Blog

Universidades portuguesas entram na mira de alunos que farão as provas do ENEM

Acordos entre Brasil e Portugal, possibilitam que alunos brasileiros façam cursos acadêmicos em instituições lusas

A proximidade da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) marca, decisões importantes para o futuro de jovens brasileiros e seus familiares. Com provas a serem realizadas nos dias 15 e 16 de novembro, o momento destaca as análise dos estudantes sobre a escolha da instituição de ensino para realização do curso acadêmico a ser escolhido. Além das universidades brasileiras, a nota do ENEM também gera a possibilidade que alunos brasileiros estudem faculdades portuguesas.

Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), órgão do Ministério da Educação de Portugal, o número de brasileiros que escolhem a vida acadêmica lusitana registrou crescimento superior a 100% nos últimos 5 anos. De acordo com o órgão, o Brasil é hoje o terceiro país que mais tem jovens matriculados em instituições portuguesas, tendo à frente os franceses, que registram um aumento de 340% e Guiné-Bissau com aumento de 1085%.

Para o CEO da startup Estude em Portugal, Higor Cerqueira, um dos fatores que elevaram a demanda de brasileiros para as terras lusas, foram os convênios acordados entre as nações, além da facilidade do idioma, pois ambos contam com a Língua Portuguesa.

CEO da startup Estude em Portugal, Higor Cerqueira

“A questão financeira também se revela um fator importante para a escolha dos brasileiros, pois, as academias portuguesas contam com preços menores de mensalidade. Outro benefício é que ao estudar em Portugal, os jovens se tornam alunos do continente europeu, ou seja, sua diplomação é validada em todos os países da Europa”, pondera o empresário. “Os brasileiros também podem trabalhar enquanto realizam seus estudos”, completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =