News

A Importância da Arquitetura hospitalar nos dias de hoje

A arquitetura hospitalar deve prezar por um ambiente moderno, com instalações práticas e que seguem as normas, mas que ao mesmo tempo são acolhedoras.

É fundamental focar os esforços da área da saúde na humanização dos ambientes. Justamente por sabermos que existe um impacto do ambiente na recuperação da saúde dos pacientes.

O paciente que se sente acolhido e que usufrui de um espaço confortável tem maior qualidade de vida durante os períodos de internação hospitalar.

Arquitetura hospitalar e seus desafios

Com inúmeras normas para serem seguidas, os profissionais que lidam com arquitetura hospitalar enfrentam como desafio ambientar um espaço prático e ao mesmo tempo acolhedor.

Sem dúvidas, não é fácil atingir o meio termo em alguns projetos. Principalmente quando se trata da modernização de áreas internas do ambiente.

Afinal, quando a construção está sendo iniciada do zero o arquiteto tem maior liberdade para criar novas possibilidades.

Enquanto a modernização de áreas se mostra mais complexa. Em especial quando a reforma é feita com o hospital em pleno funcionamento.

Priorização da ergonomia de espaços e mobílias

O arquiteto que está projetando uma área hospitalar precisa entender detalhadamente da ergonomia de espaços, mobiliários e equipamentos.

Tendo como objetivo dispor ambientes que zelam pelo design, mas sem perder a funcionalidade e eficiência ao longo do dia.

Em hospitais os pacientes possuem maiores limitações. E se o espaço não foi bem projetado, a equipe tem mais dificuldade de transitar com os pacientes, aumentando inclusive o risco de acidentes.

Portanto, um dos desafios da arquitetura hospitalar é justamente desenvolver ambientes que atrelam ergonomia, elegância, inovação e possibilitam que os usuários tenham conforto no dia a dia de uso daquele ambiente.

Seguir as tendências do mercado

Ao longo dos últimos anos, a tendência é que os hospitais deixem de manter um visual frio e impessoal, para se tornarem mais acolhedores.

Tendo em vista que, a decoração e os detalhes fazem diferença, em especial para os pacientes que passam mais tempo internados.

É fundamental que a pessoa se sinta bem durante a internação, para que não tenha pressa de sair do ambiente o quanto antes.

O uso de mobília adequada, cores e decorações transforma o espaço para que os pacientes tenham mais acolhimento em cada detalhe.

No entanto, isso requer investimento, modernização de estruturas e é fundamental ter profissionais que aceitam as ideias do arquiteto.

Para que a inovação possa fazer parte de cada detalhe do hospital, visando obter bons resultados para os pacientes que usufruem do espaço.

Escolher a mobília adequada também é fundamental, não só com foco no design como também na ergonomia que o material oferece.

A poltrona hospitalar, por exemplo, é um dos itens mais importantes para o atendimento dos pacientes. Possibilitando que se sintam confortáveis ao longo do período que estão em atendimento.Seja para o pronto socorro, para a enfermaria ou para os acompanhantes nos quartos de internação, ter boas poltronas hospitalares deixa o espaço mais aconchegante. Pensar na mobília e investir em qualidade são fatores fundamentais para os arquitetos hospitalares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =