Beleza e Saúde

A Ansiedade está arruinando a sua vida sexual?

O estresse pode tomar conta dos seus pensamentos e de muitas áreas da sua vida, inclusive a sexual. Que medicamentos são melhores para os distúrbios de ansiedade?

    Em outubro do ano passado, a revista científica The Lancet, divulgou um estudo onde revelou que a pandemia de Covid-19 provocou o aumento global em distúrbios como a depressão e a ansiedade. Segundo a pesquisa, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade em 2020.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas. A Covid-19 fez não só com que esses transtornos se agravassem, mas também trouxe novas questões. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2020 revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus.

Você sabe reconhecer os principais sintomas de uma crise de ansiedade?

  • Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
  • Sensação de garganta fechada;
  • Suor;
  • Tremores;
  • Falta de ar;
  • Sensação de desmaio;
  • Náusea ou desconforto abdominal;
  • Formigamentos;

    Viver com ansiedade ou depressão significa que ela estará lá com você, onde quer que você vá. Tem impacto na nossa saúde mental, emocional e física. Portanto, isso significa que não se pode escapar a isso quando se trata da nossa relação com a nossa saúde na sua totalidade. A ansiedade pode causar pânico, medo, tensão e mal-estar. Ela se apodera de nossos pensamentos e de muitas áreas da nossa vida. Mesmo quando amamos e nos preocupamos com alguém, a ansiedade pode acabar interferindo e prejudicando a vida sexual do casal.

   A maioria das pessoas desconhece, mas a ausência de desejo sexual pode estar relacionada à saúde mental. Estresse, depressão e ansiedade são alguns dos fatores psicológicos que podem reduzir a vontade e o aproveitamento do sexo. É muito comum que em ansiedade provoque falta de desejo masculino

Sobre o tratamento

    A ansiedade pode causar uma diminuição da libido. Quando se está ansioso, têm-se níveis mais elevados de cortisol (o principal hormônio de estresse do nosso corpo). Níveis elevados de cortisol podem suprimir as hormônios sexuais com impacto no desejo. A perda do libido pode frustrar muitos homens. Por isso é importante procurar atendimento psicoterápico. 

   Não existem duas pessoas que vivam as mesmas condições de saúde mental. Mas deve estar ciente de algumas generalidades sobre ansiedade e sexo. Depois, poderá encontrar formas de trabalhar com o que se passa consigo. Cada distúrbio de ansiedade tem sintomas diferentes. Muitas pessoas com estes distúrbios podem se beneficiar de uma abordagem em três vertentes: psicoterapia, exercício e medicação. 

   Cada pessoa pode precisar de uma combinação diferente destes três elementos, e em sequências diferentes. É necessário ser realista e entender que não existe cura milagrosa no tratamento da ansiedade. Existem vários tipos de medicamentos utilizados para tratar das perturbações provocadas pela ansiedade:

  • Antidepressivos
  • Benzodiazepinas
  • Buspirone
  • Hidroxizina
  • Beta-bloqueadores

    Dentro de cada uma destas categorias, existem subgrupos de drogas que funcionam de forma diferente e têm os seus próprios benefícios, riscos, e possíveis efeitos secundários. Conforme a comunidade médica, os antidepressivos são frequentemente utilizados como a primeira linha de tratamento. 

   Geralmente, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, são o tipo de antidepressivo que mais frequentemente é prescrito. Tornam a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a manter o humor, mais disponível para o cérebro. 

   É importante seguir as instruções do seu médico ao tomar qualquer medicamento prescrito. Fale com o seu médico se estiver preocupado com os efeitos secundários de um medicamento, ou se o medicamento que estiver a tomar não parecer estar a aliviar os seus sintomas.

A ansiedade pode impedi-lo de se sentir confiante em relação ao seu corpo

   Quando se tem ansiedade, é provável que se sinta consciente de si próprio e se concentre nas “falhas” do seu corpo. Mulheres e Homens podem estar autoconscientes acerca do seu corpo ou de uma determinada parte do corpo. Para aqueles com ansiedade, essa autoconsciência é ainda mais elevada. Ser autocrítico e passar a ter vergonha do próprio corpo impede que homens e mulheres consigam estar plenamente presentes emocional e fisicamente durante o sexo. 

A ansiedade pode impedir que o casal tenha uma vida sexual plena e ativa. É comum uma pessoa ansiosa dizer: “estou sem desejo sexual”. A pessoa ansiosa pode não querer estar física ou emocionalmente próximo do seu parceiro quando estiver dominado pelo pânico. Pode fazer com que o seu corpo se feche ao ponto de poder impedir o prazer da experiência do toque sexual e do sexo. Evitar as preliminares ou sexo pode colocar uma tensão na sua relação. 

Procure ajuda médica!

 Vale ressaltar: se você tem sentido algum destes sintomas, ou acredita que possa estar passando por isso, é importante marcar uma consulta com urologista online. Procure o nosso atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dez =