Blog

O que são as placas de ACM e quais as desvantagens desse material?

acm

Você já ouviu falar em placas de ACM, mas sabe realmente o que são e para que servem? Essas placas, feitas de Alumínio Composto, são incrivelmente versáteis e usadas em tudo, desde fachadas de edifícios até sinalizações. Neste artigo, vamos mergulhar no mundo das placas de ACM, descobrindo suas vantagens e também as desvantagens que você precisa conhecer antes de escolher esse material para seu próximo projeto. Vamos lá?

As placas de ACM (Alumínio Composto) são um material composto por duas camadas de alumínio, unidas por um núcleo de polietileno de baixa densidade e que é mais usada do que se imagina no dia a dia. 

Esse tipo de material é bastante utilizado em fachadas de edifícios, em placas de sinalização, em stands de exposição e em outros tipos de comunicação visual, principalmente em grandes lojas.

As placas de ACM são populares devido à sua resistência, leveza e flexibilidade, o que as tornam fáceis de manusear e instalar. 

Além disso, elas apresentam um acabamento uniforme e uma grande variedade de cores e texturas, permitindo a criação de projetos diferenciados.

No entanto, as placas de ACM também são controversas por causa de sua inflamabilidade. Em alguns casos, os painéis de ACM podem contribuir para a rápida propagação de incêndios em edifícios, o que tem sido um problema em diversos países. 

Hoje, é simples encontrar uma boa placa em acm na internet, principalmente quando se conta com boas indicações e com bons contatos que lhe permitem obter as melhores do mercado e por um preço que caiba no seu bolso. 

Por isso, há regulamentações específicas para o uso de placas de ACM em fachadas de edifícios em alguns lugares do mundo, pois trata-se de um material que possui os seus prós e contras no mercado e no meio de trabalho.

Tendo isso em vista, hoje iremos aprender mais sobre as placas ACM, desde para o que elas servem até mesmo as vantagens e desvantagens de se trabalhar com elas, assim como os perigos que podem trazer para os profissionais. 

Entenda para o que servem as placas ACM

As placas ACM (Alumínio Composto ou Aluminum Composite Material, em inglês) são utilizadas em diversas aplicações devido às suas características de resistência, durabilidade e leveza. Algumas das principais aplicações das placas ACM incluem:

  Estratégias de marketing de varejo para aumentar as vendas e fidelizar clientes

Revestimento de fachadas de edifícios

As placas ACM são frequentemente usadas como revestimento de fachadas de edifícios comerciais e residenciais, pois são resistentes a intempéries, assim como uma boa faca de embalagem, pois não corroem e são fáceis de limpar e manter.

Sinalização 

As placas ACM também são utilizadas para a fabricação de sinalização em áreas internas e externas, devido à sua alta qualidade de impressão, durabilidade e resistência ao desgaste. É fácil encontrá-las em estacionamentos de condomínios, por exemplo. 

Comunicação visual

Além disso, as placas ACM são frequentemente usadas em projetos de comunicação visual, como displays e letreiros, devido à sua capacidade de se adaptar a diferentes formatos e tamanhos, permitindo que os profissionais possam colocar a criatividade em jogo.

Divisórias e forros

E é claro que as placas ACM também são utilizadas na fabricação de divisórias e forros, que são usados tanto em casas quanto em apartamentos e até mesmo em escritórios, pois são resistentes, duráveis e podem ser facilmente instaladas.

Em resumo, as placas ACM são utilizadas em diversas aplicações, como em um totem acm e placas de sinalização, devido às suas características de resistência, durabilidade e leveza, tornando-as uma opção popular na construção civil e na comunicação visual.

Vantagens das placas ACM

Agora que já entende um pouco mais sobre o que são as placas ACM e para o que elas servem, chegou o momento de entender como elas podem ajudar o meio de construção civil, as obras e profissionais desse meio.

As placas ACM (Alumínio Composto ou Aluminum Composite Material, em inglês) apresentam várias vantagens em relação a outros materiais utilizados em construção e comunicação visual. Algumas das principais vantagens das placas ACM incluem:

Leveza

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a leveza desse material, pois as placas ACM tendem a ser muito leves em relação a outros materiais, o que facilita o transporte, manuseio e instalação.

Imagine um cofre de papelão e um de aço, a primeira opção é a mais leve e a maioria das pessoas concorda com isso. Quando falamos das placas de ACM, também falamos sobre um objeto que qualquer pessoa consegue carregar com facilidade. 

Durabilidade

As placas ACM são resistentes a intempéries, não corroem e são resistentes a impactos e arranhões, como vimos anteriormente, mas é sempre bom reforçar, pois isso é que as torna ideais para uso em ambientes externos e internos.

Uma pessoa que compra qualquer objeto, seja uma placa de ACM ou até mesmo uma simples peça de roupa, deseja que o produto dure bastante, essa é uma garantia que as placas de ACM entregam a qualquer consumidor.

Facilidade de instalação

Além disso, as placas ACM também podem ser facilmente instaladas com fixações mecânicas ou adesivos, o que reduz o tempo e o custo de instalação, sem que seja preciso gastar muitas horas, energia e dinheiro neste processo.

  Principais diferenças entre Micro Revestimiento Asfáltico e Lama Asfáltica

Existem diversos produtos que podem levar mais tempo para serem instalados, mas essa não é uma característica das placas de ACM, assim como não é quando se precisa de uma boa linha de vida para caminhão da melhor empresa do mercado. 

Flexibilidade

E é claro que não podemos deixar de falar que as placas ACM também podem ser facilmente cortadas, dobradas e moldadas em uma ampla variedade de formas, o que as torna ideais para projetos personalizados e criativos.

Caso deseje mudá-la de um lugar em algum momento ou até mesmo remodelar o seu formato, será simples trabalhar com isso devido a sua alta flexibilidade, o que permite um mar de opções e novidades para você. 

Em resumo, as placas ACM apresentam várias vantagens em relação a outros materiais utilizados em construção e comunicação visual, incluindo leveza, durabilidade, facilidade de instalação, flexibilidade, baixa manutenção e variedade de cores e acabamentos.

Desvantagens das placas ACM

Quando se compra um bom ralo de aço inox, é normal que o consumidor acredite que não terá desvantagens com isso, afinal de contas, trata-se de um produto que provém de um material de muita qualidade no mercado. 

Entretanto, quando falamos das placas de ACM, existem algumas desvantagens na produção e no consumo desse material, afinal de contas, nada é perfeito. Confira abaixo algumas das desvantagens: 

Preço

A primeira desvantagem das placas ACM é o preço, isso porque elas são mais caras em comparação com outros materiais, o que pode tornar o seu uso inviável em projetos com orçamento limitado.

Vivemos em uma época onde as coisas não estão tão baratas, principalmente as que dizem respeito a parte de construção, o poder aquisitivo do brasileiro está baixo e isso gera diversos problemas na hora de tentar comprar essas placas. 

Sensibilidade ao calor

As placas ACM são sensíveis ao calor e podem deformar ou derreter se expostas a altas temperaturas, elas suportam uma temperatura ambiente, assim como a necessária para um processo de transplante de fígado no hospital, por exemplo. 

Isso pode ser um grande problema em algumas aplicações, afinal de contas, isso compromete a durabilidade e qualidade do material, fazendo com que essas placas durem menos tempo do que o previsto. 

Dificuldade de reparo

Além disso, as placas ACM também são difíceis de reparar se danificadas, pois exigem a substituição da placa inteira, o que pode ser bem mais caro e demorado do que se imagina, gerando um grande estresse.

As placas ACM são fabricadas em tamanhos padrão, o que pode limitar a flexibilidade em alguns projetos que requerem tamanhos e formas personalizadas e os procedimentos de reparo, fazendo com que o dono perca toda a placa se algo acontecer. 

Impacto ambiental

E é claro que não podemos deixar de falar sobre como as placas ACM podem ter um impacto ambiental significativo, assim como as circunstâncias ambientais também podem impactar na realização de um transplante com prótese para olho, por exemplo. 

  Vídeo marketing: cativando audiências com imagens em movimento

Isso acontece justamente pelo fato das placas conterem alumínio e polietileno, que são materiais não renováveis e podem levar muitos anos para se decompor, afetando diretamente o meio ambiente.

Em resumo, as placas ACM apresentam algumas desvantagens, como preço elevado, sensibilidade ao calor, dificuldade de reparo, limitações em relação ao tamanho, propriedades de isolamento e impacto ambiental. 

No entanto, muitas dessas desvantagens podem ser mitigadas com um uso cuidadoso e consideração cuidadosa na seleção de materiais para um determinado projeto.

Saiba quais são os perigos de trabalhar com as placas ACM

Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, resolvemos listar alguns dos principais perigos que os profissionais, as empresas e diversas outras esferas podem sofrer quando decidem trabalhar com as placas ACM. Confira abaixo quais são eles:

  • Poeira;
  • Exposição a produtos químicos;
  • Riscos de incêndio;
  • Lesões, entre outros. 

Podem até parecer riscos inofensivos, mas se existirem, podem gerar problemas maiores e, às vezes, irreversíveis para algumas pessoas. Por isso, vale a pena atentar-se para a maneira com a qual as placas de ACM são trabalhadas. 

Considerações finais 

Dessa forma, será mais do que possível trabalhar tanto com as placas de ACM quanto com qualquer outro material que te ajude a ter o resultado que precisa, mas da forma mais segura e acessível possível para a sua realidade.

Placas de ACM: Entenda Suas Utilidades e Limitações

As placas de ACM são amplamente utilizadas em várias aplicações devido à sua resistência, durabilidade e leveza. Elas são ideais para revestimento de fachadas, sinalização, comunicação visual, divisórias e forros. Entre as vantagens das placas de ACM estão sua leveza, durabilidade, facilidade de instalação e flexibilidade. No entanto, elas apresentam desvantagens como preço elevado, sensibilidade ao calor, dificuldade de reparo e impacto ambiental significativo. Além disso, o artigo aborda os perigos associados ao trabalho com placas de ACM, incluindo exposição a poeira e produtos químicos, riscos de incêndio e lesões.

Quais são as principais aplicações das placas de ACM?
São usadas em revestimento de fachadas, sinalização, comunicação visual, divisórias e forros.

Quais são as vantagens das placas de ACM?
Incluem leveza, durabilidade, facilidade de instalação e flexibilidade.

Quais são as desvantagens das placas de ACM?
Preço elevado, sensibilidade ao calor, dificuldade de reparo e impacto ambiental.

As placas de ACM são ambientalmente sustentáveis?
Não, elas têm um impacto ambiental significativo devido ao uso de materiais não renováveis.

Existem riscos associados ao trabalho com placas de ACM?
Sim, incluem exposição a poeira e produtos químicos, riscos de incêndio e possíveis lesões.