Negócios e Política

Por que investir em coworking?

Coworking é um espaço que fomenta a inovação, troca de experiências e criatividade, requisitos fundamentais para que os projetos cresçam e os profissionais possam desenvolver suas habilidades.

O conceito de coworking pode se voltar para muitas coisas, de maneiras diferentes e de intensidades variadas. Pode-se dizer que é um grupo de pessoas que trabalham e desenvolvem seus negócios juntos, para crescer de maneira colaborativa e rápida.

Também pode aparecer por meio de diferentes iniciativas, sendo o local ou empresa que oferece a estrutura necessária para que as organizações se juntem e desenvolvam seus produtos e serviços.

Os espaços podem ou não ter fins comerciais e oferecem estrutura de um escritório tradicional, compartilhado por todos os integrantes. 

Costuma ser frequentado por empresas e profissionais independentes que buscam criatividade e troca de experiências.

Atualmente, com o modelo de trabalho home office cada vez mais comum, muitas pessoas procuram esses espaços para desenvolver suas atividades profissionais, sem abrir mão da estrutura necessária para o seu desempenho.

Da mesma forma, profissionais freelancer preferem o coworking para ter acesso a oportunidades. Neste artigo, entenda o conceito desse modelo, como funciona e porque investir.

Entenda o conceito de coworking

Pequenas empresas e profissionais independentes podem utilizar um espaço de coworking como escritório. É possível contratar um plano baseado em horas de uso ou fazer um contrato fixo mensal.

Ele oferece a estrutura de um escritório tradicional, possui boa localização e é formado por profissionais de diferentes áreas para trocar experiências, e tudo isso com custos inferiores a um escritório.

Para manter os locais sempre limpos e organizados, contam com empresas terceirizadas de limpeza e manutenção de escritórios, assim como limpeza de fachada ACM.

Mas, muitos costumam confundir coworking com escritório virtual e outros tipos de condomínios empresariais. Esses empreendimentos compartilham o mesmo teto, mas são pensados para que as empresas atuem de maneira independente.

As pessoas não costumam se misturar e geralmente não formam uma comunidade de profissionais. Os custos também costumam ser mais altos, principalmente para os profissionais que atuam por conta própria, como no caso do freelancer.

Embora os escritórios virtuais sejam boas opções, são mais indicados para empresas grandes e organizações que precisam isolar sua equipe de outros colegas.

O coworking é ideal para quem trabalha de casa, sendo um investimento para aqueles que precisam de um espaço adequado para receber clientes ou que desejam formar uma rede de contatos maior.

Você não precisa ir para esse escritório todos os dias, mas investir nele é uma forma de aumentar sua produtividade e ter toda a estrutura necessária para seus projetos.

Como funciona na prática

O funcionamento do coworking é muito simples, pois basta que o profissional ou empresa, como uma especializada em aluguel maquina de xerox, alugue um espaço de trabalho, por meio de diferentes tipos de contrato.

É possível ter uma sala exclusiva, que geralmente é compartilhada para empresas maiores, visto que são modelos que comportam mais pessoas.

O profissional não terá necessariamente uma sala, pois pode ser uma mesa ou um espaço aberto que será dividido com outras pessoas. Essa característica é fruto do objetivo de fortalecer o compartilhamento de ideias e evitar que os profissionais fiquem isolados.

Fazer parte de um coworking traz acesso a várias facilidades que custam mais em um pequeno escritório, como:

  • Recepção;
  • Internet;
  • Espaços de convivência;
  • Infraestrutura adequada.

O profissional também terá contato intenso com outras pessoas, além da possibilidade de conhecer indivíduos de diferentes mercados. Existem muitos casos em que pessoas encontram fornecedores ou até mesmo sócios nesses ambientes.

Por que investir em coworking?

Quem atua como empreendedor individual, sabe que trabalhar em casa pode ajudar a reduzir os custos, entretanto, algumas pessoas não gostam da solidão ou não sabem evitar as distrações domésticas.

Da mesma forma como uma empresa de chave codificada precisa da infraestrutura necessária para expandir os negócios, esses profissionais também precisam.

No caso dos pequenos negócios, o escritório tradicional pode ser muito caro e às vezes exige um contrato mais extenso. O coworking surge como uma alternativa barata e flexível, e existem muitas razões para investir, como:

Escritório mais barato

Esses espaços cobram um valor muito menor do que no escritório tradicional, trazendo mais economia para aqueles que ainda não têm capital necessário para investir.

