Blog

Quais os benefícios de se trabalhar como alpinista industrial

A profissão do alpinista industrial tem ganhado cada vez mais destaque no mercado conforme as empresas entendem esse conceito e o potencial que ele possui em apresentar resultados precisos.

Para uma empresa de bancadas industriais sob medida, contar com esse tipo de serviço pode ser uma excelente maneira de manter a manutenção da infraestrutura da empresa sem precisar gastar tanto dinheiro, mas com qualidade na execução.

O trabalho em altura é utilizado em diversos segmentos, e por isso é importante entender todas as possibilidades que o alpinismo industrial pode oferecer, viabilizando o trabalho em diversos locais de difícil acesso.

Sua utilização é diversa, e muitas vezes vai além do perfil industrial, com alpinistas industriais trabalhando com:

  • Construção civil;
  • Mineração;
  • Serviços de limpeza;
  • Manutenção predial.

Além de uma série de outros locais que dependem do acesso através de ferramentas específicas e conhecimento adequado do ponto de vista do profissional para ser trabalhado corretamente.

Durante construções, é comum o uso de andaimes ou mesmo de plataformas elevatórias para fazer modificações e reparos, mas esse tipo de estrutura leva muito tempo e recursos para ser trabalhado.

Depois de terminada a parte da construção, algumas áreas são acessíveis através de cordas, e nesse momento o profissional de alpinismo industrial entra em atividade, desempenhando uma série de atividades na altura.

Nos casos onde não há viabilidade econômica para a construção de uma estrutura de acesso ou mesmo em locais com limitações físicas, o acesso por cordas, conhecido como rope access, é o canal mais rápido e preciso desse tipo de operação.

O profissional que trabalha com esse tipo de atividade deve ser muito bem qualificado e atuar com assertividade em qualquer tipo de acesso que precise ser realizado. Trata-se de um trabalho muito importante.

Um amador pode correr sérios riscos ao tentar utilizar o equipamento próprio para escalada, por isso é necessário um treinamento e muita prática para que o profissional consiga executar suas tarefas de forma adequada.

Para uma empresa fabricante de aquecedores Bosch, o alpinismo industrial pode ser uma excelente maneira de organizar uma série de recursos do local onde a produção acontece, sem precisar lidar com andaimes e outros elementos.

O risco da profissão é muito grande, pois ambientes muito altos sem nenhum tipo de suporte são muito complicados de trabalhar. Além disso, a arquitetura é volátil, e alguns edifícios têm uma estrutura particularmente difícil de escalar.

  Novos projetos de engenharia adaptam tomadas carregadores para carros elétricos

Entretanto, a necessidade de trabalhar com diversos elementos acaba valorizando muito o profissional de alpinismo industrial, e os salários desses profissionais são condizentes com os riscos que eles têm que correr todos os dias.

Por isso, quando um profissional precisa de cabos elétricos 6mm preços, ele acaba procurando uma empresa de qualidade, trabalhando com itens que permitam que o trabalho em altura seja executado corretamente de primeira tentativa.

O conceito do alpinismo industrial não é novo, e a primeira utilização oficial desse perfil de trabalho aconteceu nos anos 1930, durante a construção da barragem de Hoover, nos Estados Unidos.

Já no Brasil, essa profissão é muito mais recente, tendo seus primeiros registros ainda na década de 1990, quando alguns edifícios demonstraram necessidade de reparo e os equipamentos de segurança para os alpinistas estavam mais avançados.

Esses primeiros profissionais não tinham amparo da lei brasileira, uma vez que se tratava de uma profissão muito recente. Entretanto, eles podiam contar com as regras internacionais da IRATA (International Rope Access Trade Association).

A IRATA foi criada para proteger esses profissionais e identificar elementos de segurança e qualidade para o dia a dia trabalhando em altura no local de uma empresa de sistema de resfriamento de transformadores, com regras a respeito da segurança e proteção desses profissionais.

A importância do alpinista industrial

O trabalho do alpinista industrial é em grande parte utilizado em projetos onde há a necessidade de trabalhar em altura, mas não existe a possibilidade da instalação de andaimes ou plataformas.

Essa pode ser tanto uma questão estrutural, onde não é possível fazer a instalação, quanto econômica, uma vez que é mais barato contratar um profissional do que montar toda a estrutura adequada para o trabalho.

Esses lugares normalmente são inacessíveis de outras maneiras, tornando esse tipo de instalação ainda mais importante a longo prazo e possibilitando uma interação maior com o público que procura por uma estrutura metálica fabricação.

