Negócios e Política

Qual a importância de calcular a produtividade marginal para uma empresa?

A produtividade marginal é uma ferramenta que permite maior assertividade nos momentos de tomada de decisões sobre alocação eficiente de recursos. Afinal, é essencial para uma empresa manter o equilíbrio entre o custo da produção e a receita das vendas. 

Só para ter uma ideia, apenas 10% das médias empresas no Brasil têm planejamento de longo prazo, segundo uma pesquisa da consultoria Falconi. 

Contar com um modelo de gestão eficiente e o controle de resultados são necessários para o sucesso a longo prazo. E um dos indicadores que pode te ajudar nesse planejamento é justamente a produtividade marginal. 

É por isso que neste artigo você vai descobrir o que é esse conceito, qual a importância de contar com esse indicador na hora da tomada de decisões e ainda vai aprender como calculá-lo na sua empresa.

Ficou interessado? Então tenha uma ótima leitura! 

O que é produtividade marginal?

É um indicador que mede a quanto a produção se altera quando há a adição de um recurso específico. 

Em outras palavras, ele demonstra se a contratação de novos funcionários, a compra de mais equipamentos ou o pedido de mais matérias-primas aumentarão a eficiência e a produtividade de um negócio, maximizando os lucros. Isso porque, nem sempre esses aumentos representarão a melhora da produtividade.

Por exemplo, imagine que um dono de restaurante quer aumentar a produtividade do seu negócio. Para isso, ele pensa em contratar mais cozinheiros para dar conta de todos os pedidos.

Será que essa contratação resultará em aumento da produtividade? Depende, pois se a cozinha se mantiver do mesmo tamanho e com os mesmos equipamentos, pode ser que o espaço fique apertado e que alguns funcionários fiquem ociosos em certos momentos. 

Portanto, esse cálculo permite descobrir quando e como otimizar processos de um negócio.

E qual a importância da produtividade marginal na tomada de decisões? Se você é um gestor, não pode deixar de ler o próximo tópico! 

Qual a importância da produtividade marginal na tomada de decisões?

Esse é um indicador importante para as tomadas de decisões, pois ajuda a determinar onde é necessário aprimorar para aumentar a produção do negócio. 

Como você viu no exemplo anterior do restaurante, nem sempre a solução para o aumento de produtividade será o aumento de funcionários. Em determinadas situações pode ser a troca de maquinário. Em outras, pode ser o aumento do espaço físico. 

Em alguns casos, inclusive, pode ficar claro que ainda não há necessidade de expansão em nenhuma etapa, mas sim de utilização mais eficiente dos recursos. 

A partir da análise de produtividade marginal, é possível tomar decisões mais assertivas em relação ao crescimento do negócio, alocando recursos escassos e avaliando a necessidade de investimentos. 

Como a produtividade marginal impulsiona o crescimento?

Esse indicador impulsiona o crescimento de um negócio demonstrando onde deve ser feito o investimento em crescimento. Enquanto para alguns negócios, pode ser necessário o aumento de funcionários, em outros, investir em equipamento de ponta pode ser uma solução melhor. 

Agora que você já sabe tudo isso, chegou a hora de descobrir como calcular a produtividade marginal. Confira a seguir a fórmula e sua aplicação com exemplo prático. 

Como calcular a produtividade marginal?

Para calcular esse indicador, basta dividir a variação de saída pela variação de entrada da produção de uma empresa. Para isso, é só utilizar a fórmula Pmg = ΔY / ΔX. 

Em que: 

  • Pmg significa a produtividade marginal;
  • ΔY significa a variação de saída;
  • ΔX significa a variação de entrada.

A fórmula em si parece bem simples, não acha? Porém, como aplicá-la? Separamos um exemplo prático para você entender melhor. 

Exemplo prático

Seguindo o exemplo anterior sobre o restaurante, imagine que o gestor do local esteja avaliando a necessidade de adição de um novo cozinheiro à equipe para lidar com o aumento da demanda. 

Já há 3 cozinheiros e o gestor está analisando a necessidade de incluir mais um no local de trabalho. Para isso, utiliza-se a fórmula descrita anteriormente.

O gestor percebe que, com 3 cozinheiros, é possível entregar 90 pratos por hora. Ao incluir o novo cozinheiro no local de trabalho, nota-se que os 4 cozinheiros conseguem entregar 110 pratos por hora. 

De acordo com a fórmula temos que:

Pmg = (110 – 90) / (4 – 3)

Pmg = 20 / 1

Pmg = 20 

Portanto, o resultado da adição do quarto cozinheiro seria de 20 pratos a mais por hora.

Com esse resultado, é possível analisar se o custo de um funcionário a mais (com salário e demais despesas) é menor do que o ganho com esses 20 pratos a mais por hora de trabalho.

Se o custo for menor, o restaurante terá um aumento na produção e terá também aumento nos ganhos. Se o custo for maior, a contratação desse funcionário provavelmente não é economicamente viável para o estabelecimento. 

No entanto, como é possível perceber com esse exemplo, é necessário colocar a mudança em prática para então medir o resultado. Sendo assim, esse indicador permite que você avalie se uma decisão que já foi tomada apresenta resultados bons, mas não permite que você preveja o resultado antes de tomá-la.

E em quais situações é possível avaliar esse indicador? Confira a seguir o que influencia a produtividade marginal. 

O que influencia a produtividade marginal?

Ela pode ser influenciada pela quantidade de trabalhadores, pela quantidade e eficiência do maquinário utilizado, pelo espaço físico e até mesmo pela quantidade de insumos utilizados pelo negócio. Além disso, ela também pode ser influenciada pelas condições do mercado. 

De qualquer forma, é importante que um gestor conheça esse indicador e saiba como aplicá-lo e analisá-lo no dia a dia do seu negócio. 

A partir dele, é possível tomar decisões mais assertivas em relação ao aumento da produtividade enquanto mantém ou até mesmo diminui os gastos, maximizando os lucros.

Sua empresa já utiliza a produtividade marginal na hora das tomadas de decisões? Conte-nos um pouco da sua experiência sobre isso!

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com sua equipe. Assim, todos ficam por dentro das melhores formas de calcular a proatividade de um negócio!