Blog

5 dicas para prevenir incêndio residencial

Muitos podem ser os riscos que podem ser encontrados dentro da sua casa, onde qualquer tipo de descuido pode levar até mesmo a situações graves, tal como a realização de um incêndio, em que dependendo do seu nível pode levar até mesmo a tragédias maiores.

Tal tipo de acidente pode ser causado por algo simples, como um conjunto de velas posicionadas para o que deveria ser um jantar romântico nos dias dos namorados, ou até mesmo um curto-circuito causado pelo excesso de aparelhos conectados na tomada.

Inclusive, quanto maior o espaço desse ambiente, mais pode ser visto também os focos de incêndio. Então, isso é algo capaz de colocar em risco a vida de todos os indivíduos ali presentes, sendo importante adotar estratégias de segurança a evitar possíveis tragédias.

E da mesma forma em que uma fábrica pode se proteger ao lidar com equipamentos, tal como um relé de segurança, um ambiente residencial também deve contar com ferramentas que sejam úteis para evitar com que um acidente qualquer leve a um incêndio.

Até porque, locais pequenos também podem acabar gerando grandes riscos, já que qualquer problema elétrico pode acabar espalhando fagulhas que levem a chamas capazes de se alastrar por todo esse ambiente menor, pondo em risco as pessoas presentes.

Tudo isso pode destacar a atenção especial que deve ser dada na organização de qualquer tipo de lugar, já que o posicionamento até mesmo de algumas caixas na garagem pode evitar com que inúmeros acidentes ocorram, tal como uma possível queda.

O mesmo pode ser dito em relação à sua proteção contra possíveis focos do incêndio, no qual até mesmo a instalação de um detector linear de fumaça pode evitar que problemas possam ocorrer em uma cozinha, partindo de algo simples como esquecer o arroz no fogo.

Por isso, é importante adotar todo um sistema de segurança e organização não apenas para grandes eventos e estabelecimentos comerciais, tal como é exigido por parte dos órgãos de fiscalização, mas também para a arrumação dentro da sua casa.

Então, essa atenção em especial pode ser adotada ao levarmos em conta que a sua residência, responsável por garantir o seu bem-estar e conforto, pode estar repleta também de perigos, existindo assim um grande número de probabilidades de iniciar um incêndio.

Principais causas de um incêndio em casa

É comum vermos em jornais e noticiários sobre incêndios que podem ter ocorrido na casa das pessoas, muitas vezes levando ao óbito as pessoas ali presentes, destacando assim, o tipo de tragédia no qual esse tipo de evento pode acabar resultando.

O mais assustador em relação a isso é quando olhamos para as prováveis causas desses acidentes, o que inclui coisas que podem muito bem fazer parte da realidade da sua casa, tal como um carregador mal plugado na tomada ou até sua mania de deixar o fogão ligado.

Ao olharmos ao redor do seu imóvel, é possível encontrar diversos focos de incêndio, o que pode incluir elementos variados que fazem parte do seu cotidiano, tais como:

  • Gás de cozinha;
  • Disposição de elementos inflamáveis;
  • Chama do fogão;
  • Posição de velas pela casa;
  • Conexões em excesso em uma tomada;
  • Descarte incorreto de fósforo e bitucas de cigarro.

Um número tão grande e crescente de ameaças que fazem com que seja importante estar entre as preocupações de quem pensa em se mudar para uma nova casa e se informar sobre extintor de incêndio preço. Assim, é possível garantir uma maior segurança. 

A aplicação de um sistema de segurança contra um incêndio acaba tendo uma importância ainda maior quando pensamos na realidade de uma pessoa que não é muito conhecida por sua organização, capaz de deixar um pano de prato repousando ao lado do fogão aceso.

O maior risco associado a esse tipo de acidente está também na forma em que as chamas são capazes de se espalhar com grande facilidade. Isso no caso de um prédio pode acabar afetando toda a estrutura do lugar, possibilitando até mesmo uma queda do edifício.

Inclusive, muitos foram os incêndios causados justamente pela falta de manutenção em certos espaços. Nos últimos anos, é possível destacar duas grandes tragédias no mundo das artes, como o Museu Nacional no Brasil e a Catedral de Notre Dame em Paris.

