Aplicar recursos na previdência privada pode garantir independência financeira
Muitas pessoas podem achar que pensar na aposentadoria se refere a parar de trabalhar depois de 50 anos de idade. Mas a realidade é outra. É muito plausível fazer planejamentos o mais cedo possível, principalmente quando o sistema previdenciário público apresenta insegurança.
A saída que os interessados podem recorrer é, nesses casos, realizar investimentos próprios para garantir uma previdência individual. Isso é possível com educação financeira e um bom planejamento. Por isso, vamos te explicar como construir uma reserva financeira, sem precisar depender do governo, e viver com mais tranquilidade ao se aposentar.
Antes de tudo, é fundamental reforçar que o trabalho é a principal fonte de renda para a grande maioria da população brasileira. Quando acontece a aposentadoria, automaticamente, a renda trabalhista é cessada. Para que não haja uma dependência deste tipo de remuneração, é preciso começar a investir para garantir qualidade de vida financeira. Confira as melhores opções!
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o primeiro a ser citado pela simplicidade que o caracteriza. Basicamente, quando você compra um título desse investimento, empresta dinheiro ao governo federal. Depois, o retorno acontece acrescido de juros em um prazo determinado. Uma métrica utilizada é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que leva em conta a inflação brasileira.
Fundos de investimento
Nesse caso, o principal atrativo é a diversificação de carteira. Sendo assim, é possível conseguir rentabilidades boas com aplicações simples. O primeiro passo é identificar qual o seu perfil e depois buscar os melhores ativos que te agradam. Fique atento, pois comparar as taxas administrativas pode ser o diferencial para ter mais lucros.
CDB – Certificado de Depósitos Bancários
Para a renda fixa, o indicado é aplicar recursos em Certificados de Depósitos Bancários, ou, como é mais conhecido, o CDB. Esses títulos têm três tipos de classificações. O primeiro é o prefixado. No momento em que o investimento for realizado, você saberá quanto o dinheiro irá render. O pós-fixado depende de uma variação, e o modelo híbrido é uma mescla dos dois anteriores. Você saberá quanto irá render junto de um acréscimo de variação.
Fundos de Investimentos Imobiliários
Atualmente, esse é um dos ativos que mais chamam a atenção no mercado financeiro. Você investe em um fundo que faz a captação e aplica no setor imobiliário. A rentabilidade é paga mensalmente, justamente como se fosse um aluguel.
Esses são um dos principais ativos que podem ser realizados com muita antecedência, bem antes da aposentadoria iniciar. Entender o que é previdência privada pode garantir um presente e um futuro sem dependência financeira. Basta escolher o investimento que mais te agrada e começar a aplicar recursos!