa, inclusive em condomínios residenciais, que por sua vez devem ter um cuidado ainda maior para não abalar a estrutura.

Contas de luz

Em conjunto com a conta de água, a eletricidade também consome boa parte do orçamento por conta da dependência devido ao uso de eletrodomésticos e de lâmpadas.

A aposta para se diminuir o orçamento nessas áreas é a escolha de eletrodomésticos que possuam o selo de economia, o que auxilia na economia com as contas de luz, assim como ambientes com fachadas de vidro, para aproveitar ainda mais a luz solar.

O uso de lâmpadas LED também pode ser uma forma de reduzir os gastos com a conta de luz, pois além de serem eficientes nesse quesito, sua durabilidade é ainda maior em comparação às outras.

A adoção de energia solar está se tornando cada vez mais frequente pela independência de bandeiras tarifárias ou taxas em comparação às conta por eletricidade vindas de hidrelétricas.

Mesmo sendo um custo mais caro para ser aplicado e toda a adaptação do ambiente para abrigar esse modelo de energia, a luz solar se tornará cada vez mais uma forma de economia e energia sustentável.

Considerações finais

A redução de gastos de um lar é capaz de fazer a diferença no orçamento de uma família, transformando situações estressantes de apertos financeiros em algo menos preocupante. 

Mesmo com uma reserva para gastos inesperados, como a limpeza de colchões, a redução de custos como contas de água ou de luz podem ser a solução não somente para o bolso da família, como também uma forma de ajudar o meio ambiente.

O que se deve ter mais atenção é nos gastos variáveis, para que não se tornem vilões e nem gerem dores de cabeça futuras, pois muitas vezes podemos gastá-los em cartões de crédito ou em cheques especiais, que possuem juros em nível de bola de neve.

Com isso, o planejamento adequado e o controle diário através de planilhas ou de listas podem ser as soluções para que o orçamento familiar possa respirar aliviado, assim não se transforma em grandes preocupações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =