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O que é Data-Driven Marketing e como Implementar?

Você já ouviu falar em Data-Driven Marketing? Apesar de não ser um termo extremamente popular, este nada mais é do que uma metodologia que tem como princípio a orientação da companhia pelos dados.

Ou seja, essa metodologia parte do princípio de que é necessário obter dados sobre os seus clientes para que possa tomar as melhores decisões. 

Sendo assim, essa metodologia, assim como diversas estratégias do marketing digital, podem trazer inúmeros benefícios para empresa, uma vez que ela está baseada em buscar a personalização do atendimento e dos produtos, para proporcionar ao cliente serviços que se baseiam cada vez mais em suas características pessoais. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Data-Driven Marketing, bem como entenda como colocar essa metodologia em prática através de ferramentas, como por exemplo o CRM grátis, e entenda as possibilidades que sua companhia pode ter ao desenvolver essa metodologia de forma correta e adequada.

Significado e para que serve Data-Driven marketing

Assim como já mencionado anteriormente, o Data-Driven marketing nada mais é do que uma metodologia, como se fosse um modelo, para que a companhia possa se basear nos dados de seus clientes quando for necessário tomar decisões ou até mesmo realizar planejamentos de comunicação. 

Essa metodologia parte do princípio de que é necessário utilizar ferramenta de vendas para captar dados de seu público-alvo, porém, informações mais aprofundadas que vão além do usual, como dados cadastrais. É preciso realmente entender o comportamento do consumidor para que seja possível analisar quais suas preferências. 

Dessa forma, é justamente através dessas informações que será possível identificar aquilo que impacta o consumidor, não somente para fazê-lo comprar e assim aumentar a lucratividade de seu negócio, como também para criar uma relação com seus clientes, utilizando um CRM software, com o objetivo de construir a fidelização de seu público. 

Sendo assim, aquelas companhias que conseguem implementar o Data-Driven marketing da forma correta contam com benefícios importantes para que seja possível construir uma identidade sólida no mercado, bem como conseguir uma maior lucratividade para investimentos em crescimento e desenvolvimento. 

Sendo assim, confira a seguir alguns desses principais benefícios do Data-Driven marketing:

  • Redução de custos;
  • Capacidade de predição;
  • Otimização de processos;
  • Maior domínio sobre sua persona.

A aplicação eficiente do Data-Driven marketing assegura que sejam reconhecidos todos os benefícios mencionados.

Como implementar Data-Driven marketing

Além de ter domínio sobre o significado e entender o que o Data-Driven significa, também é necessário saber implementar essa metodologia, bem como entender a melhor forma de usar ferramentas como o CRM operacional, para que a companhia possa ter os resultados esperados. 

Portanto, leia adiante algumas formas de como implementar o Data-Driven em sua companhia.

  1. Tenha um objetivo bem definido

A primeira grande questão, é também uma das mais importantes para implementar a metodologia, assim como na implementação de qualquer estratégia no marketing, é justamente o planejamento, o que envolve a definição de objetivos e metas. 

Além disso, são justamente esses objetivos e metas que te ajudarão a dar direcionamento a suas estratégias, uma vez que 

  1. Implemente a cultura a todos os colaboradores

Para que uma companhia consiga se desenvolver e alcançar as metas e objetivos traçados, é importante que todos, desde os donos da empresa até o último funcionário, estejam na mesma página e na mesma sintonia. Para isso, é necessário criar uma cultura organizacional, que tenha acima de tudo, a identidade de sua empresa.

Dessa forma, além de contar com uma boa metodologia, uma boa estratégia e boas ferramentas, como é o caso do sistema CRM, a empresa ainda poderá contar com um time melhor e unificado, trabalhando com toda a sua potencialização para um bem comum, que nada mais é do que atingir as metas propostas. 

  1. Conte com plataformas que proporcionarão dados confiáveis

O Data-Driven garante uma boa administração e o alcance de determinados benefícios através da análise de dados.

Entretanto, para que essa metodologia dê certo e sua companhia possa atingir as metas esperadas, é preciso captar dados consistentes e que vão além de informações básicas, como nome, telefone e endereço. 

É preciso contar com uma plataforma que ofereça informações confiáveis, com dashboards intuitivos e que ofereça aos seus colaboradores todo o embasamento necessário para que o objetivo almejado seja alcançado com mais facilidade.

Hoje, existem ferramentas que permitem com que a sua empresa até mesmo possa criar relatórios personalizados, de modo que as operações do negócio sejam efetuadas a partir de pontos coletados agilmente e com flexibilidade, gerando embasamento para os processos de gestão.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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