Assédio verbal no ambiente de trabalho: Reconhecendo os sinais e agindo com coragem
Distinguir o que é assédio verbal de comportamentos motivados pelas pressões e responsabilidades próprias do ambiente de trabalho é necessário para entender se há algo errado na sua empresa. A palavra assédio carrega consigo insistência, ou seja, são comportamentos repetitivos que viraram uma rotina.
A partir daí, compreender o assédio verbal é importante para identificá-lo e tomar as medidas cabíveis. Mesmo que você não esteja passando por isso, poderá ajudar alguém que esteja envolvido numa situação como esta.
O que é assédio verbal?
O assédio verbal se caracteriza por diálogos onde o respeito e a compreensão perdem o lugar para ameaças, humilhações, acusações e imposições sobre a outra pessoa. Pode ser encarado como uma forma de assédio moral, pois as críticas e ofensas desrespeitosas tem intenção de causar mal a alguém.
Nem sempre o assédio verbal é executado oralmente. Pelo fato de que muitas comunicações corporativas são feitas em forma de e-mail, mensagens instantâneas ou chats em ferramentas empresariais, esse assédio pode se configurar por um desses canais.
Exemplos de assédio verbal no trabalho
Existem várias maneiras de identificar o que é assédio verbal, como piadas inapropriadas, insultos, ridicularização constante, xingamentos, comentários depreciativos, críticas fora do tom, ameaças, gritos e desvalorização sistemática da outra pessoa, por exemplo.
Existem várias maneiras de identificar o que é assédio verbal, como piadas inapropriadas, insultos, ridicularização constante, xingamentos, comentários depreciativos, críticas fora do tom, ameaças, gritos e desvalorização sistemática da outra pessoa, por exemplo. Esse tipo de abordagem causa humilhação, intimidação e desconforto e pode acontecer de forma explícita ou velada.
Impactos da assédio verbal no ambiente de trabalho
As consequências de quem sofre assédio verbal podem ser devastadoras, incluindo transtornos emocionais e psicológicos como baixa autoestima, síndrome de Burnout, depressão, estresse, insônia e síndrome do pânico, por exemplo.
Além disso, pode prejudicar as empresas causando desmotivação, ambiente de trabalho tóxico, queda na produtividade, perda de talentos e aumento de rotatividade de colaboradores.
O que a lei diz sobre assédio verbal?
Um dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira é que todos são iguais perante a lei. Na lei trabalhista, o artigo 483 da CLT garante ao trabalhador direito a indenização e rescisão unilateral quando houver ações como "ato lesivo da honra", como o assédio verbal. Complementando que um trabalhador que pratica o assédio pode ser demitido por justa causa.
Além disso, no Código Civil, condutas como o assédio verbal são consideradas ato ilícito e violação de direito que causa dano moral. A empresa se torna responsável pela reparação civil de ações cometidas por seus funcionários durante o expediente de trabalho, segundo o artigo 932.
Como denunciar assédio verbal no ambiente de trabalho?
Procurar uma resolução amigável é a primeira orientação. Procure seus superiores, caso não sejam eles os assediadores, e deixe claro que você está insatisfeito e constrangido pelo assédio. Procure também utilizar os canais de denúncia da empresa, que geralmente propiciam um contato seguro e anônimo e tem uma equipe para investigar cada fato relatado.
Se nada disso resolver e a situação continuar, o caminho é procurar a justiça para ter seus direitos preservados. Procure um advogado, relate toda a situação e as suas tentativas de resolver internamente na empresa e entenda o que pode ser feito na esfera jurídica.
Como um canal de denúncias no trabalho pode ajudar nesses casos?
Oferecendo um canal seguro para denúncias, a empresa consegue detectar comportamentos inadequados e agir antes que a situação chegue a causar maiores estragos.
Uma via anônima e com uma equipe treinada e preparada para investigar, analisar e propor sanções aos envolvidos também intimida os assediadores, mostra que a organização se importa com o bem-estar de seus funcionários e faz com que os colaboradores sintam-se resguardados.
Para saber mais sobre este ou outros assuntos que envolvem a segurança e o bem-estar dos colaboradores da sua empresa, procure a Contato Seguro. Nossos profissionais são experientes e podem dar as melhores orientações para seu negócio.
Espero que o conteúdo sobre Assédio verbal no ambiente de trabalho: Reconhecendo os sinais e agindo com coragem tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo