Negócios e Política

5 erros comuns em interface de usuário para serem evitados

A interface do usuário, também conhecida como UI design, é um dos fatores mais importantes da atualidade, afinal, ela retrata a forma final como um aplicativo, site ou sistema aparece para os usuários, sendo assim, o sucesso de sua empreitada pode passar muito pelas mãos desse conceito. 

Uma interface que agrade ao público tende a ser muito mais utilizada e bem recebida do que outra que apresenta dificuldades, é como o manuseamento de uma máquina como uma injetora de plástico, botões confusos, design desconexo, e dificuldades na sua utilização, podem gerar desinteresse e fazer com que as pessoas deixem de utilizar aquela ferramenta. 

Isso também se aplica na interface de usuário, dificuldades em mexer naquela interface, elementos mal distribuídos, fechamentos de telas esporádicos, confusões na distribuição, cores mal alinhadas, tudo isso com certeza faz com que a desistência aumente consideravelmente, então, acredite, priorizar uma boa interface de usuário é fundamental para atender as demandas e fazer com que a pessoa escolha você.

Para evitar possíveis prejuízos ou escapar de falhas, no texto de hoje, separamos 5 erros comuns em interface de usuários que podem ser facilmente evitados, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!

1. Informações confusas e mal distribuídas

O conteúdo presente dentro da sua plataforma é algo fundamental para a boa navegação do usuário, e a pior coisa que pode acontecer, é distribuir suas informações de maneira confusa ou de difícil compreensão para a pessoa. 

Muito conteúdo pode prejudicar a experiência, assim como uma inconstância na distribuição dos elementos, como estilos diferentes de fontes, ícones, cores e elementos no design, procure sempre estabelecer um padrão visual, e lembre-se, muitas vezes, quanto menos você fizer, mais eficiente será. 

2. Botões e links pequenos

Uma interface de usuário possui inúmeros botões e links espalhados, sendo eles muitas vezes fundamentais, já que geram uma ação e fazem a pessoa concretizar uma conversão por exemplo, em um app de vendas, são os botões que irão redirecionar o cliente até o carrinho de compras, e confirmar a aquisição de sua luva de vaqueta. 

Mas, muitos designers costumam não ligar muito para esse fator e criam elementos não muito positivos, como botões e links pequenos demais, ou com cores diferentes, o que é claro, gera irritação e descontentamento por parte dos usuários, procure sempre colocá-los em áreas centrais e em cores e tamanhos padronizados. 

3. Imagens irrelevantes ou sem qualidade

Outro fator que muitas vezes irrita quem está acessando aquela interface são as imagens, vídeos e outros tipos de mídia, por mais que seja interessante utilizar algo que vá além do texto, é preciso saber o momento certo e a qualidade de usufruir desse recurso. 

Imagens ou outras mídias irrelevantes que estão ali só por estar, ou com uma qualidade baixa, dificilmente irão despertar a atenção do público, e vão causar mais dificuldades e um preenchimento de tela desnecessário do que agradar e trazer algo diferente, lembre-se sempre de otimizar esses conteúdos, apresentar uma alta qualidade e fazer com que elas sejam relevantes e se encaixem no contexto. 

4. Exigir esforço e apresentar dificuldades para o usuário

Muitos profissionais acabam complicando o que deveria ser fácil, gerando esforço e apresentando dificuldades desnecessárias para o usuário, ao invés de colocar frases extensas como “coloque seu nome completo aqui”, acrescente só “nome completo”, ao invés de redirecionar para outra página, procure resolver tudo na mesma aba, de maneira mais simples.

Utilizar máscaras em formulários, botões de ajuda e até chats para necessidades, também podem ser soluções, procure sempre facilitar a vida das pessoas que acessam a sua interface, e não complicar, é como se você estivesse realizando a calibração de instrumentos, apresentando soluções, e não empecilhos para a sua navegação. 

5. Formulários confusos

Os formulários estão entre os itens mais importantes de uma interface de usuário, seja ele de cadastro, checkout ou login, eles fazem parte da jornada da pessoa dentro da sua plataforma, então, é crucial que eles sejam fáceis e de simples navegação. 

Evite formulários muito longos, caso não consiga evitar esse fator, utilize barras de progresso para incentivar o usuário a ir até o final, facilite as sessões usando preenchimento automático, indique claramente o erro caso exista um, e sempre dê um feedback ao usuário como “e-mail inálido” ou “preencha com uma senha forte”. 

Dentro de uma interface de usuários é preciso ser assertivo, simplificado, claro e explícito, deixe tudo organizado, sem problemas na distribuição de elementos, design, ou no conteúdo, muitas vezes, menos é mais, então otimize tudo e deixe sua funcionalidade de maneira simples. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo de hoje, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 4 =