Negócios e Política

Conheça as opções ideais de investimento para aposentadoria

Conheça as opções ideais de investimento para aposentadoria

Aplicar recursos na previdência privada pode garantir independência financeira

Muitas pessoas podem achar que pensar na aposentadoria se refere a parar de trabalhar depois de 50 anos de idade. Mas a realidade é outra. É muito plausível fazer planejamentos o mais cedo possível, principalmente quando o sistema previdenciário público apresenta insegurança.

A saída que os interessados podem recorrer é, nesses casos, realizar investimentos próprios para garantir uma previdência individual. Isso é possível com educação financeira e um bom planejamento. Por isso, vamos te explicar como construir uma reserva financeira, sem precisar depender do governo, e viver com mais tranquilidade ao se aposentar.

Antes de tudo, é fundamental reforçar que o trabalho é a principal fonte de renda para a grande maioria da população brasileira. Quando acontece a aposentadoria, automaticamente, a renda trabalhista é cessada. Para que não haja uma dependência deste tipo de remuneração, é preciso começar a investir para garantir qualidade de vida financeira. Confira as melhores opções!

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o primeiro a ser citado pela simplicidade que o caracteriza. Basicamente, quando você compra um título desse investimento, empresta dinheiro ao governo federal. Depois, o retorno acontece acrescido de juros em um prazo determinado. Uma métrica utilizada é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que leva em conta a inflação brasileira.

Fundos de investimento

Nesse caso, o principal atrativo é a diversificação de carteira. Sendo assim, é possível conseguir rentabilidades boas com aplicações simples. O primeiro passo é identificar qual o seu perfil e depois buscar os melhores ativos que te agradam. Fique atento, pois comparar as taxas administrativas pode ser o diferencial para ter mais lucros.

CDB – Certificado de Depósitos Bancários

Para a renda fixa, o indicado é aplicar recursos em Certificados de Depósitos Bancários, ou, como é mais conhecido, o CDB. Esses títulos têm três tipos de classificações. O primeiro é o prefixado. No momento em que o investimento for realizado, você saberá quanto o dinheiro irá render. O pós-fixado depende de uma variação, e o modelo híbrido é uma mescla dos dois anteriores. Você saberá quanto irá render junto de um acréscimo de variação.

Fundos de Investimentos Imobiliários

Atualmente, esse é um dos ativos que mais chamam a atenção no mercado financeiro. Você investe em um fundo que faz a captação e aplica no setor imobiliário. A rentabilidade é paga mensalmente, justamente como se fosse um aluguel.

Esses são um dos principais ativos que podem ser realizados com muita antecedência, bem antes da aposentadoria iniciar. Entender o que é previdência privada pode garantir um presente e um futuro sem dependência financeira. Basta escolher o investimento que mais  te agrada e começar a aplicar recursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =