Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao significado das siglas CRM e ERP, principalmente aqueles que pensam em utilizar a tecnologia aplicada à gestão organizacional.
Mas, como um bom empreendedor, independente da área em que trabalha, como a usinagem de peças, deve saber diferenciá-las.
Para começar, é preciso saber que CRM significa Customer Relationship Management, que em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente. Enquanto o ERP é o Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.
No entanto, apesar de serem siglas diferentes, é comum confundi-las em alguns aspectos, mas é importante ressaltar que cada uma tem sua funcionalidade.
Pensando em ajudar a sanar as dúvidas em relação aos dois softwares, explicamos as diferenças entre eles. E, também, listamos as principais características, para poder entender as vantagens de utilizá-los.
Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo
Diferenças entre CRM e ERP
A primeira diferença é o fato do ERP ser um software e o CRM ser vendido como, já que ele é apenas um sistema.
Outro ponto, é que o ERP tem como foco garantir o controle financeiro e contábil de uma organização. Pois nele você terá informações de pagamentos (recebidos e pagos) em receita.
Ou seja, o foco dele é a gestão do empreendido. Assim, sua empresa trabalha com a locação de gerador de energia e você precisa identificar o número de recibos gerados nos últimos dois anos, é o ERP que fornecerá esses dados.
Já o CRM é um sistema usado para cuidar de sua base de consumidores, tendo como principal objetivo proteger as informações comerciais e identificar formas que ajudarão no aumento de vendas.
Desta forma, as diferenças podem ser resumidas da seguinte forma: o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa, enquanto o CRM é responsável pelo controle dos clientes e vendas.
Por exemplo, se você produz balas personalizadas e busca um sistema que o ajude a entender como é a sua relação com um cliente fiel, o CRM o ajudará a responder suas perguntas, pois ele possui um banco de dados específico para isso.
Para ajudar ainda mais na compressão sobre o tema, abaixo listamos as principais características de cada um deles. Confira!
Características do CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente):
- Possui base de dados sobre os clientes;
- Histórico de todos os contatos da empresa com os clientes;
- Integração com outras ferramentas;
- Segurança das informações comerciais;
- Visualização do funil de vendas e o fluxo de negócios;
- Fácil acesso a estatísticas e relatórios de desempenho de vendedores, vendas, e outros;
- Personalização da plataforma.
Características do ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa):
- São sistemas de informação integrados, pois utilizam diversos dados de maneira unificada;
- Implementação das melhores práticas aos processos de negócios;
- Possui abrangência ampla;
- Versatilidade;
- Flexibilidade às mudanças nas empresas/operações;
- Possibilidade de Inteligência artificial.
- Possui automatização na coleta de dados e processamento.
Com isso, podemos dizer que ambos são importantes para qualquer tipo de negócio. Gostaram de saber as diferenças? Acompanhe nossos conteúdos e compartilhe nas redes sociais!