Beleza e Saúde

Afinal, o ovo ajuda a emagrecer ou a engordar em uma dieta?

Tire dúvidas sobre como o ovo atua no organismo

Quem se importa com a saúde do corpo, gosta de praticar exercícios físicos regularmente e se alimenta através de comidas saudáveis com acompanhamento nutricional acaba sempre se questionando sobre os mitos e fatos de determinados alimentos, como é o caso do ovo. E as pessoas criam dúvidas se ele engorda ou emagrece, por exemplo.

Não é de hoje que existem mitos em relação ao ovo, porém vale ressaltar que ele é um alimento completo, que contém diversos nutrientes, minerais, rico em fonte de proteínas e baixo índice de carboidrato.

O ovo é um alimento muito versátil, que pode ser utilizado em diversas receitas, seja doce, como um bolo, ou uma receita salgada, como um simples ovo mexido ou somente ele cozido. Para saber se ele realmente engorda ou emagrece, depende muito do preparo de cada receita, pois, se na composição dos ingredientes de preparo houver muito óleo ou muito açúcar, com certeza, não será uma boa opção se a intenção é o emagrecimento.

Fazer um acompanhamento com um profissional qualificado na área auxiliará nos preparos para que o ovo seja somente um alimento que trará benefícios ao corpo, como no caso de preparar um omelete – toda forma de preparo pode interferir muito nos valores de gordura, colesterol e calorias do prato.

No caso de um ovo cozido sem sal, por exemplo, ele contém 62 calorias, porém, se for utilizar o ovo para fazer ele frito, as calorias quase triplicam, e chegam ao valor médio de 160 calorias.

Agora, outro ponto importante é saber quantas gramas de proteínas tem em um ovo, que em 100 g do alimento tem em média 13 g de proteína. Para saber melhor sobre estes valores, no caso do ovo cozido, por exemplo, ele tem 5 g de proteína. Este valor é bem simbólico para as pessoas que buscam por alimentos que trazem maior saciedade após as refeições, além dos seus diversos benefícios corporais.

            Principalmente para as pessoas que buscam por crescimento de massa muscular, aliando as atividades físicas com uma boa alimentação, o ovo pode ser um grande aliado nesse processo de ganho de massa magra, pois ele tem aminoácidos essenciais e proteínas que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

            Ou seja, o ovo não engorda – mas depende de como ele é preparado. Se o prato, em sua composição, tiver muita manteiga, queijo, sal e óleo, com certeza, o ovo não fará muito bem. Mas se ele for somente feito com um fio de azeite ou somente cozido com uma pitada de sal, se tornará um alimento muito positivo, que auxilia no emagrecimento, traz saciedade e ajuda a manter a saúde em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 18 =