Negócios e Política

Tire suas dúvidas sobre o que é uma Dark Kitchen!

O modelo de dark kitchen tem feito sucesso com a entrega de comida por aplicativos. Tire suas dúvidas e saiba se é um negócio lucrativo.

O conceito de dark kitchen tem avançado cada vez mais no Brasil. Embora já seja um modelo de negócios com mais de 30 anos, desde que surgiu na China, foi durante a pandemia de Covid-19 que passou por um verdadeiro boom.

No ano de 2021, as dark kitchens foram a escolha de quase 60% das franquias no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No mesmo ano, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as vendas por delivery de comida somaram R$ 35 bilhões no país.

Tal crescimento não se dá por acaso e, neste texto, vamos responder às principais dúvidas sobre o que são e como funcionam as dark kitchens.

O que é dark kitchen?

Dark kitchen é um tipo de restaurante que funciona exclusivamente online. Não há um espaço físico para refeições e, em vez disso, esse estabelecimento se concentra em atender aos pedidos. Os clientes fazem pedidos online e recebem suas refeições por meio de serviços de delivery ou retirada no local.

As dark kitchens são conhecidas como “cozinhas fantasmas” porque não são visíveis ao público. Esse é um modelo de negócios que ganhou força nos últimos anos devido ao surgimento de serviços de alimentação baseados em entrega, como iFood e UberEats.

Como funciona uma dark kitchen?

As dark kitchens funcionam como um restaurante tradicional, exceto que não há área para refeições. Em vez disso, a cozinha é usada exclusivamente para produção de alimentos.

Todos os pedidos são recebidos por meio de serviços de entrega, como os já tradicionais aplicativos de delivery. A comida é preparada na cozinha e, depois, entregue ao cliente.

Graças à facilidade do modelo, ele vem sendo adotado por públicos diferentes: de vendedores autônomos que cozinham na própria casa até restaurantes tradicionais.

Vale lembrar que serviços como o iFood aceitam cadastros a partir de CNPJ ou CPF. No caso das pessoas físicas, no entanto, o cadastro no app tem validade de apenas 12 meses e não há acesso a promoções da plataforma.

Quais são as vantagens das dark kitchens?

As “cozinhas fantasmas” são vantajosas para restaurantes e clientes. Para restaurantes, oferecem uma maneira econômica de expandir seu alcance e aumentar sua base de clientes. Já para os clientes, são uma maneira conveniente de pedir comida sem precisar sair de casa.

Veja mais vantagens das dark kitchens para os negócios:

Economia de custos

As dark kitchens geralmente são mais baratas de operar do que os restaurantes tradicionais porque exigem menos funcionários, menos recursos e nenhuma loja física.

Maior eficiência

As dark kitchens são altamente eficientes. São projetadas para produzir refeições com rapidez e alto padrão de qualidade. Essa eficiência ajuda os restaurantes a maximizar os lucros e reduzir os custos.

Maior alcance

As dark kitchens podem atingir um público mais amplo do que os restaurantes tradicionais. Ao usar serviços de entrega,é possível entregar comida para mais pessoas em menos tempo.

Maior flexibilidade

As dark kitchens são mais flexíveis do que os restaurantes tradicionais. Eles podem responder rapidamente às mudanças nas tendências alimentares e nas demandas dos clientes. E podem oferecer uma variedade de itens de menu que seriam muito caros ou difíceis de produzir em um restaurante comum.

Dark kitchen é um negócio lucrativo?

Sim, as dark kitchens podem ser um negócio lucrativo. Por causa de seus custos indiretos mais baixos e maior eficiência, inclusive, podem render mais dinheiro do que os restaurantes tradicionais.

Elas são especialmente populares nas grandes cidades, onde o espaço é escasso e a demanda por entrega e retirada de comida é alta. Com a tecnologia certa, marketing e estrutura operacional, uma dark kitchen pode ser uma empresa de sucesso.

Como montar uma dark kitchen

Montar sua própria dark kitchen é menos desafiador do que um restaurante tradicional. Veja a seguir o que você precisa fazer.

1. Encontre um local adequado

A parte mais importante da configuração de uma dark kitchen é encontrar o local certo. Deve ser de fácil acesso, ter opções de estacionamento para retirada de pedidos e estar localizado perto de clientes em potencial.

2. Escolha um conceito de comida

Decida que tipo de comida você servirá em sua cozinha escura. Pode ser uma cozinha específica, um serviço de preparação de refeições ou qualquer outro conceito que você ache que funcione melhor.

3. Prepare a cozinha

Equipe sua cozinha com todos os eletrodomésticos, utensílios e suprimentos necessários. Certifique-se de que tem espaço suficiente para trabalhar de forma eficiente e que tudo está devidamente limpo e conservado.

4. Desenvolva um cardápio

Crie um cardápio que atenda ao seu conceito e base de clientes. Inclua uma variedade de pratos fáceis de cozinhar, rápidos de servir e saborosos.

5. Comercialize sua cozinha

Promova sua cozinha escura nas redes sociais, em seu site e em diretórios locais. Não se esqueça de incluir fotos, descrições, preços e informações de contato.

6. Entregue os pedidos

Finalmente, você precisará entregar pedidos aos clientes. Você pode fazer isso sozinho, terceirizar para um serviço de entrega ou configurar uma plataforma de pedidos online

Dark kitchen pode ser MEI?

Para quem está começando com uma dark kitchen, toda forma de economia é válida. Nesse sentido, a formalização como microempreendedor individual (MEI) oferece vantagens, já que esse é o formato mais barato de empresa no Brasil.

A categoria MEI foi criada para regularizar profissionais autônomos, como vendedores de comida. Nem todas atividades são permitidas, mas é possível registrar uma dark kitchen.

Mais especificamente, a formalização é como proprietário(a) de restaurante, informando o código 5611-2/01 de Classificação Nacional de Atividades Econômicas ao abrir MEI.

Animado para iniciar um negócio de dark kitchen? Leve em conta as dicas deste texto para aumentar suas chances de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =