Um dos maiores desafios empresariais é entender o comportamento do consumidor. Com o decorrer dos anos, novos meios de descobrir surgiram e foram aprimorados, possibilitando o empreendedor obter essa resposta de forma rápida e eficaz.
A chave dessa descoberta foi a pesquisa de mercado que, junto com a evolução tecnológica, possibilitou o surgimento de estratégias e meios para coletar esses dados, como o Consumer Insight.
Pensando em facilitar a sua compreensão sobre o assunto, reunimos uma explicação sobre o tema e como podemos aplicá-la. Além disso, apontamos as vantagens de investir nesta estratégia para o seu negócio.
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O que é Consumer Insight?
De forma prática, consumer insight é a estratégia utilizada para o levantamento e análise de informações sobre os consumidores. Com essa coleta de dados, é possível compreender o comportamento dos consumidores e planejar estratégias voltadas à retenção e fidelização.
Mas como isso é feito? Quando as pessoas se conectam a internet, mas especificamente as plataformas online (redes sociais, buscadores e outros), elas deixam rastro de dados. Ou seja, informações que podem ser usadas como uma pesquisa de campo das empresas.
Já que com o consumer insights, os dados coletados serão compilados e usados a benefício da empresa, ajudando a entender as necessidades do cliente e os problemas que precisam ser solucionados.
Como aplicar?
Outra dúvida que pode surgir no momento em que se decide utilizar essa estratégia é: como aplicar? A coleta dessas informações ajudará de forma assertiva as estratégias de marketing, mas para colocar em prática é preciso ter alguns pontos bem definidos.
O que você quer saber sobre o seu consumidor? (por exemplo: se ele possui interesse em dobra de chapa ou outro interesse no mercado industrial). Ao responder essa questão, você poderá iniciar o mapeamento dos recursos de sua empresa para fazer a ação.
Apesar de parecer complicado, todas essas etapas podem ser resolvidas de forma simples, com um briefing bem elaborado sobre sua empresa e o que espera para ela.
Vantagens
Como ponto principal, o consumer insights permite a coleta e mapeamento dos dados dos consumidores, deixados por meio dos através das redes sociais e outros meios, como e-commerce e buscadores, usados para pesquisas cotidianas (por exemplo: como funciona a manutenção predial).
Na prática, é possível identificar diversas informações através deste método, como:
- crenças;
- motivações;
- desejos e as necessidades dos clientes;
- otimizar produtos e serviços;
- e o mapeamento da jornada do cliente no processo de compra.
Aliás, outro ponto bastante relevante dessa coleta é que absolutamente tudo é coletado, até opiniões negativas do consumidor. Mas, ao contrário do que imaginam, isso é algo bom para as empresas.
Ao analisar os pontos negativos coletados nos dados, é possível identificar as dores dos clientes, podendo resultar em mudanças e melhorias em relação aos produtos ou serviços oferecidos, indo de projeto de instalações elétricas à plataforma de atendimento ao cliente.
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