Tech

Como funcionam as tecnologias de tratamento de esgoto industrial e qual o impacto delas na preservação do meio ambiente?

A preocupação com a preservação do meio ambiente é um assunto com pautas cada vez mais frequentes, pois essas questões estão diretamente relacionadas ao nosso bem-estar e até mesmo são determinantes para o futuro da humanidade.

Diante disso, um tema que tem ganhado cada vez mais proporção e destaque é justamente o descarte inadequado de efluentes industriais, que tem representado um risco ao meio ambiente e afetando até mesmo o desenvolvimento urbano.

Segundo a norma ABNT – NBR 9800/1987, são estabelecidos critérios para efluentes no sistema coletor público de esgoto sanitário, denominando e deixando bem claro que os efluentes industriais são despejos líquidos provenientes das áreas de processo industrial.

Logo, devido a essa denominação, os efluentes costumam incluir os provenientes originados nos processos de produção, como as águas de lavagem e de operação de limpeza que de forma comprovada apresentem poluições pelos produtos que são utilizados no estabelecimento industrial.

Ou seja, por mais que essa situação seja punida e pautada por lei, é necessário redobrar a atenção em relação a esses fatores, pois eles geram grandes danos ao meio ambiente e podem acabar sendo extremamente prejudiciais.

Dessa forma, a aplicação de alguns processos e direcionamento por uma empresa de reciclagem é uma ação cada vez mais necessária para que os efluentes possam ser contratados e contidos ao se tratar das indústrias.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os efluentes e as tecnologias de tratamento de esgoto industrial, evidenciando a significação desse termo, a importância de realizar seu treinamento, seus impactos e benefícios do seu tratamento para o meio ambiente.

O que é o efluente industrial?

Quando consideramos o dia a dia de uma indústria, ela pode gerar diversos tipos de efluentes, ou seja, resíduos provenientes das atividades humanas, como é o caso dos originários do esgoto sanitário e os industriais.

O primeiro tipo de efluente destacado se caracteriza por alguns defeitos provenientes do banheiro e da cozinha, sendo dispostos através das fossas, de hábitos higiênicos e as conhecidas necessidades fisiológicas.

  Criptomoedas: Saiba formas de usá-las no seu negócio

Nesse caso, uma estação de tratamento de esgoto industrial pode acabar resolvendo possíveis falhas e fazendo com que se evite possíveis danos ao meio ambiente e situações de risco.

Já o efluente industrial possui algumas características próprias que geralmente o identifica, sendo principalmente inerentes ao processo fabris, variando de acordo com as suas características químicas, físicas e biológicas.

Além do mais, boa parte da diferenciação dos efluentes industriais estão associados a algumas questões, como:

  • Atividade da indústria;
  • Operação;
  • Matérias-primas utilizadas;
  • Realização dos processos.

Sendo assim, para que sejam avaliados os parâmetros para a realização de um tratamento, é necessário que se tenha uma amostra do resíduo líquido coletado e enviado para um laboratório credenciado, tendo praticamente uma espécie de manutenção industrial.

A importância de realizar o tratamento de efluentes

A importância do tratamento de efluentes industriais está totalmente ligada à escassez de água potável em todo o mundo, aliada principalmente a questões como economizar no consumo diário, investir em medidas e reaproveitar a água da chuva.

Para que você tenha ideia, a indústria por si só é responsável por cerca de 22% da água, enquanto a agricultura chega até a 70%, enquanto o consumo doméstico alcançou somente 8%.

Além do mais, segundo uma previsão importantíssima da ONU, até 2030 é provável que o planeta precise de 40% a mais de água, colocando em alerta o quanto a preservação desse recurso é algo totalmente necessário.

Vale ressaltar também que outro dado que tem despertado a preocupação e alerta em relação aos efluentes é que o desperdício de água atualmente já passa da marca dos 50%.

Dessa forma, para uma logística reversa empresas, que trabalha com o ramo de industriais, uma das principais soluções é a reciclagem desse recurso, realizando o tratamento dos efluentes industriais.

Por mais que a água descartada pela indústria não possua os parâmetros necessários para o consumo humano, ela pode acabar sendo reutilizada para outros fins, como para a lavagem de reatores e tanques móveis ou até mesmo para torres de resfriamento e afins.

Por isso, diante da urgência em relação a preservação do meio ambiente e a necessidade de estabelecer ações que visem essa ação, a importância do tratamento de efluentes é algo evidente e que deve estar em total destaque diante das indústrias.

