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Como gerar tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é feito por pessoas que usam buscadores, como o Google, Bing, o Yahoo e vários outros, elas ignoram todos os anúncios e vão nos resultados não pagos para chegarem até o seu site, ou seja, é o trafego gratis de pessoas no seu site sem anunciar.

Há várias formas de conseguir isso, se a uma loja vende avental personalizado confeitaria e quer ter um maior tráfego no site.

Ela pode fazer isso por meio do planejamento estratégico com o foco todo em ajustar as estratégias de SEO do site, melhorar o conteúdo e até usar os anúncios.

Sendo possível fazer a conciliação das técnicas de marketing na ferramenta de busca. Por exemplo, uma empresa de mochila de cordinha personalizada, pode realizar mais vendas, com mais tráfego, então, juntar estratégias de orgânico e pago, é excelente.

E, sabe-se que ao ter uma estratégia boa para obter tráfego orgânico, o seu trabalho com os anúncios é mais simples. 

Uma empresa pode fazer um ótimo trabalho, atraindo por meio dos conteúdos, é o que uma empresa que vende tablet para dar aula, pode fazer.

Hoje em dia, a empresa pode produzir visitas para um site e guiar o público certo para seus canais digitais, sem ter custo com nada relacionado a anúncios ou compra de listas de e-mails, por exemplo, e isso é o que se chama de tráfego orgânico para os sites.

Simplesmente fazendo melhorias nos aspectos do site, um negócio de terceirização de recepcionistas pode receber mais propostas de contratos que antes. 

Quando o volume de tráfego no site aumenta, o trabalho agora é fazer com que a taxa de conversão cresça.

Fica difícil fazer com que o tráfego orgânico aumente, se o trabalho com as palavras-chave URL não estiver bom. O título dos conteúdos precisam ser interessantes também, ou os usuários dos motores de busca, não irão se interessar por abrir os links do seu site.

Se o site vende kit elegance preto, por exemplo, as palavras-chave, podem girar em torno desse produto, mas sem se dirigir especificamente a ele. 

Desse modo, quando as pessoas forem pesquisar no Google, sobre coisas relacionadas ao produto desta loja, vai ser mostrado para elas.

Esse é o conjunto de usuários que entraram no site e foram conquistados de modo espontâneo.

E esse também, é o principal foco de vários negócios que investem na construção de uma estratégia digital, o gasto de dinheiro às vezes precisa ser menor.

Uma empresa que forneça meias personalizadas cano alto, às vezes precisa lidar com gastos de produtos, logística para enviar os produtos, portanto, a tentativa de conseguir mais tráfego para o site da sua empresa, só pode ser conseguido organicamente.

Sendo assim, investir nessas estratégias é a única opção que os negócios têm, aprimorar os elementos internos, como carregamento do site, produção de conteúdos.

Além de também, fazer a melhoria de elementos como, o uso das palavras-chave, títulos usados e muito mais.

Muitas empresas realizam um trabalho fenomenal com o tráfego orgânico, principalmente em redes sociais. A obtenção desse tipo de tráfego, é muito explorado também pelos perfis das redes sociais, usam o algoritmo das redes a favor deles e ganham mais seguidores.

Conceito de tráfego orgânico

O tráfego orgânico são as visitas que a empresa conquista sem necessitar de fazer investimentos em mídia paga ou na compra de uma lista de e-mails. É o que ocorre, por exemplo, quando os usuários chegam no seu site após realizarem uma busca no Google.

Mais do que compreender o que é tráfego orgânico, é necessário saber a definição de tráfego e as diferenças entre o orgânico e o pago.

O tráfego é caracterizado como toda visita que a empresa tem em seus canais digitais, sejam eles site, um blog ou até mesmo apps e perfis nas redes sociais.

O chamado tráfego pago é aquele em que o negócio gasta dinheiro para possivelmente ter  mais resultados. Alguns exemplos de plataformas de anúncios, são os anúncios feitos em lugares como o Facebook Ads, Google Ads e a mídia programática.

No tráfego orgânico, a empresa pode receber visitas a qualquer momento, enquanto que, no tráfego pago, isso só ocorre enquanto tiver seu anúncio rodando. O primeiro produz visitas por importância, a empresa é encontrada porque seu conteúdo está bem ranqueado.

O segundo produz visitas por pagamento financeiro, a empresa paga ao Google para recomendar seu site ou blog para as pessoas que utilizam esse motor de busca, e acontece o mesmo em outros motores de busca que existem.

Se uma empresa de películas nano carbono quiser alcançar pessoas com a estratégia de anúncios pagos, é só pagar a plataforma que ela vai usar e começar a fazer os anúncios.

