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Como fazer auditoria nas páginas de seu site?

Como está o desempenho do seu site? O número de acessos está alto? A velocidade de carregamento está boa? O seu design é responsivo? O seu conteúdo é considerado de qualidade? Se você balançou a cabeça negativamente para a maioria dessas perguntas e está sentindo que sua página está abaixo do que você pode entregar, então provavelmente precise fazer uma auditoria do seu site. 

Para quem não conhece esse termo, a auditoria do site se refere a uma análise completa e aprofundada do seu site, identificando os pontos positivos e negativos, e visando sua melhoria de maneira contínua, é como se você estivesse revisando seus alarmes de incêndio, e conferindo se eles estão funcionando e desempenhando da maneira correta. 

Dessa forma, você consegue reformulá-lo, encontrando os pontos que precisa para melhorá-lo, existem vários tipos de auditorias dentro do site como o SEO/ conteúdo, o de design, UX, segurança, acessibilidade e taxa de conversão. 

No texto de hoje, iremos mostrar para você, como fazer auditoria geral nas páginas de seu site, bora conferir um pouco mais sobre esse sistema? Então vamos lá!

Qual a importância de uma auditoria de site?

A auditoria em um site é fundamental para melhorar o seu desempenho como um todo, como vimos acima, uma análise minuciosa ajuda a entender seus pontos fracos, corrigir falhas, e melhorar diversos aspectos como o seu conteúdo, sua taxa de conversão e o seu design. 

Lembrando que, é possível fazer uma auditoria específica sobre cada aspecto, para isso, basta selecionar qual ponto que deseja melhorar e focar apenas nele. 

Embora pareça algo trabalhoso, caro e que talvez não valha muito a pena, a auditoria do site não é nenhum bicho de sete cabeças, é como se você estivesse reformando ou passando lubrificante na sua injetora de plástico, melhorando seu desempenho e aperfeiçoando ainda mais sua usabilidade, quer saber como? Então confira abaixo!

Mapeie o seu site

O primeiro passo do processo de uma auditoria de site é fazer o mapeamento completo da sua página, nele você vai conseguir identificar seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos, os possíveis erros técnicos que estão ocorrendo dentro das suas páginas, e quais os defeitos que são mais vistos por parte do público. 

Procure rastrear cada mínimo detalhe, e entender melhor os motivos que estão levando seu site a ter um desempenho negativo, fatores técnicos? Detalhes dos conteúdos? Baixa responsividade? Interface do usuário ruim? Procure identificar seu processo e separar o que realmente pode ser visto como algo negativo na sua página. 

Análise de forma precisa, os defeitos do seu site

Após mapear seu site, você provavelmente já tem noção do que exatamente precisa de cuidados, certo? Agora é hora de se aprofundar um pouco mais no segmento que você está encontrando dificuldades e fazer a auditoria muito mais focada na melhoria dos seus defeitos. 

No caso do conteúdo, revise links quebrados, conteúdos duplicados, sitemap, palavras-chave e meta descriptions, já na taxa de conversão, verifique a velocidade de carregamento, o tráfego do site, os ativos de conteúdos, CTAs, pop-ups, formulários e o design.

No caso do UX, verifique sua navegação, responsividade, branding, formulários, fontes e a hierarquia visual, na acessibilidade, procure pelo contraste, corpo do texto, navegação pelo teclado e o texto em geral.

Cada ponto específico clama por uma auditoria específica na qual você cuida de elementos separados, por isso, procure saber exatamente onde quer realizar a correção antes de qualquer coisa.  

Implemente ferramentas de correção

Com tudo identificado, é hora de começar a implementar ferramentas de correção, existem algumas que são cruciais durante sua jornada como o Google Analytics, o Sem Rush e o Google Search Console.

Comece a corrigir as falhas identificadas de maneira minuciosa e cuidadosa, procure saber mais sobre como fazer as correções e contrate profissionais responsáveis caso necessite de ajuda, não é preciso vestir nenhum tipo de equipamento ou uma luva de vaqueta, basta paciência e dedicação para conseguir obter grandes resultados. 

Verifique o seu desempenho pós auditoria

Após a conclusão de tudo, verifique como está o seu desempenho pós auditoria, realize testes e veja como o seu site está respondendo, caso você continue não tendo aquilo que deseja, é preciso fazer uma nova auditoria em pontos estratégicos, mas caso tenha melhorado, anote os pontos que mexeu e não se esqueça de manter sua frequência. 

Uma boa auditoria deve ser feita de maneira regular, então lembre-se de sempre verificar o seu desempenho e anotar os pontos que melhorou e colocar o que precisa ser feito no futuro com regularidade. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para fazer sua auditoria? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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