Negócios e Política

4 principais critérios para o financiamento de um imóvel

Ter o seu próprio imóvel seja ele uma casa ou um apartamento é o sonho mais comum da maioria dos brasileiros, porém, possuir um bem de alto valor nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais quando lembramos dos impostos e burocracias existentes dentro do Brasil. 

É difícil conseguir juntar dinheiro ou ter uma quantia suficiente para comprar um imóvel à vista, dessa forma, a solução para muitos é realizar um financiamento. Geralmente, a pessoa interessada paga cerca de 20% do valor total à vista, e o restante é financiado, pagando as parcelas durante um longo período, dependendo do valor, podendo chegar até a 15 ou 20 anos. 

Mesmo sendo uma saída viável e muitas vezes o único caminho para o futuro proprietário, o financiamento muitas vezes sofre com um grande fantasma, que nada mais é do que sua aprovação, afinal, quais são os critérios para que você consiga financiar seu próprio imóvel?

Não estamos falando de algo simples como uma locação de gerador de energia, aqui estamos lidando com uma quantia alta e uma compra de um bem valioso, dessa forma, a burocracia e a dificuldade costumam ser maiores. 

No texto de hoje, separamos os 4 principais critérios para o financiamento de um imóvel, bora conferir como você pode ser aprovado e realizar o sonho da casa própria? Então vamos lá!

  1. Maioridade Civil e documentação

O primeiro pré-requisito para conquistar um financiamento é a documentação do solicitante. Antes de mais nada, a pessoa precisa ter mais de 18 anos, menos que isso é impossível fazer a solicitação. 

Também é necessário, reunir uma série de documentações fundamentais, a lista varia de banco para banco assim como, uma dobra de chapa varia de marca para marca, porém, os principais documentos são:

RG; CPF.; Carteira de Trabalho; Comprovante de Residência;Certidão de Casamento ou União Estável; Holerites ou outros comprovantes de renda; Extratos bancários e Declaração do IR.

  1. Restrições no nome e Score

Se você possui qualquer restrição com seu nome, a probabilidade de conquistar um financiamento é nula, dessa forma, esse é um critério que deve ser observado, verifique seu histórico no site do Serasa para saber se existe alguma dívida ou se você deve algum dinheiro. 

Ainda dentro do site do Serasa, outro detalhe importante é o seu Score. Essa é a sua pontuação financeira, geralmente, um número alto representa que você paga suas dívidas em dia e possui maior probabilidade de ter o financiamento aceito, sendo uma pessoa mais confiável. 

Já se seu score tiver baixo, a chance de você conseguir financiar diminui bastante, esse é um critério relevante e muitas vezes, determinante para efetivar o financiamento. 

  1. Comprovação de renda e contas no banco

O financiamento é feito através de um banco, e o seu relacionamento com ele pode ser determinante para que seu financiamento seja aprovado ou não. Quanto mais você conseguir mostrar suas movimentações, em conta, extrato financeiro e o seu “valor” para ele, maior será sua chance. 

Também é importante ressaltar a comprovação de renda, esse é um critério decisivo para a tomada de decisão, afinal, é preciso entender se o cliente possui ou não condições de arcar com o valor mensal do financiamento. 

Holerites. Registro de carteira de trabalho; Declaração do IR; Extrato bancário e Declaração de comprovação de rendimentos, são alguns documentos exigidos e que podem pesar na escolha desse critério. 

  1. Valor de entrada

Por fim, o último critério fundamental para o financiamento de um imóvel é justamente o seu valor, tanto o de entrada quanto o das parcelas. Oferecer um valor baixo de entrada pode fazer com que suas chances diminuam. 

Quanto maior for a sua oferta, maior a chance de conquistar o financiamento, diminuindo assim, o valor das parcelas e até mesmo, o número delas, não precisando de tantas etiquetas adesivas para lembrar do seu pagamento. 

Lembre-se: quanto maior o valor de entrada, maiores são suas chances de conquistar a aprovação do seu financiamento imobiliário. 

Você já conhecia todos esses critérios para o financiamento de um imóvel? O que achou sobre eles? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =