Tech

Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim? – Confira 4 dicas valiosas

Você já se deparou com a frustração de tentar tirar uma foto perfeita, mas a iluminação simplesmente não colabora? Não se preocupe! Neste artigo, vamos compartilhar quatro dicas incríveis que vão transformar suas fotos em ambientes com iluminação ruim. Vamos explorar como ajustar o ISO, abrir a abertura, usar o flash com sabedoria e aproveitar a estabilização da câmera para capturar imagens incríveis, mesmo em condições desafiadoras. Prepare-se para elevar suas habilidades fotográficas a um novo patamar!

Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim? Quais são as técnicas que podem utilizar para melhorar a qualidade de nossas fotos, mesmo possuindo uma iluminação ruim? Quais são os tipos de iluminação na fotografia? Neste conteúdo, trouxemos exatas 4 dicas para ajudar você a tirar suas fotos de maneira melhor, mesmo com baixa iluminação. Portanto, caso queira saber como tirar boas fotos com uma iluminação ruim, acompanhe-nos até o final do conteúdo. Vamos lá!

Como tirar boas fotos com iluminação ruim?

Deixe o sensor mais sensível à luz

Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim? Nas configurações da sua câmera você pode aumentar os valores de um parâmetro chamado ISO. Esses valores variam de um número baixo (ISO 100, por exemplo, mas também podem começar em 200 ou 50, dependendo da câmera) e podem ser aumentados. À medida que o valor aumenta, o sensor se torna mais sensível à luz, um pouco como os óculos de visão noturna, mesmo que seja um exemplo um tanto extremo.

Aumentar o ISO permite que o sensor capture e torne visível até mesmo aquela pouca luz disponível. Para isso, porém, recomendamos que você leia bem o manual de instruções da sua câmera para entender onde intervir.

Obtenha mais luz para o sensor

A outra “avenida” a ser explorada é abrir a abertura ao máximo para que você possa ter certeza de que sua câmera é capaz de capturar toda a luz possível. Se você tem uma câmera com controles manuais deve fazer isso:

  1. Se você tiver uma lente de zoom, defina-a para a distância focal mais curta. Na prática, na ampliação mais baixa;
  2. Escolha o modo “Av” ou “A” (dependendo da marca e modelo podem ser diferentes) que corresponde à “Prioridade de Abertura”. Defina o menor valor possível (pode ser 2,8 ou 3,5 ou até diferente, o importante é que seja o menor valor que sua câmera permitir).

Por que fizemos você adotar este sistema?

  1. Uma distância focal mais curta permite que a lente enquadre uma área muito maior da paisagem e, consequentemente, capture muito mais luz do que um quadro estreito;
  2. Uma distância focal mais curta reduz a ampliação e, consequentemente, também a incidência de micro desfoque (se você fotografar à mão livre, é claro);
  3. Na distância focal mais curta, em zooms padrão, você pode aproveitar a abertura máxima. Em zooms de kit (como o clássico 18–55), a abertura máxima na distância focal de 55 mm não é a mesma que você pode obter configurando a distância focal para 18 mm.

Se você tiver uma câmera compacta, escolha o modo noturno. Se você perceber que ele usa velocidades do obturador muito longas, tente o modo esportivo. No entanto, recomendamos que você consulte o manual da sua câmera para obter mais informações e detalhes de como proceder.

Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim? O flash nem sempre é bem-vindo!

Temos certeza de que a ideia de usar flash foi a primeira que você teve. Na realidade, o flash nem sempre é a escolha certa e só deve ser usado após uma análise cuidadosa. Em muitos contextos, o flash é muito invasivo e tende a incomodar aqueles ao seu redor:

  • Se você tentar usar o flash durante um show ao vivo, corre o risco de ser expulso ou ter sua câmera roubada;
  • Fotografar atletas com flash é a pior coisa que você pode fazer;
  • Aconselhamos você a evitá-lo e usá-lo apenas em situações extremas.

Use a estabilização da câmera

Você também pode considerar tirar vantagem de seu estabilizador de câmera. Muitas câmeras atualmente têm esse recurso que amortece as vibrações no sensor ou na lente para que você possa tirar fotos à mão mesmo com velocidades lentas do obturador.

Na realidade, é uma falsa vantagem, porque o estabilizador permite tirar fotos à mão livre mesmo com velocidades lentas do obturador, mas não impede que os assuntos fotografados se movam.

Conclusões finais sobre como tirar boas fotos com uma iluminação ruim

Afinal, como tirar boas fotos com uma iluminação ruim? Com pouca luz é muito difícil levar a foto para casa. Estas são as piores condições em que um fotógrafo pode se encontrar (basicamente “fotografia” significa “escrever com luz”, e se não houver luz é impossível escrever).

As câmeras modernas, com sua capacidade de aumentar o ISO para valores muito altos, e os softwares de pós-produção, no entanto, podem dar uma grande ajuda, em alguns casos até o limite do imaginável. Se você se encontra nestas condições, lembre-se dos passos básicos:

  • Aumentar o ISO;
  • Usar a abertura ao máximo;
  • Fotografe em RAW (se sua câmera permitir);
  • Em vez de uma foto borrada, tenta deixá-la um pouco subexposta (para depois corrigi-la na pós-produção).

Este foi o nosso guia sobre fotografias em ambientes com iluminações ruins. Caso ainda possua dúvidas sobre o assunto, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima

Dominando a Fotografia em Baixa Luz: 4 Dicas Essenciais para Fotos Incríveis

O artigo oferece quatro dicas valiosas para tirar boas fotos em condições de iluminação ruim. A primeira dica é aumentar o ISO da câmera, tornando o sensor mais sensível à luz. A segunda sugere abrir ao máximo a abertura da lente para capturar mais luz. A terceira dica é usar o flash com cautela, pois pode ser invasivo em certos contextos. Por fim, a quarta dica é aproveitar a estabilização da câmera para reduzir as vibrações e permitir fotos à mão livre com velocidades lentas do obturador. O artigo conclui que, apesar das dificuldades de fotografar em baixa luz, as câmeras modernas e os softwares de pós-produção podem ser de grande ajuda, permitindo ajustes como aumentar o ISO e fotografar em RAW para melhorar as imagens na pós-produção.

Como aumentar o ISO afeta a qualidade da foto em baixa iluminação?
Aumentar o ISO torna o sensor da câmera mais sensível à luz, permitindo capturar imagens mais claras em ambientes escuros.

Qual é a vantagem de abrir a abertura da lente ao máximo?
Abrir a abertura ao máximo permite que mais luz entre na lente, melhorando a exposição da foto em condições de pouca luz.

Quando é apropriado usar o flash em ambientes com iluminação ruim?
O flash deve ser usado com cautela, principalmente em ambientes onde pode ser invasivo, como shows ou eventos esportivos.

Como a estabilização da câmera ajuda em condições de baixa iluminação?
A estabilização da câmera reduz as vibrações, permitindo tirar fotos à mão livre com velocidades lentas do obturador sem desfocar.

É possível corrigir fotos subexpostas na pós-produção?
Sim, fotos subexpostas podem ser corrigidas na pós-produção, especialmente se forem tiradas no formato RAW, que oferece maior flexibilidade para ajustes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 12 =