  Crise no setor automotivo: até quando faltarão chips semicondutores?

O trabalho do alpinista industrial também é diverso. Ele pode englobar toda a parte de inspeção e vistoria do local, identificando se existe a necessidade de reparos ou de manutenção, e até mesmo realizar essas alterações necessárias na instalação.

O trabalho de limpeza, pintura e reparo também está dentro das atividades do alpinista industrial, uma vez que ele é a pessoa que tem acesso à área em questão. O tipo de equipamento necessário muitas vezes impacta na ação do trabalho.

A utilização de cordas para amparar o profissional é fundamental, e em muitos casos ele trabalha até mesmo com material pesado, sempre tomando cuidado para evitar acidentes.

O risco de queda é uma realidade e pode ser fatal, por isso é fundamental que todos os equipamentos de segurança sejam testados e verificados antes de qualquer tipo de interação com o profissional que trabalha com inspeção termográfica em painéis elétricos.

Benefícios do alpinismo industrial

Agora que você conhece um pouco melhor o trabalho do alpinista industrial e suas particularidades, é hora de entender as vantagens que esse tipo de trabalho pode oferecer a longo prazo.

Vale lembrar que cada empresa é única, e tem suas próprias necessidades com o trabalho em altura, por isso duas empresas diferentes podem ter resultados completamente distintos, ainda que utilizem o mesmo tipo de serviço.

Para conseguir uma estrutura adequada, é importante adaptar esses elementos à sua realidade para conseguir utilizar com efetividade o alpinismo industrial e garantir um resultado positivo em suas estratégias de instalação de SPDA.

Custo-benefício

Um dos principais elementos a se pensar com a utilização do alpinismo industrial é a economia que a empresa terá ao aplicar esse tipo de ação.

Os salários de um alpinista, por conta do risco ao qual se expõem, são altos, mas ainda é melhor pagar esse profissional do que pagar por toda a estrutura de montagem e desmontagem de andaimes, principalmente para pequenos reparos.

O tempo de estruturação também é levado em conta no custo-benefício, uma vez que o trabalho pode ser feito de maneira muito mais rápida quando você utiliza esse tipo de recurso em suas ações.

  Conheça quatro dicas para economizar na compra de um carro

Alta eficiência

Um profissional de alpinismo industrial consegue acessar áreas muito difíceis muito rapidamente, tornando esse tipo de ação mais eficiente para reparos e manutenções nestes espaços.

Quanto mais experiência o alpinista tiver, principalmente depois de já ter feito outros trabalhos em um mesmo local, mais rápido será a realização da atividade, com uma estrutura relativamente simples que permite acessar áreas mais isoladas.

Dessa maneira, você consegue trabalhar com mais eficiência em um tempo reduzido, tornando esse tipo de ação fundamental para a estrutura de sua empresa.

Segurança

A segurança é uma questão importante para o trabalho do alpinista industrial. Ainda que exista um claro risco na execução do trabalho, isso é uma questão de tecnologia e equipamentos.

Hoje, existem ferramentas muito importantes para o trabalho de qualquer alpinista industrial, que deixam o trabalho mais seguro e permitem uma tranquilidade maior na execução das atividades que estão sendo solicitadas pelas empresas.

Com um risco menor de acidentes ou de ferimentos, muito mais profissionais acabam oferecendo esse tipo de serviço, tornando ainda melhor esse modelo para as empresas.

Impacto visual

Andaimes e plataformas móveis requerem um espaço maior de utilização, o que acaba impactando diretamente o visual da estrutura, muitas vezes prejudicando esse tipo de ação.

Além disso, os equipamentos podem gerar danos, o que pode ser um grande problema, sobretudo em estruturas históricas ou monumentos que estejam passando por um restauro, dificultando ainda mais o trabalho neste tipo de atividade.

Por isso, o alpinismo industrial surge como uma solução menos visual, com um impacto menor e maior chance de resultados de qualidade, garantindo que o acabamento será realizado com qualidade e a estrutura do ambiente será mantida.

Considerações finais

O trabalho de um alpinista industrial é muito importante para otimizar recursos de diversas empresas e pode ser trabalhado com ainda mais impacto a longo prazo. Por isso, é fundamental que você saiba como lidar com esse tipo de situação.

Assim você pode conseguir conquistar um espaço interessante no mercado, lembrando sempre que a habilidade técnica e o conhecimento são parte essencial desse trabalho, é necessária para um bom profissional continuar em atividade.