Negócios e Política Tech

Criptomoedas Seguras: Encontre a Carteira de Bitcoin Perfeita para Você

As criptomoedas se tornaram nos últimos anos um meio popular de investimento e transação. Com a crescente adoção, a segurança tornou-se uma preocupação primordial para os usuários, onde as carteiras, também conhecidas como wallets, passaram a ser um item indispensável para gerenciar e proteger esses ativos digitais.

Neste artigo, exploraremos as características que definem uma carteira de Bitcoin segura.

Tipos de Carteiras de Bitcoin

Antes de entendermos quais as características de uma carteira de criptomoedas e bitcoin segura, é preciso conhecer os tipos diferentes que existem.

O mercado de carteiras tem se desenvolvido bastante. No início das criptomoedas, basicamente só era possível guardar as moedas no computador. Depois surgiram as carteiras de papel, que evoluíram para carteiras de celular e de hardware, que são consideradas as mais robustas em termos de segurança hoje em dia.

Os tipos de carteiras de bitcoin e criptomoedas que existem são divididos em hot wallets e cold wallets.

Hot Wallets

As hot wallets, ou carteiras quentes na tradução para o português, são chamadas assim porque ficam online o tempo todo.

Dentre as hot wallets, os tipos conhecidos são:

Carteiras de Desktop:

As carteiras de desktop são programas baixados e instalados em PCs, onde é possível gerenciar, enviar e receber bitcoin e criptomoedas. O detalhe é que a maioria dessas carteiras fica online no computador, por isso o uso recomendado é para valores menores, para uso no dia a dia. Um bom exemplo desse tipo de carteira é Electrum.

Carteiras de Celular:

Como o próprio nome diz, essas carteiras são aplicativos para smartphones. Da mesma forma que as de desktop, esse tipo de carteira também fica conectado à internet a maior parte do tempo, portanto não é recomendado para guardar valores altos e seu patrimônio em bitcoin e cripto.

Cold wallets

As cold wallets, ou carteiras frias na tradução para o português, são chamadas assim porque ficam offline, preservando a exposição das senhas da carteira à internet. Dentre as cold wallets, os tipos conhecidos são:

Carteiras de Papel:

A carteira de papel foi uma das primeiras que surgiram na história das moedas digitais. São basicamente um documento físico contendo chaves públicas e privadas, geralmente impressas na forma de QR Codes.

Porém, não são as mais seguras pois podem molhar, podem ser destruídas pelo fogo e sofrer desgaste da tinta no papel com o tempo. Hoje, quase não se usa mais esse tipo de carteira.

Carteiras de Hardware:

Por fim, tem as carteiras hardware que são dispositivos físicos projetados para armazenar chaves privadas de forma segura, sem exposição à internet. Isso significa que esses dispositivos ficam sempre offline, dificultando qualquer interação que possa abrir brecha para um ataque hacker. Esse é o tipo de carteira mais recomendado para quem deseja guardar seus investimentos para o longo prazo. Exemplos incluem a Jade Wallet e a Ledger.

Características de uma Carteira Segura

Embora existam diversos tipos e cada vez mais marcas de carteiras no mercado, é importante saber quais as características desejáveis para garantir que as suas moedas estejam bem protegidas.

Primeiro, você deve optar por uma carteira que permita que você tenha o controle total das suas chaves privadas. Essas carteiras são conhecidas também como carteiras não-custodiantes, ou seja, é você quem tem as senhas e acesso ao saldo. Mais ninguém.

Além disso, com as suas senhas em mãos, você tem a possibilidade de recuperar o seu saldo em outra carteira, caso venha a ser roubado ou aconteça algum bug no dispositivo.

Outro ponto a ser observado é se a carteira é um projeto de software aberto (open source). Software aberto significa que o código está disponível na internet para qualquer pessoa auditar e revisar, garantindo melhorias constantes com a ajuda da comunidade de desenvolvedores e também garantindo que não é esquemas fraudulentos no código para roubar os saldos dos usuários, como por exemplo backdoors.

Qual a carteira ideal?

Não existe uma carteira perfeita. Cada uso pode demandar de um tipo de carteira diferente.

Por exemplo, alguém que deseja fazer pagamentos de contas rápidas como um cafezinho, um almoço, um produto em uma loja, vai acabar utilizando uma carteira de celular, pois são mais convenientes e práticas para transações diárias. Por outro lado, por ficarem sempre conectadas à internet, é preciso ter cautela adicional com segurança e não guardar valores altos nesse tipo de carteira.

Já para investidores que buscam armazenar suas moedas em uma carteira segura, definitivamente as carteiras hardware são as mais indicadas, pois, além de ficarem offline, muitas delas possuem recursos adicionais de segurança como 2FA, multisig e passphrase, que reduzem o risco de hacks e fraudes.

Porém, independente do uso e da carteira escolhida, é preciso ter cuidado com o manuseio da carteira.

Aqui vão algumas dicas para manter a sua carteira ainda mais segura:

  • Mantenha o software sempre atualizado para a última versão.
  • Não conecte a sua carteira em redes públicas de internet.
  • Adicione camadas a mais de segurança como 2FA e passphrase.
  • Não compartilhe com ninguém as suas senhas.

Conclusão

Escolher a carteira de Bitcoin mais segura depende das necessidades individuais de cada um e do objetivo que se busca para o seu uso. 

Carteiras de hardware, que possuem armazenamento offline e recursos de segurança avançados, são consideradas as mais seguras. No entanto, é crucial manter-se informado sobre as melhores práticas de segurança e manter as carteiras atualizadas para proteger seus investimentos em criptomoedas.

Além disso, mais do que escolher uma boa carteira, é importante também procurar saber como configurar e manusear o dispositivo. Assim, será possível aproveitar todos os recursos de segurança disponíveis e aumentar ainda mais a segurança dos seus investimentos.

A indústria do bitcoin e das criptomoedas está em constante evolução, portanto não deixe de acompanhar e seguir estudando para ficar por dentro das últimas novidades em carteiras.