Beleza e Saúde

A influência da saúde bucal na qualidade de vida

saúde bucal

Hoje vamos falar a respeito da relação entre a nossa saúde bucal e a qualidade de vida. Quando descuidamos da nossa saúde bucal colocamos em risco várias ações que nos limitam a viver uma vida com plenitude.

Colocamos em risco nosso paladar, a mastigação, a identidade da nossa voz e a nossa estética dentária. O nosso sorriso faz parte de como nos mostramos para o mundo, pois um sorriso saudável é o melhor cartão de visita.

Qualidade de vida não é somente a ausência de doença, mas sim a união de muitos fatores, principalmente envolvendo a saúde emocional. O corpo humano não foi feito para ficar parado, é necessário que ele seja exercitado, por isso deve-se ter bons hábitos.

Uma correta alimentação, atividades físicas e consultas regulares, procurando quando necessário um tratamento de canal endodontia, vão garantir uma vida com saúde e qualidade.

Nossa saúde emocional é muito importante, por isso é importante manter ela em dia, participando de bons momentos, seja sozinho ou entre familiares.

Como isso afeta positivamente a prevenção de doenças?

Precisamos sempre estar atento à saúde da nossa boca, muitas alterações acontecem e se desenvolvem de forma silenciosa, é fundamental que conheçamos a nós mesmos para perceber quando qualquer alteração aparecer. 

  Veja quais são os perigos ocultos da cárie

Sempre que possível, é importante realizar um autoexame e iniciar o tratamento que for necessário, por exemplo, às vezes para aumentar a qualidade de vida, o paciente precisa de uma prótese odontológica.

Quando você cuida da sua qualidade de vida acaba prevenindo que essas doenças venham se desenvolver, por isso é extremamente importante manter a saúde geral em dia, porque ela reflete na saúde bucal.

É importante ir ao dentista de forma periódica também, porque tudo que é descoberto no início, o tratamento é mais fácil e mais rápido, fique atento a coloração, gosto, cheiro e possíveis sangramentos. 

Todas essas situações e alterações, se não forem bem tratadas poderão levar o paciente até mesmo a perda de dente.

Quando isso ocorre, os dentes que ainda permanecem na boca passam a entortar por conta da falta do elemento dentário, sendo necessário que o paciente faça um tratamento com aparelho ortodôntico.

Quais os cuidados bucais em cada fase da vida?

Seja para os avós, netos, pais e filhos uma coisa é certa: cuidar da saúde bucal em todas as fases da vida é um quesito essencial para a família completa.

  Higiene bucal pode reduzir a mortalidade por Covid e outras doenças

Independentemente de se tratar de uma limpeza nos dentes, um tratamento com aparelho ortodôntico ou até mesmo um implante, a família precisa adequar aos tratamentos de acordo com a idade.

Cada fase requer um cuidado específico, começando pelos bebês, a informação mais difundida é que se faça a higiene da boca depois da amamentação com uma gaze úmida ou um paninho.

Quando a criança é amamentada e consome somente leite materno no primeiro ano de vida, acaba ficando com anticorpos que vão favorecer a sua imunidade.

Quando se torna uma criança que já se alimenta de diversos alimentos, é necessário iniciar a higienização com uma escova de cerdas macias e pequenas, não é recomendado utilizar dedeiras que são muito conhecidas, sempre tomando cuidado com a quantidade da pasta dental.

Quando a criança já perdeu todos os dentes de leite e tem apenas dentes permanentes na boca, é importante ter um cuidado dobrado, porquanto essas dentições ficarão de forma permanente como seu próprio nome diz, é importante que tenha cuidados principalmente com a alimentação.

Quando a pessoa está na fase de adulto para o idoso, pode acontecer a perda de algum elemento dentário e chegar ao momento de fazer a utilização de próteses móveis ou, até mesmo, implantes dentários, também é importante manter a higienização nesse caso.

  Homens e saúde: reserve um tempo para cuidar de si mesmo!

Como isso ajuda na autoestima do indivíduo?

A qualidade de vida e a saúde bucal em dia têm muita influência na parte emocional do indivíduo, às vezes, as pessoas sofrem com algum problema por causa, dificultando a relação pessoal e profissional no dia a dia, afetando a sua autoestima.

Existem casos, por exemplo, de pessoas que sofrem algum acidente e acabam perdendo parte da sua face, a odontologia pode manter a autoestima da pessoa indicando uma prótese facial. Irá devolver a sua qualidade de vida, além de não interferir na sua relação social.

Por isso é muito importante que o paciente tenha uma boa higienização e alimentação, isso evitará algumas doenças comuns, como:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Mau hálito.

Todas essas alterações podem afetar na autoestima, por isso, é importante ter uma qualidade de vida e cuidar bem da saúde bucal.

Além disso, se o resto do corpo não estiver saudável, irá interferir também na saúde geral, podendo causar sérios problemas. Vá ao dentista periodicamente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.