Esporte e Lazer

Já ouviu falar em esportes de precisão? Conheça quais são

Saiba melhor o que é essa categoria e quais modalidades fazem parte deste grupo

Apesar de não ser uma categoria muito popular no Brasil, os esportes de precisão possuem muitos adeptos ao redor do mundo, incluindo até mesmo participação nas Olimpíadas. Trata-se de modalidades diversas que possuem um objetivo em comum: acertar ou se aproximar de um alvo, esteja ele parado ou em movimento. Por ser um conceito bem amplo, acaba enquadrando diversos esportes como tiro esportivo, arco e flecha, bocha, golfe, croquet, sinuca, boliche e outros.

Em sua maioria, são esportes praticados individualmente, mas, quando em grupo, não existe contato ou interação direta entre os atletas. A categoria também não envolve modalidades dinâmicas, já que todas consistem em atividades mais estratégicas, que exigem muito da mira e do controle do atleta sob o objeto arremessado. Força física, resistência e velocidade também são importantes em alguns casos, mas, no geral, é a habilidade e a pontaria que sempre terão um peso maior.

Confira alguns exemplos de esportes de precisão bastante populares mundo afora:

Golfe

Muito praticado na Europa e nos Estados Unidos, o golfe é um esporte cujo objetivo é acertar uma pequena bola dentro de vários buracos utilizando um taco. Ele sempre é praticado em campos abertos e irregulares, onde é necessário superar grandes distâncias até alcançar o buraco do percurso.

Ganha o golfista que conseguir acertar os alvos com o menor número de tacadas, onde é levada em consideração a quantidade total de todos os percursos. Um golfista profissional leva em média de três a cinco tacadas para concluir uma rodada, mas ainda existem os raros casos em que o buraco é alcançado com apenas uma, o que é chamado de “hole in one”.

Bocha

A bocha é um esporte praticado em turnos, onde o objetivo é lançar uma bola (chamada de bocha) o mais próximo possível do bolim, que seria uma bola menor lançada previamente. Dentro de um número limitado de tentativas, os atletas podem usar os arremessos para ganhar vantagem na disputa ou para deslocar as bolas do adversário, no final vencendo quem tiver mais perto do bolim.

Essa é uma modalidade que também pode ser praticada em grupo, porém a dinâmica não muda e continua sendo disputada por turnos.

Tiro esportivo

O tiro esportivo enquadra diversas modalidades diferentes, que podem ser praticadas com armas de fogo (pistolas, espingardas e rifles), armas de pressão (como a carabina Gamo, por exemplo) ou arco e flecha. Trata-se de um esporte olímpico com diferentes variações, mas que no geral podem ser resumidas em atirar em vários alvos, tanto parados quanto em movimento.

O atleta fica em uma posição fixa e os alvos são dispostos na sua frente, a diferentes distâncias. Vence aquele que acertar mais, sendo que alvos atingidos no centro valem mais pontos, então a pontuação pode acabar pesando mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =