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3 dicas para delegar tarefas na sua equipe

Quando um gestor não sabe delegar tarefas para seus colaboradores, o dia a dia pode se tornar tenso e pouco produtivo e, consequentemente, haverá diminuição nos lucros. Isso vale para as lojas de shopping centers, para uma empresa de baú refrigerado e para qualquer outro setor.

Mas como lidar com isso de forma natural? Ou mesmo, o que significa este conceito de delegação de tarefas? Se está curioso sobre a temática, abra seu bloco de notas, venha anotar todas as dicas e continue com a gente!

O que é delegação de tarefas?

A delegação se refere à transferência de responsabilidade por tarefas específicas de uma pessoa para outra.

Ela ocorre quando um gerente as atribui a seus funcionários. Logo depois, liberam tempo para se concentrar em atividades de maior valor, mantendo os funcionários engajados com maior autonomia.

De acordo com estudos, os CEOs que se destacam em manter esses processos com assertividade, geram receita 33% maior. A questão é que eles não podem realizar tudo sozinhos e posicionam sua equipe para lidar com as tarefas que estão confiantes de que conseguirão. 

Por sua vez, capacitam os funcionários, elevando o moral e aumentando a produtividade. Sendo assim, pegue todas as dicas abaixo, coloque-as numa espécie de batedeira industrial e terá uma receita sem igual para o presente e o futuro da corporação.

1. Saiba o que delegar

Nem toda tarefa pode ser delegada. Por exemplo, estimativas de desempenho ou assuntos especiais devem ser tratados por você. Tirando isso, vale contratar um talento e conhecer os pontos dele.

Esse ‘entendimento’ mostrará onde é realmente efetivo.

2. Jogue com os pontos fortes e objetivos de seus funcionários

Todo funcionário deve ter metas para as quais está trabalhando e, dentro dessas metas, há oportunidades para delegar. 

Por exemplo, se tiver um subordinado direto que queira ganhar experiência em gerenciamento, coloque um estagiário para que possa supervisionar ou dê um projeto bem definido, mas que ainda necessita de testes.

O tipo de trabalho pode influenciar no plano de desenvolvimento profissional. Para outras tarefas, provavelmente há alguém em sua equipe com o conjunto de habilidades específicas para alcançar o resultado desejado. 

Aproveite isso e jogue com os pontos fortes de cada um. Quando os colaboradores têm uma chance para evoluir na carreira, ficam mais motivados, o que beneficia todo o negócio.

3. Defina o Resultado Desejado

Você não pode, simplesmente, jogar o trabalho para alguém e sair. Devem ser atrelados a um contexto adequado e um vínculo claro com os objetivos da organização.

Isso inclui ter alinhamento sobre ‘o que é bom’, além da técnica utilizada para medir a realização. Caso contrário, jogará toda a estratégia numa caixa de papelão e entrará em desuso aos poucos.

Antes que as tarefas sejam delegadas, o novo responsável deve saber todo o caminho a percorrer para concluí-la. 

Gostou do conteúdo sobre dicas para delegar tarefas com assertividade? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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