  A importância da tecnologia e inovação na otimização dos processos de uma empresa de terraplanagem

Impactos do descarte ilegal por parte das indústrias

Muitos não têm ideia do quanto o descarte ilegal dos efluentes pode acabar tendo danos gravíssimos ao meio ambiente e o quanto essa ação pode ser prejudicial não só agora, mas também em relação ao futuro.

Para que você tenha ideia, o lançamento inadequado de efluentes impacta principalmente nas características do solo e da água, podendo poluir e gerar danos praticamente irreparáveis à natureza.

Ou seja, as consequências desse descarte ilegal são os prejuízos alarmantes para os mananciais, desequilíbrio do ecossistema aquático e principalmente por gases tóxicos que se refletem em todo o meio ambiente.

Além do mais, para que haja, por exemplo, uma análise de solo agricultura de precisão para tentar a recuperação, as políticas e ações de recuperação tendem a ter valores altos e que podem acabar gerando um desequilíbrio.

Por isso, o descarte ilegal de efluentes vão desde danos a natureza até danos que se refletem no fator financeiro, além das águas contaminadas que podem gerar graves doenças como hepatites, cólera, diarreia e afins.

Sendo assim, realizar o descarte da forma adequada e buscar sempre aplicar o tratamento de efluentes é um passo necessário e que deve ocorrer para que se tenha reflexos positivos em relação ao meio ambiente e a sua preservação.

Benefícios do tratamento de efluentes 

Os benefícios do tratamento de efluentes podem ir muito além do que imaginamos, pois os reflexos positivos dessa ação podem ser importantes e determinantes desde para uma empresa que trabalha com aluguel de caçamba de entulho a toda a indústria.

Além do mais, como podemos ver, quando os efluentes não são descartados de forma correta, eles se tornam uma fonte fortíssima de contaminação ao meio ambiente, gerando para o planeta reflexos totalmente negativos.

Entretanto, ao implantar o tratamento e fazer com que ele se torne parte da sua indústria, ele é um dos principais aliados para a preservação de hábitos cada vez mais positivos.

Com isso, para que fique claro, confira os benefícios do tratamento de efluentes e veja o quanto essa questão é determinante diante das indústrias.

Reaproveitamento

O reaproveitamento é uma característica muito comum ao falarmos da preservação, pois desde uma reciclagem nr 13 até os processos de tratamento de efluentes, eles têm esse intuito muito evidente.

  O que são as placas de ACM e quais as desvantagens desse material?

No caso do tratamento de efluentes, alguns resíduos podem ser valorizados e aproveitados em diversos processos industriais, o que tende a gerar economia dos recursos naturais e financeiros da indústria envolvida nesse processo.

Preservação de nascentes

Ao realizar o tratamento de efluentes e se preocupar com essas questões, até mesmo os berços de rios e outras fontes de água são poupadas e tendem a ter uma preservação e melhora em seu funcionamento natural.

Economia com saúde pública

Com o tratamento adequado dos efluentes, o cenário e prospecção é que haja uma redução em relação a saúde pública, pois se tem uma diminuição no contato com os dejetos e riscos desse processo.

Além do mais, os benefícios de realizar o tratamento de efluentes podem acabar indo muito além de somente o que foi destacado, tendo melhorias até mesmo em:

  • Melhor contribuição da empresa para o consumo consciente;
  • Valorização da imagem da empresa;
  • Atendimento à legislação vigente.

Ou seja, tão importante como uma antecipação de recebíveis, o tratamento de efluentes para indústria é algo que deve acontecer para evitar riscos ao meio ambiente e estabelecer hábitos extremamente positivos.

Afinal de contas, o descarte de forma inconsciente em relação aos efluentes tem contribuído para um cenário preocupante e até mesmo desesperador ao consideramos o futuro da humanidade.

Por isso, é extremamente importante olhar não só para o agora, mas também para o futuro, pois como foi visto, a prospecção é que iremos precisar de mais recursos, e ações e hábitos que começam agora tendem a refletir positivamente daqui 10, 15 ou até mesmo 30 anos.

Dessa forma, o tratamento dos efluentes é algo necessário e que deve ser visto diante das indústrias com muito mais frequência, pois essas ações são exatamente o que deve ser feito para uma preservação e cuidado ao meio ambiente.

Seguindo as recomendações que foram dadas ao longo do texto, como utilizar a água da chuva para processos onde não é necessária a água potável, podemos ter um consumo mais consciente e dar uma previsão mais favorável para o futuro.