Blog

Catraca expedidora: para que serve e como usar

A alta nos índices de violência faz com que diversas práticas de segurança tenham que ser adotadas por parte de um negócio, de forma a proteger não apenas o seu patrimônio, mas também o seu público e funcionários, e o uso de catraca, ajuda a atingir esse objetivo.

Esse tipo de equipamento é apenas um entre vários que podem ser usados para otimizar a segurança de um espaço, o que pode incluir o uso de câmeras de vigilância, roletas de acesso, entre outras ferramentas que garantam um controle na entrada e saída de pessoas.

Tais equipamentos são vistos como essenciais na organização de eventos que contem com um grande volume de público, mantendo assim um controle sobre quem entra e sai de um show, evitando até mesmo acidentes, tudo graças à função de uma catraca, por exemplo.

Mas além do controle de segurança, esse tipo de equipamento também pode ser usado para outras funções dentro do mercado, tal como uma cancela para controle de estacionamento, permitindo assim organizar melhor uma garagem frente às suas vagas.

O avanço tecnológico também foi permitindo com que esses instrumentos ganhassem funções cada vez mais complexas na sociedade e no mercado, indo muito além da liberação de quem paga passagem para entrar em um transporte público, por exemplo.

Atualmente uma catraca pode contar até mesmo com um sistema digital, que associado a um programa de biometria consegue liberar a entrada de um funcionários em uma fábrica não mais com apenas com um cartão especial, mas até mesmo com as suas digitais.

Fora todas as diferentes funcionalidades associadas hoje a uma catraca, ainda existem também os variados modelos de design junto a esse equipamento, fazendo com que a sua compra dependa de como ela combina com o cimento queimado perolizado do piso.

Esse tipo de adequação acaba sendo ainda mais importante quando pensamos na utilização desse tipo de equipamento junto a um estabelecimento comercial, como é o caso de um restaurante, já que sua utilização fará parte também da experiência do cliente.

Ser bem recebido ao entrar e sair de um restaurante é algo essencial para garantir o retorno ou até mesmo recomendação por parte desse cliente a pessoas ao seu redor, algo que acaba por colocar uma responsabilidade ainda maior no tipo de catraca que ali foi instalada.

E junto aos diferentes formatos associados a esse tipo de equipamento existe um modelo em específico que deve ser visto com atenção, principalmente por quem comanda um negócio, já que se trata de um modelo que pode trazer bastante praticidade.

A função de uma catraca expedidora

Mesmo com suas diferentes aplicações, de acordo com o seu modelo, o trabalho principal de uma catraca continua sendo o controle na entrada e saída de pessoas. O que realmente muda de um formato para outro são as aplicações extras associadas a esse serviço.

Junto a isso é possível destacar o funcionamento de uma catraca expedidora, se tratando de um equipamento que funciona com a liberação de um ticket, cartão ou qualquer outro tipo de componente que possa funcionar como um código único a um cliente específico.

A sua utilização mais popular acaba sendo em relação à liberação de comanda em estabelecimentos diversos, entre eles:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Padarias;
  • Lanchonetes;
  • Lojas de conveniência.

Nessa situação essa catraca trabalha com a entrega de um código ao cliente, permitindo com que todas as suas compras sejam associadas a esse número, sendo preciso usar dessa informação para pagar o seu consumo e assim ter sua saída liberada deste local.

Diante disso, é possível ter tanto um controle das suas atividades econômicas, como garantir também uma melhor organização do seu restaurante, em relação ao número de pessoas e de vagas disponíveis, junto a uma fila de espera na longarina para recepção.

A praticidade desse tipo de equipamento faz com que a procura por esse tipo de catraca possa ser cada vez maior dentro do mercado, sendo possível destacar uma série de pontos positivos que podem ser acessados por parte de quem trabalha junto dessa ferramenta.

Os benefícios de lidar com esse modelo de catraca

Da mesma forma em que o uso de alguns equipamentos podem otimizar os trabalhos na indústria, tal como uma torcedeira de fios, no lugar das atividades de uma série de profissionais, a mesma otimização é possível junto ao uso de uma catraca expedidora.

Entre as vantagens que pode ser destacadas em relação aos restaurantes que trabalham com esse modelo de catraca é possível destacar:

  • Redução de gastos;
  • Economia no uso de mão de obra;
  • Maior segurança a um negócio;
  • Praticidade ao estabelecimento e seu público.

Muito disso está associado ao trabalho que uma catraca expedidora pode fazer em relação à recepção dos seus clientes, com tal equipamento podendo até mesmo substituir as funções de uma recepcionista, dependendo apenas da tecnologia associada a tal modelo.

Diante de tudo isso o que se deve procurar agora é pelo modelo de catraca que tenha a melhor função para um negócio, assim como uma indústria pode necessitar de datadores para moldes específicos para garantir as atividades dentro de sua fábrica.

Em relação a isso é importante conhecer os diferentes modelos de catracas expedidoras que podem ser encontradas no mercado, para então escolher pela versão que possa ser mais indicada para as atividades do seu negócio, assim como para o seu desenvolvimento.

Principais tipos de catracas expedidoras

Após conhecer melhor sobre como funciona esse tipo de equipamento, conforme foi apresentado logo acima, pode ser que um negócio se veja rapidamente na necessidade de comprar esse tipo de produto, sendo surpreendido pela quantidade existente de modelos.

Diante dessa grande variedade é importante conhecer ao menos os principais formatos, de forma a adquirir aquele que possa melhor se adequar aos seus negócios. Começando a entender pela dupla função que pode ser feita por tal instrumento.

Catraca expedidora e coletora de comandas

Essa é a principal função a ser vista em relação a tal tipo de equipamento, existindo aquelas que liberam a comanda, posicionadas na entrada de um restaurante, enquanto as que coletam esse componente devem estar presentes na saída de um estabelecimento.

Essa diferença pode ser útil para comércio de grande tamanho, facilitando assim o controle sobre a entrada e saída de funcionários, evitando assim desencontros em frente ao seu restaurante, atrapalhando até mesmo a experiência dos clientes ali recebidos.

Ainda em relação a esses modelos, ainda é possível encontrar por diferentes formatos que possam ser mais adequados para os objetivos de um negócio, tal como o uso de selos mecânicos dentro de um sistema interno que faça parte da composição de uma fábrica.

Comanda TopData Fit

Esse modelo é um dos mais acessíveis em relação às catracas no mercado, trabalhando com um sistema de liberação de cartões, onde basta inserir esse elemento para ter suas informações registradas, facilitando até mesmo o pagamento a ser feito.

Trata-se de um modelo bastante popular para estabelecimentos mais populares, como uma padaria ou restaurante por quilo.

Catraca Henry Lumen

Essa versão se destaca pelo seu visual mais refinado, contando com um design que faz dessa catraca o modelo ideal de ser usado em restaurantes mais caros, trabalhando com a segurança, praticidade, mas também com a elegância de um negócio.

Comanda Ottom

O modelo Ottom tem como destaque a presença de um painel virtual, trazendo assim uma praticidade em relação ao uso desse equipamento, principalmente junto a crianças e idosos, que podem ser auxiliados por esse modelo de uso mais intuitivo.

É uma boa opção para estabelecimentos que são conhecidos por receberem bastante família no final de semana, garantindo assim uma boa experiência a todos os seus visitantes.

Comanda Blantech

Por último se destaca a praticidade do modelo Blantech, que com o seu modelo mecânico costuma trazer uma simplicidade que a destaca em frente em negócios específicos, como pode ser o caso de uma padaria, por exemplo.

Seja qual for o modelo escolhido, é importante que exista uma grande adequação ao seu negócio, sendo possível garantir não só segurança a um empreendimento, como também a melhor experiência a todos os seus clientes.

É importante também manter uma boa relação com o fornecedor dessas catracas, de forma a garantir a realização de possíveis reparos em casos de necessidades, tal como oferece uma assistência técnica aquecedor Rinnai para esse tipo de equipamento específico.

De modo geral, é essencial que essa catraca expedidora consiga oferecer a melhor experiência possível junto ao local onde ela for aplicada, com isso valendo tanto para o dono do negócio como também a todos os clientes que chegam ao lugar.