Muito embora, os dois tipos de tráfego aparentam se diferenciar também pelo custo deles, desconfie se alguém disser que tráfego orgânico não necessita de investimentos. Isso é totalmente falso.

Mesmo que o custo seja menor, paga-se só uma vez para ter resultados a longo prazo, planos estratégicos para a aquisição de clientes sempre vai precisar de investimento. E podem tomar muito tempo para produzir os resultados que são esperados.

A sua importância

O tráfego orgânico é essencial para um site ou blog aumentarem. Isso acontece porque, o tráfego orgânico auxilia na obtenção de mais visitantes, o que, por sua vez, eleva a popularidade do seu site.

O algoritmo das ferramentas de pesquisa orgânico está em constante transformação, por isso, é necessário monitorar as inovações e adicioná-las no design do seu site.

Para fazer com que uma estratégia de marketing de conteúdo fique forte e seja de alta qualidade, e que seja mantida a longo prazo, a empresa precisa ter ótimas taxas de tráfego de suas fontes orgânicas. 

Como a propaganda paga pode não ser possível no futuro, é essencial procurar formas de atrair leitores que não sejam dependentes só dos anúncios do Google. Aí que está a importância do tráfego orgânico, ele é muito mais barato e mais proveitoso que o pago.

Fontes de tráfego existentes no mundo digital

Em uma loja física, o empreendedor procura chamar a atenção das pessoas que passam, para que possam entrar em seu comércio, ver seus produtos e fazer uma compra. 

Esse processo é separado em etapas, e a primeira delas pode ser olhada como a geração de tráfego, chamando a atenção da pessoa para fazer com que ela entre na sua loja. É justamente o intuito de uma empresa de perícias ambientais.

Se na loja física, a localização, a organização da vitrine, os descontos, os cartazes, a propagação de panfletos e outras estratégias devem ser adotadas para conseguir mais tráfego, nas lojas virtuais certas táticas também devem ser criadas com esse intuito.

Há 5 fontes de tráfego presente no mundo digital, e cada um deles serão mostrados mais profundamente a seguir:

  1. O famoso tráfego pago;
  2. A geração de tráfego orgânico;
  3. O tráfego chamado de direto;
  4. O grandioso tráfego de referência;
  5. Por fim, tráfego social.

Essas são as fontes de tráfego no mundo digital, são os modelos mais utilizados para conseguir pessoas circulando, seja em um site, blog ou em páginas das redes sociais.

1. O famoso tráfego pago

É caracterizado por adquirir espaços digitais, que ajudam a propagar sua loja para as pessoas com certos gostos ou que estão buscando por palavras-chave semelhantes aos seus produtos.

2. A geração de tráfego orgânico

É constituído por pessoas que usam os buscadores, como o Google, Bing, Yahoo ou outros, não veem os anúncios e apertam nos resultados não pagos para irem até o seu site.

3. O tráfego chamado direto

É só imaginar em uma loja online que já há o costume de comprar. Quantas vezes a pessoa já digitou o endereço dessa loja em um navegador para visitar ela, olhar as ofertas, ver produtos e realizar uma compra, provavelmente, muitas vezes. 

Portanto, o tráfego direto é a ação de digitar a URL e ir diretamente para o site da empresa desejada.

4. O grandioso tráfego de referência

Quando um usuário está navegando em algum outro site, e clica em um link que o manda para sua loja virtual e entra nela, é como uma recomendação online. 

5. E o tráfego social

São os visitantes que apertam em posts nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e outras, para serem direcionados até o seu site. 

Dicas para gerar tráfego orgânico

Agora que foram apresentados os aspectos importantes do tráfego orgânico, serão mostradas dicas de como fazer melhor para que esse tráfego cresça. 

Observem as 4 dicas:

  1. Tenha um foco maior na sua persona;
  2. Faça investimentos nas estratǵias de SEO;
  3. Faça pesquisas sobre palavra-chave;
  4. Por fim, crie conteúdos que gerem valor.

Essas são as dicas mais importantes e que não demandam tantos processos. Segui-las fará com que seu tráfego aumente. Mas, tenha sempre em mente que esse trabalho é para o longo prazo.

Considerações finais

Após fazer a leitura deste artigo, a pessoa tem tudo o que necessita para aumentar o tráfego orgânico, diminuir os seus custos e aumentar o lucro da sua empresa. O tráfego orgânico exige muito pouco do seu financeiro, por isso, buscá-lo é muito mais em conta.

É um caminho que engloba a utilização de várias técnicas, como foi possível ver. Porém, o que é mais interessante de tudo é que quanto mais elas são utilizadas, mais as pessoas vão aprender.

Porque a quantidade de esforço colocado para que essas estratégias deem certo, são maiores. Uma empresa deve ter uma equipe focada na geração de tráfego orgânico, e vai ver como será benéfico a longo prazo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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