Esse tipo de situação faz com que seja de grande importância o trabalho de uma empresa de construção e reforma, que dentro do seu planejamento deve incluir todo um sistema de segurança contra incêndios, tanto para prevenir como remediar tais casos.

Da mesma forma que esse tipo de preocupação deve ser tido em grandes empreendimentos e edificações, o mesmo pode ser dito também sobre projetos menores, mas de importância igual, quando falado sobre a casa onde vai morar.

O positivo é que da mesma forma em que um incêndio pode partir de diversos locais, a sua prevenção também pode ser alcançada por meio de um grande número de atividades que devem ser vistas com atenção para quem procurar estar em segurança dentro do seu lar.

5 ações para prevenir incêndios em sua casa

Assim como um incêndio pode ocorrer a partir de diversas causas. Algumas variáveis também podem ser as soluções adotadas para evitar que esse tipo de acidente ocorra. 

Com isso, é importante reconhecer que suas origens podem ser as mais simples possíveis, aumentando seu risco. Diante disso, algumas práticas que podem acabar protegendo sua residência desse tipo de causalidade são:

  1. Organizar sua fiação elétrica

A organização de um projeto elétrico predial é importante em diversas frentes, o que pode incluir desde a possibilidade de ligar as lâmpadas no andar mais alto de um prédio, até mesmo a segurança a ser aplicada diante da conexão de um equipamento qualquer na tomada.

Nesse sentido, é importante levar em conta até mesmo o número variado de tensões elétricas que podem ser encontradas no próprio país, como evitar carregar seu celular em um sistema diferente e assim, colocar em risco tanto o aparelho como todo o lugar.

E assim como uma atenção deve ser dada às fiações por trás da parede, o mesmo precisa ser dito sobre as conexões externas. Isso inclui a aplicação de diferentes tomadas em um só plugin, usando de aparelhos conhecidos como T ou benjamim, dependendo da região.

  1. Ampliar a ventilação do local

Fora o conforto e o bem-estar de viver em um espaço bem ventilado, garantir uma boa circulação em um imóvel também permite com que um possível vazamento de gás seja melhor tratado, evitando o acúmulo de materiais que possam levar a uma explosão.

Mesmo no caso já ocorrido de um incêndio, esse ambiente mais aberto facilita a dissipação das chamas, assim como a chegada de bombeiros em um caso de necessidade.

  1. Atenção ao acúmulo de itens inflamáveis

Durante o processo de mudança ou reforma de um imóvel, é comum que possa existir um certo acúmulo de materiais, o que pode incluir uma grelha para ralo 100mm, por exemplo, entre outros objetos que possam ser usados na organização e decoração dessa residência.

Contudo, é preciso ter um certo cuidado em relação à forma com que alguns materiais inflamáveis estão sendo armazenados. Então, é importante deixá-los longe entre si e também de possíveis fontes de calor, tal como sprays próximo ao seu fogão, por exemplo.

  1. Cuidado com a proximidade de alguns objetos

Ainda em relação à proximidade com itens que podem causar um incêndio, é possível citar objetos comuns que façam parte da sua decoração, tal como cortinas, materiais de espuma, como colchões, entre muitos outros que podem servir de foco para algum tipo de acidente.

  1. Adotar um sistema de resfriamento

Por fim, da mesma forma que um computador precisa tanto de uma placa de circuito impresso como também de um sistema de resfriamento dos seus componentes, para funcionar de maneira adequada, o mesmo pode ser dito sobre a organização do seu lar.

Nesse sentido, é importante a instalação de sprinklers, que são materiais que a qualquer sinal de incêndio podem disparar, apagando esse foco de calor a partir de frequentes jatos d’água.

A partir dessas ações, é possível evitar que um incêndio possa ocorrer dentro da sua casa, agora, se ainda não tomou nenhuma dessas atitudes e sinta algum cheiro de queimado em casa. Então, é importante adotar algumas ações mais diretas.

Nesse caso, é necessário começar a presença de um extintor de incêndio, usando desse objeto para dar fim a pequenos focos de chamas, evitando assim um acidente maior. Ao chegar nesse nível de gravidade a saída e sair o mais urgente dali e chamar os bombeiros.
Muitos celulares já contam com esse número na agenda, mas é sempre importante guardar o 193 na sua cabeça, para buscar a melhor maneira de lidar com esse problema. Algo que poderia ser evitado ao simplesmente cuidar das instalações elétricas de baixa tensão.