Beleza e Saúde

Veja quais são os perigos ocultos da cárie

Muitas vezes a cárie pode parecer inofensiva, mas esta doença precisa ser vista com cuidado e atenção, já que ela pode levar à consequências graves. Normalmente aparece em regiões de mastigação dos dentes posteriores.

Saiba mais sobre como surge a cárie dentária e como tratá-la.

Como surge a cárie?

A cárie começa atingindo as regiões que ficam na superfície abaixo dos dentes, por isso, muitas vezes, passa despercebida e, mesmo quando a parte externa dos dentes aparentam estar conservada, o ácido das bactérias faz com que o esmalte do dente seja fraturado.

A partir desse problema surge um buraco que fica exposto, provocado pela cárie.

Com o passar do tempo, acontece a perda de algumas estruturas dentais como o esmalte e a dentina. Em seguida, a cárie vai atingindo a polpa do dente e o paciente começa a sentir dores intensas.

Conforme vai ficando severa pela falta de tratamento, é provável que a infecção gere abscessos e a gengiva, prejudicando partes internas como a estrutura de apoio aos dentes.

Quando não tratada, a cárie evolui para problemas graves de saúde, tanto da boca, quanto do organismo em geral, como acontece com o pulmão e o coração.

Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento da cárie, veja os mais comuns deles:

  • Má higienização;
  • Pouca higienização diária;
  • Consumo excessivo de açúcar;
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Bactérias.
  55% dos brasileiros não vão ao dentista uma vez por ano

Por isso, a higiene bucal é um fator importante na prevenção das cáries. Através de métodos básicos, problemas e dores são evitados.

Como evitar a cárie

Adotar hábitos diários, como escovação adequada pelo menos 3 vezes ao dia, usar fio dental, finalizar as escovações com um enxaguante bucal, além de contar com os beneficios plano odontologico empresas são excelentes para a prevenção dessa inimiga.

Alguns cientistas defendem que fazer muito bochecho com água, após a escovação, pode facilitar o surgimento da cárie. Uma das hipóteses é que o hábito pode lavar de mais os produtos que protegem o esmalte do dente.

Diminuir a intensidade de bochecho com água ficou orientado apenas para quem for propenso a desenvolver o problema, já que em uma pesquisa, o grupo que não praticava o ato teve a mesma porcentagem de casos da doença.

Muitas pessoas, por falta de informação correta, acreditam que a cárie pode ser transmissível através do beijo ou uso compartilhado de objetos. Contudo, o problema está relacionado apenas à falta de higienização adequada e a hábitos alimentares.

Saiba mais sobre a cárie oculta

Além de todos os problemas que a cárie pode acarretar na vida de um paciente, existe algo ainda mais preocupante: a cárie oculta.

  55% dos brasileiros não vão ao dentista uma vez por ano

É uma condição onde a doença não pode ser vista a olho nu e nem através de exame intrabucal.

Existem alguns critérios estabelecidos pelo Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cáries (ICDAS) que orientam o profissional a identificar a cárie oculta através de observações físicas, como o aspecto do esmalte após lavagem e secagem.

As bactérias ultrapassam o esmalte dental e passam a corroer a estrutura dos dentes sem deixar vestígios,como os pontinhos pretos, o que retarda o tratamento e agrava a situação.

As causas mais comuns desse tipo de cárie é um enfraquecimento do esmalte do dente,ou seja, um desgaste que impede a sua ação protetora.

O tratamento depende do estágio da doença e do comprometimento do dente, mas normalmente é usado o mesmo método para tratamento das cáries comuns que são restaurações e, em casos avançados, o profissional recorre ao canal, que é a remoção da polpa do dente contaminada pelas bactérias.

As vantagens de um plano odontológico empresarial

Um tratamento bucal particular tem um custo alto, mas com um bom plano odontologico empresarial, o paciente pode visitar periodicamente um profissional dentista e manter sua saúde bucal em dia. 

Isso porque um convênio odontológico oferece desde alguns procedimentos mais simples –  como urgência e emergência -, até consultas, limpeza, prevenção e aplicação de flúor e raio-x.

Um bom plano odontológico também cobre tratamentos mais complexos, como periodontia, restaurações, cirurgias e extrações e instalação de aparelho, por exemplo.

  55% dos brasileiros não vão ao dentista uma vez por ano

Existem órgãos reguladores que garantem a inclusão desses tipos de tratamento independente do plano. Por isso é importante entender como funciona o plano odontologico da empresa.

Grande parte deles incluem também tratamentos para criança, a odontopediatria, além da ortodontia, incluindo documentos. 

Esses são procedimentos extras, que estão além da cobertura integral indicados no RoI ANS, de acordo com o plano contratado.

Independente de ser pessoa física ou jurídica, existem planos que cabe no orçamento dos pacientes e, com comodidade, atendem às suas necessidades.

Plano dental empresarial é fundamental em todas as idades.

A importância reflete não só na aparência visual, para um sorriso perfeito, os cuidados são notáveis no dia a dia, auxiliando o paciente a levar uma vida mais saudável. 

Normalmente, depois da infância, a preocupação com a saúde bucal diminui, mas realizar exames de rotina, fazer limpezas e reparações previne problemas sérios.

O plano odontologico pme tem diversas facilidades e são ágeis para suprir as necessidades dos pacientes, além das vantagens para a empresa, pois os funcionários se sentem mais valorizados e, assim, trabalham com mais empenho.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − seis =