Negócios e Política

O poder do marketing de afiliados para pequenas empresas

Usado como estratégia de atração de clientes, o marketing de conteúdo é a forma de captação de clientes através da criação de conteúdos relevantes para um determinado público. Normalmente a criação desses conteúdos envolvem textos, livros, e-books, posts e vídeos em redes sociais.

Porém, fazer um marketing de qualidade nem sempre é um desafio simples de se executar, principalmente quando se trata de empresas de pequeno porte. Afinal, são tantas opções e variações de marketing que escolher uma pode ser como um terreno cheio de armadilhas, similar a um campo minado.

Parte dessa situação se dá pelo fato que normalmente empresas de pequeno porte possuem orçamentos exponencialmente menores, quando comparado com companhias já consolidadas, por isso a principal consequência é que eles invistam em marketing buscando um retorno mais rápido.

Como se aprende no curso de gestão financeira ead, o investimento em uma estratégia de marketing é um processo que pode ou não ter um retorno mais veloz, porém tudo depende de qual estratégia foi aplicada, e como ela foi aplicada.

Marketing Afiliado

Uma das opções para empresas menores é o método do marketing afiliado, uma maneira de se fazer marketing que se baseia no desempenho e que até hoje é utilizado por grandes empresas com o objetivo de saber a taxa de risco, além de melhorar a consciência de marca, o tráfego e as vendas.

Contudo, a pergunta é: como de fato funciona o marketing afiliado? É necessário que a pessoa tenha um curso de administração comercial? A resposta é mais simples do que parece, já que o marketing de afiliados é uma estratégia ao mesmo tempo um modelo de vendas. 

A diferença aqui é que a empresa que empregar esse método paga um terceiro para que esse sim realize toda venda do produto ou serviço.

Atualmente, o melhor exemplo de marketing afiliado são os influencers e os podcasters, que recebem para poder publicar conteúdos a respeito de uma determinada marca.

Ao fazer essas publicidades, recomendando aquela determinada marca, tanto o influenciador, quanto a empresa se beneficiam, pois ambos atingem seus públicos com mais impacto. 

Apesar do fato de que para executar essa estratégia, tecnicamente não é necessário nenhuma formação, tanto o curso de administração comercial, quanto a graduação em gestão de pessoas são bem-vindos nesse processo.

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Vale ressaltar que existem diferentes formas de se realizar essa essa estratégia, entre os tipos de divulgação temos:

  • Custo por clique;
  • Custo por ação;
  • Custo por mil impressões;
  • Custo por vendas;

Como dito anteriormente, apesar de cursos não serem necessariamente obrigatórios para aprender a executar o marketing de afiliados, eles sempre são bem-vindos.

Ainda sim, existem alguns cursos que podem facilitar a compreensão do processo de composição dessa estratégia, como é o caso do curso de gestão comercial ead.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Tendo compreendido o que é e como de fato funciona o marketing de afiliados, só resta saber quais as vantagens de implementar essa estratégia. Contudo, antes é necessário que você compreenda que ela tem dois lados, da mesma moeda. 

Um lado, onde existe a possibilidade de se criar diversos canais espalhados por toda internet sem gastar com a produção de anúncios e materiais desse tipo, como muitas empresas, principalmente do ramo de cosméticos fazem.

Do outro lado da moeda temos a possibilidade de se associar a uma plataforma já existente, onde além de realizar a propagação da sua marca, você garante aos afiliados uma comissão.

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Ambas maneiras trazem consigo duas vantagens essenciais, para o afiliado, a chance de ganhar dinheiro através da produção de conteúdo para internet, algo que principalmente jovens têm buscado muito atualmente.

Já para as empresas, como explicado anteriormente, o benefício se dá pela criação de canais de venda que ficarão espalhados pelos mais diferentes nichos da internet, porém também podemos colocar como principal vantagem a chance de usar uma plataforma consolidada e, assim, ter mais certeza de resultados positivos. 

Tendo colocado em cheque quais as vantagens de se utilizar esse método, podemos dizer que essa talvez seja uma boa estratégia de marketing para iniciantes ou mesmo negócios pequenos que pretendem expandir no mercado.

Por fim, e não menos importante, é válido ressaltar que cursos para gerente comercial poderão te dar novas visões sobre essa estratégia.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.