Beleza e Saúde

5 dicas para uma dieta e nutrientes para cabelos saudáveis

Sabe aquele velho ditado que diz: “você é o que você come”? Pois é, ele não poderia ser mais verdadeiro quando se trata do seu couro cabeludo. E se você quer ter cabelos saudáveis, saiba que é hora de começar a prestar atenção ao que coloca no prato. Afinal, um único alimento pode fazer toda a diferença!

Então, se você acha que já passou da hora de ter cabelos sedosos, brilhantes, saudáveis e fortes, vamos dar uma olhada em algumas dicas que vão te ajudar a consumir os alimentos certos com os nutrientes adequados para o couro cabeludo, que vão deixar sua cabeleira pulando de alegria.

Cabelos saudáveis: dicas para nutrir suas madeixas de dentro para fora

As dicas a seguir são perfeitas para toda e qualquer pessoa que deseja elevar não somente o nível do seu cabelo, mas também a sua autoestima. E pode acreditar, se você procurar por uma tricologista abc, ela com certeza te dirá que para ter cabelos saudáveis, é necessário nutri-los com uma alimentação rica em nutrientes.

E se você está disposto a fazer de tudo para garantir que seu couro cabeludo seja mais forte do que jamais foi, sem dúvidas nossas dicas serão úteis.

  1. Hidrate-se como se não houvesse amanhã

Não há nada melhor e mais eficaz do que a boa e velha água quando falamos sobre manter seu cabelo hidratado e cheio de saúde. Pode até parecer um grande clichê, mas a verdade é que a desidratação deixa seu cabelo parecendo uma palha, não é mesmo?

Então, para evitar esse tipo de situação, mantenha-se hidratado como se toda a sua vida dependesse disso. Pois a vida do seu cabelo depende, e ele vai agradecer.

  1. As proteínas são suas melhores amigas

Se o seu cabelo fosse uma festa, as proteínas seriam suas convidadas de honra. Talvez você não saiba, mas o nosso cabelo é feito principalmente de proteína, então garantir uma ingestão adequada para ter cabelos saudáveis é algo crucial.

Peixes de todos os tipos, carnes magras, ovos e até mesmo alguns legumes são ótimas fontes de proteína que vão alimentar seu cabelo e deixá-lo mais forte do que nunca. Além disso, esse tipo de alimentação não estará ajudando somente o seu cabelo, mas também o seu corpo como um todo.

Inclusive, vale a pena dizer que os ovos são riquíssimos em zinco e selênio, colaborando para que as células capilares continuem se multiplicando, o que significa que os fios cresceram muito mais rápido e de maneira muito mais forte.

  1. Abuse dos alimentos verde escuros

Quanto mais verde no seu prato, mais feliz o seu cabelo irá ficar. Espinafre, couve, chicória, rúcula e brócolis são ricos em vitaminas A e C, além de ferro, que são essenciais para um couro cabeludo saudável e, consequentemente, para cabelos saudáveis.

Muitos desses alimentos, como o espinafre, por exemplo, são ricos em clorofila, ajudando no equilíbrio perfeito da oleosidade do seu couro cabeludo, o que ajuda não somente a fortalecer a raiz, mas também suas belas madeixas.

O mais recomendado é que você ingira pelo menos um pratinho de sobremesa composto por vegetais verde escuros ao dia. E depois de algumas semanas seguindo essa dica, a diferença na força e no crescimento do seu cabelo será nítida.

  1. Ácidos graxos ômega-3 são a chave

Seu corpo não é o único que ama ácidos graxos ômega-3, seu cabelo também é um grande fã. Peixes mais gordurosos como o salmão e a sardinha, por exemplo, são uma excelente fonte destes ácidos mágicos. Eles não apenas ajudam a manter seus cabelos saudáveis e hidratados, como também ajudam a prevenir a queda. 

Outras fontes deliciosas e excelentes de ácidos graxos são as oleaginosas como nozes, amêndoas e amendoim, sem falar nas sementes, como semente de chia, de linhaça, de girassol. Utilizar óleo de canola para cozinhar também é uma boa ideia. 

Além de conter o amado ômega 3, esses alimentos também são ricos em selênio e potássio, que ajudam a prevenir a caspa e a manter os fios sempre sedosos.

  1. Vitamina C para garantir aquele brilho extra

Quer dar às suas madeixas aquele brilho extra digno de comercial de televisão? Então, invista em alimentos que sejam ricos em vitamina C, como o kiwi, laranja, limão e abacaxi. Essa vitamina não só colabora com a nutrição do couro cabeludo, mas também melhora a circulação sanguínea, proporcionando aquele brilho de dar inveja em qualquer um.

Então, agora você tem as ferramentas para deixar seus cabelos saudáveis, fortes e sedosos, lembre-se que cuidar do seu cabelo é mais do que uma questão estética, é uma forma de amor próprio e, inclusive, uma questão de saúde.

Além disso, se alimentar de maneira saudável não só faz bem apenas para o seu corpo, mas também para a sua autoestima. Então, coloque todas essas dicas de alimentação em prática, não esqueça de beber muita água, faça um brinde em homenagem a nova fase do seu cabelo e prepare-se para brilhar com belas e deslumbrantes madeixas!