Quando o negócio crescer o suficiente, aí sim para sentido investir em um escritório físico e um espaço próprio.

O local possui toda a estrutura necessária para garantir a qualidade do trabalho e a concentração dos profissionais que atuam nele. O coworking conta com mobiliário adequado, cadeiras ergonômicas, iluminação apropriada e espaço de descompressão.

Em linhas gerais, você terá a qualidade de um escritório da mesma forma que as grandes empresas, mas totalmente voltado para os pequenos negócios.

Boa localização

Assim como uma central auto elétrica, o freelancer também precisa de um ambiente adequado para trabalhar. Muitos profissionais que atuam em casa não possuem um local estruturado e separado dos outros ambientes para trabalhar.

O coworking é um espaço perfeito porque oferece a estrutura completa de um escritório, com acesso à internet, impressora e assim por diante.

Seu local de trabalho será em um endereço comercial bem localizado, trazendo mais credibilidade para aquilo que você faz. É possível usá-lo no material de comunicação do negócio, evitando o uso do endereço residencial.

O contato com outros profissionais e outras organizações também é uma vantagem que traz excelentes retornos para os negócios.

Salas de reunião

Para aqueles que formam um grupo maior de pessoas que precisam trabalhar juntas, é possível alugar uma sala privativa.

Além disso, um profissional de projeto ar condicionado apartamento pode ter acesso às salas de reuniões para receber seus clientes e ter conversas privadas com seus colaboradores.

Início rápido

Não existe nenhuma burocracia na hora de trabalhar em um espaço coworking. O profissional só precisa escolher seu plano, se instalar e começar a trabalhar.

Ou seja, não é necessário planejar uma mudança e gastar dinheiro nesse processo. Basta levar seu computador e os materiais que utiliza no dia a dia para realizar suas tarefas.

Se houver algum problema com a mobília, conexão com a internet, dentre outras questões, basta procurar a administração do espaço e resolver.

Estacionamento

Existem muitas dificuldades para encontrar um bom local para estacionar e isso afeta tanto os profissionais quanto os clientes.

Muitos espaços coworking oferecem essa facilidade para empresas que contratam o espaço, e ainda existe a possibilidade de pagar apenas pelo tempo utilizado.

Aumento da produtividade

O coworking é um espaço com toda a estrutura necessária para garantir o conforto durante o horário de trabalho, pois conta com mobília adequada, persiana romana com bandô, dentre outros recursos.

Em casa, para muitos, não é fácil conseguir isso e ainda existem algumas distrações que podem atrapalhar o ritmo de trabalho. Até mesmo aqueles que possuem um espaço adequado em casa podem ter problemas com interrupções.

Dentro do coworking você vai atuar com outros profissionais que também precisam de foco para concluir o trabalho. Isso acaba aumentando a produtividade e traz mais motivação para o profissional.

A sensação de estar realmente trabalhando, sem precisar conciliar tarefas domésticas e profissionais, traz mais tranquilidade e foco.

Internet mais rápida

As empresas, como um fabricante de massas para drywall, precisam de internet com velocidade significativa para realizarem suas atividades, algo que nem sempre é possível ter em casa.

Por outro lado, um espaço de coworking não tem problemas com preço ou dificuldade de instalação, e sua internet de alta qualidade é uma das vantagens inclusas nos planos de contratação.

Mais flexibilidade

Se você for alugar um escritório convencional, o contrato de aluguel é estipulado por, pelo menos, 12 meses, ou seja, o profissional fica preso ao local até que o contrato termine.

Por outro lado, o coworking oferece planos anuais mais vantajosos, primeiro porque o valor é menor e segundo porque é possível escolher planos mensais, que permitem ao profissional saber se gosta ou não do ambiente.

Além disso, se um fabricante de rótulos BOPP crescer e precisar de mais espaço, terá mais facilidade para fazer a transição.

Melhora a imagem profissional

A empresa vai contar com aparelhos telefônicos e individuais e serviço de recepção, esses aspectos transmitem mais profissionalismo e credibilidade para o negócio.

É possível acrescentar o número de telefone comercial ao cartão de visitas, algo que faz toda a diferença para conquistar clientes.

Considerações finais

Os espaços de coworking trazem muitas possibilidades para empresas pequenas e profissionais autônomos, melhorando o dia a dia no trabalho e ajudando a crescer.

Investir neles é a melhor forma de ser mais produtivo, ter contato com outros profissionais e trocar experiências valiosas para suas habilidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =