Negócios e Política

O que é Consumer Insight e como aplicar?

Um dos maiores desafios empresariais é entender o comportamento do consumidor. Com o decorrer dos anos, novos meios de descobrir surgiram e foram aprimorados, possibilitando o empreendedor obter essa resposta de forma rápida e eficaz.

A chave dessa descoberta foi a pesquisa de mercado que, junto com a evolução tecnológica, possibilitou o surgimento de estratégias e meios para coletar esses dados, como o Consumer Insight.

Pensando em facilitar a sua compreensão sobre o assunto, reunimos uma explicação sobre o tema e como podemos aplicá-la. Além disso, apontamos as vantagens de investir nesta estratégia para o seu negócio.

Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo

O que é Consumer Insight?

De forma prática, consumer insight é a estratégia utilizada para o levantamento e análise de informações sobre os consumidores. Com essa coleta de dados, é possível compreender o comportamento dos consumidores e planejar estratégias voltadas à retenção e fidelização.

Mas como isso é feito? Quando as pessoas se conectam a internet, mas especificamente as plataformas online (redes sociais, buscadores e outros), elas deixam rastro de dados. Ou seja, informações que podem ser usadas como uma pesquisa de campo das empresas.

Já que com o consumer insights, os dados coletados serão compilados e usados a benefício da empresa, ajudando a entender as necessidades do cliente e os problemas que precisam ser solucionados.

Como aplicar?

Outra dúvida que pode surgir no momento em que se decide utilizar essa estratégia é: como aplicar? A coleta dessas informações ajudará de forma assertiva as estratégias de marketing, mas para colocar em prática é preciso ter alguns pontos bem definidos.

O que você quer saber sobre o seu consumidor? (por exemplo: se ele possui interesse em dobra de chapa ou outro interesse no mercado industrial). Ao responder essa questão, você poderá iniciar o mapeamento dos recursos de sua empresa para fazer a ação.

Apesar de parecer complicado, todas essas etapas podem ser resolvidas de forma simples, com um briefing bem elaborado sobre sua empresa e o que espera para ela.

Vantagens 

Como ponto principal, o consumer insights permite a coleta e mapeamento dos dados dos consumidores, deixados por meio dos através das redes sociais e outros meios, como e-commerce e buscadores, usados para pesquisas cotidianas (por exemplo: como funciona a manutenção predial).

Na prática, é possível identificar diversas informações através deste método, como:

  • crenças;
  • motivações;
  • desejos e as necessidades dos clientes;
  • otimizar produtos e serviços;
  • e o mapeamento da jornada do cliente no processo de compra.

Aliás, outro ponto bastante relevante dessa coleta é que absolutamente tudo é coletado, até opiniões negativas  do consumidor. Mas, ao contrário do que imaginam, isso é algo bom para as empresas.

Ao analisar os pontos negativos coletados nos dados, é possível identificar as dores dos clientes, podendo resultar em mudanças e melhorias em relação aos produtos ou serviços oferecidos, indo de projeto de instalações elétricas à plataforma de atendimento ao cliente.

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o assunto ou conhecer outras estratégias, continue nos acompanhando. E não esqueça de compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 7 =