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CRM ou ERP? Veja quais são as diferença entre eles

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao significado das siglas CRM e ERP, principalmente aqueles que pensam em utilizar a tecnologia aplicada à gestão organizacional. 

Mas, como um bom empreendedor, independente da área em que trabalha, como a usinagem de peças, deve saber diferenciá-las. 

Para começar, é preciso saber que CRM significa Customer Relationship Management, que em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente. Enquanto o ERP é o Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.

No entanto, apesar de serem siglas diferentes, é comum confundi-las em alguns aspectos, mas é importante ressaltar que cada uma tem sua funcionalidade. 

Pensando em ajudar a sanar as dúvidas em relação aos dois softwares, explicamos as diferenças entre eles. E, também, listamos as principais características, para poder entender as vantagens de utilizá-los.

Diferenças entre CRM e ERP

A primeira diferença é o fato do ERP ser um software e o CRM ser vendido como,  já que ele é apenas um sistema.

Outro ponto, é que o ERP tem como foco garantir o controle financeiro e contábil de uma organização. Pois nele você terá informações de pagamentos (recebidos e pagos) em receita. 

Ou seja, o foco dele é a gestão do empreendido. Assim, sua empresa trabalha com a locação de gerador de energia e você precisa identificar o número de recibos gerados nos últimos dois anos, é o ERP  que fornecerá esses dados.

Já o CRM é um sistema usado para cuidar de sua base de consumidores, tendo como principal objetivo proteger as informações comerciais e identificar formas que ajudarão no aumento de vendas. 

Desta forma, as diferenças podem ser resumidas da seguinte forma: o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa, enquanto o CRM é responsável pelo controle dos clientes e vendas. 

Por exemplo, se você produz balas personalizadas e busca um sistema que o ajude a entender como é a sua relação com um cliente fiel, o CRM o ajudará a responder suas perguntas, pois ele possui um banco de dados específico para isso.

Para ajudar ainda mais na compressão sobre o tema, abaixo listamos as principais características de cada um deles. Confira!

Características do CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente): 

  • Possui base de dados sobre os clientes;
  • Histórico de todos os contatos da empresa com os clientes;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Segurança das informações comerciais;
  • Visualização do funil de vendas e o fluxo de negócios;
  • Fácil acesso a estatísticas e relatórios de desempenho de vendedores, vendas, e outros;
  • Personalização da plataforma.

Características do ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa):

  • São sistemas de informação integrados, pois utilizam diversos dados de maneira unificada;
  • Implementação das melhores práticas aos processos de negócios;
  • Possui abrangência ampla;
  • Versatilidade;
  • Flexibilidade às mudanças nas empresas/operações;
  • Possibilidade de Inteligência artificial.
  • Possui automatização na coleta de dados e processamento.

Com isso, podemos dizer que ambos são importantes para qualquer tipo de negócio. Gostaram de saber as diferenças? Acompanhe nossos conteúdos e compartilhe nas redes sociais!

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