Tech

ESP8266 arduino: veja o que é e quais as variações desse item no mercado

O esp8266 é um microcontrolador para protoboard muito conhecido e famoso por conta das suas aplicações, uma vez que o esp8266 mais do que um microcontrolador comum pois sua versão vem com um Wi-Fi nativo, o que dá muito mais possibilidade para um programador criar protótipos diferentes e inteligentes! 

Hoje iremos conhecer de modo muito mais profundo como o esp8266 funciona, quais suas principais características, qualidades, para que é utilizado e suas variações no mercado de peças eletrônicos. Confira!

O que é um ESP8266 arduino?

O esp8266 é um microcontrolador para placas de protoboard, ideal para ser utilizado em prototipagem! Os microcontroladores são como pequenas unidades de processamento que podem ser combinadas com eletrônicos, dando origem a protótipos de robótica incríveis e bastante versáteis. 

Hoje em dia há uma série de opções incríveis para utilizar os microcontroladores, incluindo o esp8266, para criação de projetos realmente surpreendentes. Com as peças certas, os microcontroladores podem criar uma série de projetos de automação residencial, peças e controladores para trabalho e outros projetos de robótica caseira. 

Um dos grandes bens do esp8266 e dos microcontroladores em geral é trazer para o ambiente doméstico a possibilidade de criar projetos de robótica.

Quais são as principais vantagens de usar um ESP8266 arduino?

Existem mais de um microcontrolador no mercado além do esp8266. Porém, entre todos um dos mais conhecidos e utilizados é o próprio esp8266, e isso não é por acaso. Esse microcontrolador, ao contrário da maioria, vem com um sistema nativo de Wi-Fi, suportando assim a conexão com a internet. 

Essa é uma das grandes vantagens do microcontrolador esp8266, pois os outros microcontroladores do mercado até suportam a conexão com a internet, mas dependem de outros dispositivos e acessórios para realizarem a conexão, o que pode encarecer o projeto e ir na contramão do objetivo dos microcontroladores de protoboard, que é democratizar a robótica. 

Além dessa vantagem em relação a outros itens do mercado, o microcontrolador esp8266, também suporta o mesmo método de programação do arduino, então mesmo com novas funcionalidades esse dispositivo ainda é muito fácil de ser programado! 

Quais são as variações desse item no mercado?

Já citamos algumas das principais vantagens do esp8266, mas saiba que esse dispositivo tem algumas variações chamadas de módulos que trazem ainda mais vantagens e aplicações do dispositivo em alguns mecanismos e projetos. Vamos conhecer as principais! 

●     Esp8266 módulo ESP-01: mais compacto e pequeno;

●     Esp8266 módulo ESP-05: baixo custo mas ótimo desempenho em conexão com a internet;

●     Esp8266 módulo ESP-07: peça bastante compacta muito utilizada em automação residencial;

●     Esp8266 módulo ESP-12E: um dos dispositivos mais completos de todo o mercado.

Seja qual for a versão do esp8266, utilize o microcontrolador do produto combinado com a protoboard para criar projetos de robótica impressionantes!

Qual é a finalidade deste produto?

O uso do esp8266 é bastante variado, pois esse microcontrolador pode ser utilizado em praticamente qualquer projeto pessoal de robótica, e nesse caso o céu é o limite! Milhares de pessoas já criaram milhares de projetos de robótica diferentes utilizando o esp8266, seja para trazer automação residencial ou para criar dispositivos de monitoramento de algum dado do ambiente. 

A grande diferença do esp8266 é que todos esses dispositivos podem estar conectados na internet, fornecendo assim em muitos casos informação em tempo real sobre o ambiente, levando a informação para o computador e smartphone do usuário.

Seja qual for a utilização, o esp8266 segue sendo um item indispensável para qualquer projeto de robótica! Com isso em mente, procure por uma loja que seja referência no mercado e adquira seu esp8266 outros modelos de protoboard, para iniciar seus projetos de automação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − doze =